Nos 25 anos da CI, veja o que moveu Nova York neste período agitado

1

Durante o mês de aniversário de 25 anos da CI, caímos na história de Nova York para resgatar os fatos mais curiosos e eventos importantes que aconteceram nos seus últimos 25 anos. Muita inovação e mudanças ecoaram nos cinco distritos nesse período, quando a Broadway recebeu um dos seus primeiros sucessos, e vimos a criação do High Line Park. A incrível revitalização urbana esteve em pauta, como também mudanças na Prefeitura com a primeira mulher no poder, e uma constante efervescência cultural. Acompanhe ano a ano e deixe o seu comentário se lembrar de mais algum, combinado?

#1988 – Dividida em 5!

#1988

No ano em que a CI surgiu no Brasil, a cidade de Nova York estava sendo dividida em cinco famosos “boroughs” diferentes, que permanecem até os dias atuais: Bronx, Queens, Brooklin, Manhattan e Staten Island.

#1989 – Fantasma da Ópera

De Manhattan para o mundo, o espetáculo musical O Fantasma da Ópera foi aberto pela primeira vez no famoso teatro da Broadway. Mais de 70 milhões de pessoas já viram a obra de Andrew Lloyd Webber.

#1989

#1990 – Mudança na prefeitura

O primeiro ano do mandato de David Dinkins foi marcado por avanços, ele que foi o primeiro prefeito africano-americano a ocupar o cargo na Big Apple.

#1990

#1991 – Planet Hollywood

Estreando com o apoio das estrelas do cinema Bruce Willis e Sylvester Stallone, foi aberto o primeiro restaurante Planet Hollywood do mundo. O restaurante contou com versões em diversos países, e a unidade nova-iorquina continua um must-see, em pela Broadway.

#1991

#1992 – Bryant Park reaberto

Um dos maiores trunfos da recente história de Nova York foi a recuperação de alguns bairros e do Bryant Park, que nos anos 1970 havia se tornado uma região muito perigosa por conta do tráfico de drogas. Através de uma forte cooperação no final dos anos 1980, a paz esteve de volta ao centro de Manhattan, que ganhou um parque revigorado.

#1992

#1993 – Rock engajado

O ano ficou marcado pelas tentativas de paz no Oriente Médio e a luta pelos direitos LGBT, assim, foi como um empurrão para jovens protestarem com ironia e rock’n’roll, ao exemplo do grupo Sonic Youth.

#1993

#1994 – 25 anos do Woodstock!

Para comemorar o aniversário de 25 anos de Woodstock em grande estilo, cerca de 250 mil pessoas se reuniram no superevento, em Saugerties, a 135 km de Nova York, ouvindo 40 bandas. Entre elas, o AerosmithMetallicaGreen Day (foto), Red Hot Chili PeppersJoe Cocker.

#1994

#1995 – Centenário da Pizza

A primeira pizza servida nos Estados Unidos foi celebrada, após cem anos de sucesso da vinda do imigrante de Nápoles Gennaro Lombardi. Sua pizzaria homônima fica situada desde 1895 na região conhecida como Little Italy, em Manhattan. Destino gastronômico garantido até os dias atuais.

#1995

#1996 – Independence Day

Mais de 250 filmes são rodados em locações de Nova York anualmente, mas nem todos se tornaram tão clássicos tendo a cidade como seu pano de fundo quanto Independence Day.

#1996

#1997 – Ídolo da pop art falece 

Depois de 10 anos da morte de Andy Warhol, a cidade de Nova York e o movimento da pop art mundial perderam Roy Lichtenstein. O pintor, que nasceu e se formou no distrito de Manhattan, ficou famoso usando releituras de histórias em quadradinhos como forma de arte.

#1997

#1998 – Fim da temporada de Seinfeld

Através de hilariantes cenas nas ruas, cafés e restaurantes dos Cinco Distritos, nem dá pra crer que boa parte da série de TV foi gravada também na Califórnia. Após nove temporadas de sucesso com a N.Y. no plano de fundo, desde 1989, Seinfeld chegou ao fim, deixando saudades. Confira esta seleção de 15 episódios que mostram os principais pontos da série em Nova York.

seinfeld_ 213

#1999 – Indie fever!

O final da década de 1990 viu a volta do rock de garagem, com o surgimento do indie e de um legado de fãs que rejeitavam as rádios pra seguir suas bandas pelo Myspace e blogs. Os primeiros nomes a ecoar da Big Apple foram Strokes (foto), Interpol e Yeah Yeah Yeahs.

