As Olimpíadas reúnem milhões de pessoas de todos os cantos do mundo por uma única paixão, o esporte. Apesar de um país estar competindo contra o outro, é um dos maiores momentos de união entre diferentes pessoas e culturas. Além disso, essa grande união tem transformado cidades sedes do mundo inteiro, mudando-as para melhor e atraindo cada vez mais visitantes.
Conheça algumas das cidades que se transformaram depois de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos e encante-se com os resultados.
1. Barcelona.
Depois de ser escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 1992, Barcelona realizou grandes esforços para renovar a cidade com o objetivo de receber um grande público, vindo de todos os lugares do mundo, e realizar os Jogos em estádios, em arenas e em outros espaços de alto padrão. A maior parte dos investimentos foi feita para melhorar estradas, infraestrutura de transportes, habitações, áreas comerciais e o meio ambiente. Isso tudo também foi pensado para o futuro da cidade, depois das Olimpíadas, a fim de oferecer ainda mais qualidade de vida para a população e aumentar o turismo. Entre os anos de 1986 e 1993, Barcelona teve a maior transformação urbana de toda a Europa.
2. Londres.
Sede das Olimpíadas de 2012, Londres também passou por grandes melhorias e transformações. As marcas na cidade são fortes até hoje e vão prevalecer por muito tempo. Um dos grandes exemplos é o bairro de Stratford. Antes dos Jogos, era um local menos favorecido, que havia sido devastado pela Segunda Guerra Mundial e ocupado por imigrantes. Grandes investimentos feitos nessa região resultaram em modernas edificações e em uma excelente rede de transportes. A apenas 6 minutos do centro de Londres, Stratford passou a atrair mais turistas de todo o mundo, britânicos intelectuais, artistas e alternativos. Nesse bairro, está localizado o Parque Olímpico Rainha Elizabeth, um dos empreendimentos mais caros dos Jogos, no qual milhões de toneladas de terra foram descontaminadas e milhares de árvores foram plantadas. Além disso, você poderá encontrar o Westfield Stratford, um dos maiores shoppings da Europa.
3. Pequim.
Depois de herdar o maior parque aquático da Ásia, chamado de “Cubo D’Água”, e um dos estádios mais bonitos do mundo, conhecido como “Ninho de Pássaro”, Pequim continua atraindo milhares de curiosos e de turistas todos os anos querendo ver de perto essas maravilhas arquitetônicas e uma China mais moderna e tecnológica. Com os Jogos Olímpicos de Pequim sendo as maiores Olimpíadas da história em tamanho e em investimentos, outros legados foram deixados para a cidade, como melhorias no transporte público e na infraestrutura da capital.
4. Sydney.
Com o maior estádio do mundo fazendo parte dos primeiros Jogos Olímpicos do novo milênio, as Olimpíadas de Sydney, em 2000, definitivamente colocaram a cidade australiana no radar global do planeta. Além de todo o investimento em transporte e em infraestrutura, essas foram as primeiras Olimpíadas com um plano de sustentabilidade que levava em conta o impacto ambiental que seria causado por todas as renovações e construções. O que deixou como legado para a cidade o maior parque metropolitano do país, com 430 hectares, e o primeiro sistema de reciclagem de água da Austrália.
5. Atenas.
As Olimpíadas de Atenas, em 2004, que foram a segunda edição dos Jogos na Grécia, contaram com grandes investimentos na infraestrutura e nos transportes da cidade. Novas estradas, maior rede de transportes públicos, novo aeroporto e as paisagens exuberantes mostradas nas transmissões dos Jogos foram alguns dos principais responsáveis pelo aumento do turismo. Desde 2004, quase o dobro de visitantes de várias partes do mundo viajam todos os anos para a Grécia.
Conhecer qualquer uma dessas cidades é uma oportunidade única e enriquecedora. Experimente o Simulador de Cursos da CI e encontre Cursos de Idiomas de acordo com o que você preferir. Você pode buscar por destino, por nível do idioma e até por duração do curso.
Confira também os roteiros prontos de Mochilão® ao redor do mundo e embarque em uma das melhores viagens da sua vida.