Nem todo o mundo fica preso no trânsito

Hoje, dia 06/03/2012, São Paulo bateu o recorde de maior trânsito do ano. Foram 159 km de congestionamento pela manhã. Mesmo ao meio dia o trânsito ainda estava pesado, com 113 km de lentidão. Um número bem alto levando em consideração que a média do horário é de 38,4 km.

Quem mora em São Paulo já está até meio acostumado com essa notícia, mas não é em todas as grandes cidades do mundo que o trânsito é pesado assim.  Para quem acha que as bikes são uma ótima solução para melhorar os congestionamentos, vale dar uma olhada neste post de CI. Mas se você não abre mão do seu carro e odeia ficar preso no trânsito, aqui vão umas dicas de lugares para você escapar destes maus momentos com mais segurança.

Amsterdã, Holanda

Ela ganhou o título de melhor cidade do mundo para pedalar e, provavelmente, foram as bicicletas o principal motivo da grande melhoria do trânsito da cidade. Para você ter noção, 40% dos deslocamentos feitos em Amsterdã são feitos de bike. Isso já dá uma boa aliviada, né? Sem falar que a estrutura da capital holandesa é ótima, com várias vias alternativas para os carros.

Reno, EUA

É conhecida como a Maior Cidade Pequena do Mundo (The Biggest Little City of the World), mas não é tão pequena assim, Reno tem cerca de 700.000 habitantes e é famosa pelos seus cassinos. Se você já imagina ruas caóticas, com milhares de carros e motoristas irresponsáveis, está errado. Reno foi considerada a 8ª cidade americana mais segura para se digirir (atrás de Fort Collins, Boise, Lincoln, Chandles, Huntsville, Knoxville e Springfield).

Bogotá, Colômbia

A estrutura da cidade é tão boa quanto de metrópoles do 1º mundo, mas o que mais pesa para Bogotá entrar na lista das cidades com melhor trânsito do mundo é por um fato simples: lá só 13% das pessoas tem carro. Levando em conta que Bogotá tem 7,2 milhões de habitantes, então significa que existem cerca de 936 mil carros. Proporcionalmente, é um número baixo. Em São Paulo, por exemplo, são mais de 19 milhões de habitantes e mais de 7 milhões de carros, isso significa que cerca de 36,8% dos paulistanos têm carro. É quase o triplo de automóveis.

Copenhaguen, Dinamarca

Não é a toa que é considerada uma das melhores cidades do mundo para e viver, Copenhaguen investe muito na qualidade de vida dos seus moradores. Além de iniciativas que estimulam a vida saudável com a redução do trânsito, como o uso de bicicletas e andar mais a pé, a cidade ainda inaugurou um distrito totalmente livre de carros, chamado Christiania.

Munique, Alemanha

A cidade investe pesado em transporte público de qualidade e estimula seus habitantes a usarem cada vez mais as bicicletas. Até aí, nada de surpreendente, são duas soluções comumente usadas por grandes cidades para melhorar o trânsito. O desafio aqui era fazer as pessoas entenderem que faz sim diferença elas escolherem andar de bicicleta ou transporte público.  Foi aí que o Departamento de trânsito de Munique teve a ideia de criar este anúncio:

 

Bem que podia rolar umas campanhas assim aqui no Brasil, né? Se você tá a fim de sair do trânsito, e do país, já estão aí algumas opções bem bacanas.

 

 

 

 

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.