O nosso #ViajanteCI Cadinho conta tudo sobre seu Curso de Alemão em Berlim!

DID – Deutsche in Deutschland !!

Esse é o nome da escola que a CI escolheu pra mim e que traduz tudo que eu queria!

Minha família é alemã, tenho passaporte alemão, mas só aprendi o básico quando era pequeno. Sempre senti a necessidade de me aprofundar, mas confesso que fazer cursinho de inglês no Brasil já é chato, imagina estudar alemão!

A minha solução foi o intercâmbio com a CI. Eu iria pra Berlim, viveria em uma cidade grande e de quebra estudaria alemão!

_02

Mesmo assim, tive minhas dúvidas.

Voltar a enfrentar 3 horas de sala de aula com pessoas desconhecidas, falando uma língua que não sei muito bem? Estava receoso, mas fui surpreendido, porque a experiência foi ótima! Melhor maneira de aproveitar as férias. Todo ano agora eu quero passar pelo menos 3 semanas em algum canto, estudando alguma língua (pelo visto vou ter que voltar mais vezes pra cá também)!

A escola é ótima, muito bem localizada (no Mitte), super limpa e organizada (como bons alemães).

No meu primeiro dia, cheguei mais cedo pra fazer um teste de nivelamento. Me entregaram 3 páginas de múltipla escolha e eu não conseguia parar de rir. Não entendia quase nada! hahahaha

No final, fui chamado pra uma entrevista e o cara insistia em falar alemão (minha cara de “ahn!?”). Acho que eles entenderam que era iniciante, mas acabei ficando na turma A1.2 (não sou tão ruim assim, ta vendo?).

_08

Me apresentaram a tabela de horários de cada turma (atenção, pois os horários mudam, fique atento a tabela) e minha aula já começaria em breve. Comprei o livro (apenas 18 euros) e entrei na sala com 5 minutos de antecedência. Tinham apenas duas pessoas, me sentei e fiquei esperando o professor e os outros alunos chegarem, mas só chegou o professor. Pra minha alegria, as aulas eram praticamente particulares. Nesse caso, éramos só eu, uma menina colombiana e um sueco, ambos gente boa e engraçados.

As primeiras 3 horas (com lunch break de 15 min) voaram. O professor é o melhor que já tive, mesmo só falando alemão, conseguia se fazer entender, fazer com que a turma interagisse e conseguia que todos na turma desenrolassem seu alemão aos poucos, sem ter aquela dinâmica monótona de ficar apenas lendo e corrigindo exercícios do livro.

_09

Minha aulas de manhã passaram pra tarde, assim poderia aproveitar também a vida noturna de Berlin que, diga-se de passagem, é beeeeeeem agitada. Tem festa que começa sexta à noite e só termina segunda. Os “Berliners” costumam ir pra lá (Berghain) domingo as 10 am, que tal? Bom, mas esse já é assunto pra outro post.

Certo que Berlin é uma das maiores cidades do mundo e 3 semanas é pouco pra conhecer metade do que tem a oferecer. Parques, Museus/Exposições, Bares/Baladas, Lojas, Restaurantes, Shows, uma infinidade de programações que não te deixarão descansar.

De agora em diante minha rotina virou: acordar de manhã, fazer o dever de casa, ir pra aula à tarde, expo/museu a tardinha, bares a noite e clubs à noite. Tá ótimo. Sempre antes de chegar na escola comia um Risotto no restaurante do lado e no final um Cookie no Oslo Caffe (do outro lado da rua).

_03

Durante a semana, os professores revezam. Tive algumas aulas com uma professora igualmente boa. Não tão engraçada quanto o primeiro professor, mas bem nova (mais nova que eu) e com uma linguagem super jovem, prendia a atenção de todos.

Impressionante que mesmo sendo um “iniciante”, duas semanas de curso te dão uma enorme confiança pra sair na rua e se virar sozinho (embora ainda esteja longe de conseguir emendar em uma conversação rápida). O lado positivo é que todos aqui falam inglês também (pelo menos o básico) e você acaba exercitando o seu inglês fora do curso e o alemão dentro do curso.

As aulas estão acabando, mas eu já estou me programando para voltar. Adorei a experiência e fez meu alemão evoluir bastante. Vou trazer o livro pro Brasil e tentar exercitar às vezes, pra não perder a prática!

#queromais #ViajanteCI

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.