O mundo e suas pontes

Na semana passada, lá em nosso Facebook, postamos um álbum com uma série de pontes ao redor do mundo. Tinha a ponte do Brooklyn, figurinha carimbada em todos os filmes que se passam na Big Apple, a Golden Gate em São Francisco, sobre a qual, aliás, contamos algumas curiosidades nesse post sobre a cidade, e muitas outras.

O pessoal por lá ficou tão animado e deu tantas outras sugestões de pontes que decidimos criar este post com a contribuição da galera do Facebook.

Responda rápido: qual pode ser o resultado dessa equação:

 

Se pensou que poderia ser um perigo dançar em cima da ponte, você errou. Tudo porque o resultado dessa equação acabou virando a Ponte de La Mujer, aqui do nosso lado, na Argentina.

Projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calavatra, a ponte foi inaugurada em 2001 e é uma síntese da imagem de um casal dançando tango. Com 170 m de comprimento e seis m de largura, ela é dividida em três seções: duas que ficam fixas nas margens da barragem e uma que gira em torno de uma estrutura de concreto e permite que, em menos de dois minutos, as embarcações possam passar. A parte da ponte que mais chama atenção é uma espécie de agulha que mede 39 m de altura e serve de base para os cabos de aço, importados da Espanha, que sustentam sua parte móvel.

Se você acha que a ponte Rio-Niterói é grande, precisa conhecer a ponte da Baía de Hangzhou, na China. (Curiosidade: em chinês, o nome da ponte é escrito dessa forma 杭州灣大橋). Ela liga dois centros econômicos: Xangai e Ningbo e é usada como uma ponte rodoviária, ao leste da China. Com seus 36 mil metros de comprimento, foi inaugurada em 2008, tendo sido gastos mais de 10 milhões de yuans (ou quase US$ 2,8 bilhões!). Atualmente, ela é a quarta maior ponte do mundo em comprimento.

O leste europeu guarda verdadeiros tesouros. Um deles é essa linda ponte na cidade de Praga. Situada sobre o rio Moldava, a ponte Carlos liga a Cidade Velha à Cidade Pequena. Como o nome diz, ela presta uma homenagem ao seu idealizador, Carlos IV. Sua construção começou no ano de 1357 e só foi concluída no início do século XV. Seu comprimento é de 516m por 10m de largura, e seus arcos são um charme à parte.

Em Portugal também existem pontes, ora pois.

Na cidade de Porto, localizada ao noroeste do país, você pode conhecer a Ponte de Santarém, ou, como também é conhecida, Ponte D. Luís I. Sobre o rio Tejo, a ponte une as cidades de Santarém a Almeirim e foi construída em 1881, tendo sofrido uma reforma capitaneada por Edgar Cardoso, que a tornou mais larga. Hoje em dia, ela mede 1.213m de comprimento e possui 6 m de largura por 22m de altura.

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.