O Japão é logo ali!

Texto: Gaía Passarelli

Do outro lado do mundo e a muitas horas de vôo de distância, o Japão é destino certo pra quem curte uma viagem mais ousada. A barreira da língua, o fuso horário e as diferenças de costumes podem assustar. Mas, ao mesmo tempo, Tóquio costuma ser a melhor viagem da vida de quem se arrisca. O Japão é um país altamente cultural, com uma história rica, florestas, templos e, claro, comida excelente.

A designer e encadernadora carioca Paula Varzea é tão louca pelo Japão que está programando sua quarta volta ao país. O Caia no Mundo conversou com ela para pegar algumas dicas que podem ser preciosas na hora de pensar em sua viagem para o outro lado do mundo.

1. “Seu passaporte precisa estar com você todo o tempo. A polícia, que é super educada, te para na rua para saber se você está com os documentos corretos e não está lá ilegalmente. É um procedimento normal”.

2. “Não é preciso ter medo da língua japonesa. Placas estão escritas em japonês (kanji) e romano (abecedário) e os japoneses são muito solícitos, estão sempre prontos a ajudar”.

3. “Não se preocupe com o vôo. É cansativo mesmo, mas é tão divertido chegar no Japão que o jetlag é vencido em dois dias!”.

4. “Presentear é um costume muito legal no Japão. Sempre que perguntamos por informações ou fazemos um novo amigo, fazemos questão de dar uma lembrança do nosso país. Pode ser um cartão postal ou um doce típico região onde você mora. É uma forma de apreciar o tempo que você e aquela pessoa estão passando juntos. É um momento especial, recomendo levar muitas lembrancinhas.”

Mas o que encanta tanto no Japão? “De um modo geral, é como eles convivem com os contrastes do velho e do novo, da história e da tecnologia, e da megalópole com as cidades pequeninas. E também contraste com a nossa realidade brasileira em relação à segurança, educação das pessoas e respeito pelo dinheiro”.

Paula lembra que o Japão não é só cerejeiras, templos e a urbanidade intensa de Toquio: quem curte arte, por exemplo, vai gostar de Naoshima. “É uma ilhota que fica na região de Shikoku, conhecida por hospedar uma série de obras de arte contemporânea. São vários museus e instalações ao ar livre que são site specific, isto é, foram pensadas para estar ali. É super moderno e em harmonia com a natureza do lugar. E isso numa ilha que só tem 3500 habitantes. É uma região que está em crescimento constante e virando um pólo de arte contemporânea, com ilhotas menores, todas com essa proposta de pensamento em arte. Essa mistura de progresso e natureza é impressionante.”

Outro destino é a cidade de Kyoto, reconhecida como um dos melhores roteiros de 2012: “Kyoto já foi capital do Japão, mas tem clima de cidade pequena. É uma cidade bem especial, dá vontade de morar lá. Os templos [é a cidade com mais tempos do mundo!] e santuários são belíssimos, a comida é divina e você ainda pode cruzar com uma geisha no meio da rua!”.

Falando em comida, é legal lembrar que a comida japonesa é muito mais do que os sushis e temakis sempre associados à ela aqui no Brasil. “O feijão com arroz japonês é o Carê raice (Curry rice), que é um picadinho (de boi, frango, até camarão) com legumes cheio de curry que vem acompanhado de arroz e legumes em conserva. Super temperado, é uma delícia! Tem também o takoyaki, que é um bolinho de lula também é uma das minhas comidas favoritas”.

Para atravessar o mundo tem apenas um item que Paula considera indispensável na sua mala: um caderno. “É o meu caderno de carimbos. Eu mesma costurei o meu, e é a melhor lembrança que trago do Japão. Em todas as estações de trem e pontos turísticos existem carimbos específicos daquele lugar. Vale mais do que comprar um cartão postal, eles são lindos e ficam catalogados para mostrar aos amigos no futuro. Sem contar que é super divertido descobrir os postos de carimbo nos lugares que se visita”.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.