O mundo está fechando o cerco para o cigarro

Uma boa notícia para os inimigos do cigarro: Nice, na França, vai proibir que os frequentadores de suas praias fumem por lá, podendo multar em ate 38 Euros quem arriscar acender um cigarro.

Aqui no Brasil as pessoas já estão se acostumando a lei, que por enquanto só é válida para ambientes fechados. A nova onda é também banir o cigarro de lugares abertos de uso comum. Veja alguns lugares onde as autoridades resolveram manter seus ares mais limpos:

Nova Iorque
A cidade já aprovou a lei que proíbe fumar em lugares como parques, praças e praias. Alguns frequentadores do Central Park e praças como o Time Square não curtiram muito e a lei causou polêmica por lá.


Barcelona
Não foi uma decisão da cidade, e sim do time de futebol. O comitê votou e criou a lei que proíbe o fumo no Camp Nou, estádio oficial do Barcelona. Para não deixar os torcedores fumantes descontentes, foram criadas várias campanhas de conscientização.

Tóquio e Kyoto
Os japoneses fumam bastante (43% dos homens e 12% das mulheres), mas nem por isso o governo deixou quieto. Lá, até para fumar na rua tem que ser nos fumódromos ao ar livre espalhados pelas cidades. E ai de quem sair um pouquinho da área demarcada: corre o risco de levar bronca dos policiais e ser até multado.


Calabasas
Esta pequena cidade da Califórnia, EUA, tem uma das leis anti-tabaco mais rígidas do mundo: lá é totalmente proibido fumar em ambientes fechados, lugares públicos e até nas calçadas. Quem não respeita a lei pode levar multa ou ser até preso! Ou seja, acender um cigarro? Só se for dentro de casa.

Vancouver
Em 2010, esta cidade canadense baniu o cigarro de todos os seus parques, praias, campos de golfe, campos de esportes, playgrounds, trilhas e espaços de domínio público. O objetivo é prezar pela saúde das pessoas, mas também pelo meio ambiente e pela estética da cidade.

E ai, acha que essas leis pegariam aqui no Brasil?

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.