#1999

#2000 – A mulher no poder de N.Y.

A ex-primeira-dama Hillary Clinton foi eleita como senadora da Big Apple, sendo a primeira mulher a representar New York no poder.

#2000

#2001 – Recomeço

Embora um ano muito difícil, se instalou em Nova York um sentimento de solidariedade através do processo de sua recuperação. Como prova maior da revitalização da cidade, o novo edifício foi intitulado One World Trade Center e vai ser entregue em 2014.

 #2001

#2002 – Nova cena

Revelando talentos locais, James Murphy foi responsável por agitar a nova cena de Nova York no começo da década, seja com sua gravadora, DFA Records, seja com sua banda indie famosa, LCD Soundystem. Em 2002, eles lançaram o hit “Losing My Edge”.

#2002

#2003 – Febre dos Karaokês

Depois de três temporadas de “American Idol”, e passar 20 anos como figurante decaído da vida noturna de Nova York, a ideia do karaokê de repente desfrutou de uma segunda onda de popularidade. Em noites de sábado, as cabines do Village Karaoke em East Village, ou no Muse Karaoke no Queens, estavam lotadas de gente cantando, de James Brown a Avril Lavigne.

#2003

#2004 – MoMA é reformado

Imagina o tamanho do desafio, remodelar o mais importante museu de arte moderna do mundo. A missão ficou a cargo do arquiteto japonês Yoshio Taniguchi, quando colocou as mãos no projeto original do MoMA, em Manhattan, reforma que marcou o 75º aniversário do Museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

#2005 – O último de Woody Allen em Nova York

Com a Big Apple nas locações, “Melinda e Melinda” foi lançado nesse ano e é o último filme antes do astro de Nova York deixar os Estados Unidos para ir gravar novos roteiros no exterior. Nova York é o cenário de praticamente todos os seus filmes.

#2005

#2006 – CBGB eterno

O seminal reduto musical CBGB encerrou suas atividades, no mesmo local onde foi fundado em 1973, no Browery. O famoso berço do punk rock americano foi reformado para dar lugar a uma loja de roupas. Fãs e curiosos ainda bisbilhotam o endereço.

#2006

#2007 – Museu revisitado

Criado em 1977, o New Museum acabou caindo na mesmice até que, em 2007, foi reaberto num prédio de arquitetura impressionante, num endereço novo, captando a atenção de artistas e celebridades. Outro marco deste ano foi o marco de 46 milhões de visitantes na cidade de Nova York.

#2007

#2008 – Primeiro grafite d’Os Gêmeos

As paredes de Manhattan ganharam, pela primeira vez na história, as cores e as formas geniais da dupla de grafiteiros que deixou o Brasil para conquistar o mundo. Foi o começo de uma longa relação de exposições e spray nas ruas.

#2008

#2009 – High Line Park

A Prefeitura de Nova York propôs a demolição de uma antiga ferrovia elevada de 2.6 quilômetros, o que deu vida ao High Line Park. A oito metros do chão, o espaço público se estende por uma das áreas mais movimentadas, na região oeste da ilha de Manhattan.

#2009

#2010 – Uma pausa na Time Square

Nesse ano foi anunciado o fechamento de cinco quarteirões na famosa Time Square. E o projeto culminou com a criação de mais espaços e calçadões por Nova York. Moradores comemoram como em uma praia de concreto.

#2010

#2011 – A revolução das bicicletas

Uma das metrópoles com o trânsito mais agitado do mundo, Nova York recebeu novas ciclovias criando novos acessos nas principais regiões da cidade, além de campanhas de incentivo às bikes.

#2011

#2012 – A febre hispster

Desde o começo da década em constante renovação, o Brooklyn deixou de ser uma região de famílias, se firmando como um ponto agitado da moda e da noite. Surgiu neste cenário a febre hipster no bairro de Williamsburg, que você pode conhecer aqui no blog Caia no Mundo.

#2012

#2013 – Estátua da Liberdade reaberta

Visitado por 3 milhões de pessoas anualmente, o emblemático monumento foi reaberto para visitação no último dia 4 de julho. O ponto ficou fechado desde o final de 2012, como prevenção ao furacão Sandy, embora nada tenha ocorrido na região.

#2013

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.