Imagem de capa da publicação o que é hostel?

O que é hostel, como funciona, quanto custa?

Nos últimos anos, o número de pessoas que viajam sozinhas aumentou muito. Com isso, surgiu uma demanda maior por opções acomodações mais econômicas. Assim, os hostels ganharam espaço. E você, sabe o que é hostel?

Hoje, existem hostels com estruturas incríveis e tão eficientes quanto muitos hotéis e outras formas de acomodação por aí. Ainda existe um certo preconceito sobre isso, mas vamos te mostrar que hostels podem ser uma excelente opção para sua viagem. 

No hostel, você paga metade do preço pelo dobro da diversão. Se você nunca esteve em um, vem com a gente para desmistificar alguns conceitos e responder a todas as perguntas que você possa ter sobre o que é hostel.

O que é hostel

Um hostel é nada mais que uma empresa que vende quartos e espaços compartilhados.  Também conhecido como albergue, você paga apenas por sua cama e compartilha o restante do espaço com outras pessoas que não conhece.

Por ser um tipo de espaço compartilhado, os preços acabam sendo muito mais acessíveis. A cultura “faça você mesmo” também contribui para criar uma atmosfera muito diferente da de um hotel tradicional.

Normalmente, hostels oferecem instalações como cozinhas e áreas de jantar compartilhadas equipadas, lavanderia, espaços de reunião e muito mais. Além disso, como o ambiente é muito mais descontraído e colaborativo, o próprio lugar costuma realizar festas e organizar passeios, o que é incrível para conhecer gente de todos os lugares do mundo. 

Mesmo se você estiver viajando sozinho, terá a oportunidade de ter uma experiência social. O ambiente é propício para novas amizades, troca de experiências e muitas risadas. Além disso, ainda que você não esteja viajando para estudar, praticar uma língua diferente acaba sendo inevitável! 

Qual a diferença entre um hostel e um hotel?

Existem duas diferenças principais entre hostels e hotéis: o preço e as pessoas.

O primeiro é ótimo para economizar, seja a sua viagem um mochilão, em amigos, casal ou lazer. A principal razão pela qual as pessoas ficam em hostels não é só o preço, são as pessoas. A atmosfera social é totalmente única, e é isso que torna os hostels tão incríveis. Isso pode transformar sua viagem em uma experiência mais significativa, onde você poderá fazer amigos, cozinhar, beber e sair com essas pessoas.

Um exemplo de o que é hostel, com camas beliche vestidas de lençóis brancos.

Ainda, a equipe pode te oferecer dicas valiosas, conhecimento local e dicas de viagem ou sobre o lugar que você estará visitando.

Para saber mais o que é hostel: em questões de instalações, localização e segurança, hostels podem facilmente ser bem melhores que os hotéis. Muitos têm piscinas, camas confortáveis, segurança e banheiros privativos. 

O que é hostel: por que ficar em um?

Uma das melhores coisas sobre entender o que é hostel é que você nunca saberá quem irá conhecer enquanto estiver hospedado em um, o que acrescenta uma emoção a mais se você estiver sozinho em um quarto de hotel.

Ou seja, hostels são para todos. Não existe apenas um tipo de pessoa que fica em um albergue enquanto viaja, mas a maioria dos hóspedes são viajantes individuais preocupados com o orçamento, mochileiros, estudantes, nômades digitais e viajantes com menos de 35 anos. Então quando alguém te perguntar o que é hostel, você já sabe o que responder!

O fato de muitos hostels serem tão luxuosos e elegantes quanto hotéis significa que mais e mais pessoas estão se apaixonando por viagens sociais.

O que você pode encontrar em um hostel

Em termos de instalações, muitos albergues têm tudo o que você esperaria de hotéis e muito mais. Quer ver só?

Salas comuns sociais

Quase todos têm uma sala comum onde você pode sair com outros viajantes, ler um livro ou assistir TV. Alguns também possuem salas de jogos, ótimos espaços para você passar um tempo se você é um viajante individual ou apenas do tipo social.

Terraços

Alguns hostels ultrapassam a ideia do que é um hostel e contam com terraços incríveis e bares na cobertura para compartilhar o momento com seus novos amigos. Imagine espreguiçadeiras perfeitas para aqueles dias de descanso e vistas panorâmicas.

Eventos e atividades divertidas

Isso faz parte do combo sobre o que é hostel. Muitos organizam eventos divertidos, que podem ser gratuitos, com aulas de surf, sessões de ioga, piqueniques na praia e uma noite de snacks tradicionais do país.

Um hostel geralmente conta com banheiros compartilhados e espaçosos para acomodar muitos mochileiros. Mas se você não deseja compartilhar com muitas pessoas, basta contar com banheiros e  quartos privados. É uma boa dica se você está indo em casal. Hostels de luxo geralmente oferecem brindes, como produtos de higiene pessoal, secador de cabelo e espelhos de corpo inteiro para você usar durante a sua estadia. Banheiros de hostels podem ser elegantes, sim!

Lavanderia

A maioria dos lugares oferece limpeza diária e lavanderia. Quando explicar para alguém o que é hostel, não se esqueça de dizer que tem sim, um lugar para lavar suas roupas! Isso é ótimo para fazer antes de sair para a próxima aventura, não acha? O serviço geralmente é cobrado, portanto, certifique-se de ter algumas moedas extras do local.

Piscinas

Os locais perfeitos para relaxar, tomar sol e claro, e fazer amigos. É um ótimo extra para ficar de olho caso você estiver indo para um lugar mais quente e quiser absorver o máximo de vitamina D possível. 

Alimentação

O que é hostel? É comida gostosa! A maioria dos hostels oferece café da manhã gratuito, que pode variar de torradas, frutas e cereais a panquecas e waffles. Muitos também oferecem eventos semanais gratuitos ou baratos, como noite de massas, bolos caseiros ou aulas de culinária.

Há espaço para guardar sua comida na geladeira e nos armários comuns, e muitas vezes haverá alimentos básicos como massas, azeite, sal, etc., que estarão ali para serem compartilhados. Não se esqueça de colocar uma etiqueta com o seu nome e cuide com a organização e limpeza. Caso sobre alguma comida e você queira deixar, sempre tem um espaço para isso. Assim, outra pessoa poderá usufruir disso!

Wifi grátis

Não se preocupe: vai ter conexão para atualizar o Instagram e falar com a família. Geralmente a internet é gratuita e podem ter computadores nas áreas comuns para você usar. Essa é a experiência de compreender o que é hostel. É ótimo para quem precisa trabalhar também!

Que tipos de quartos os hostels têm?

Os dormitórios são de diferentes formas e tamanhos: do básico ao barato, aos mais sofisticados, com camas em estilo de vagem e colchões de casal. Independentemente do tipo de dormitório que você escolher, praticamente todas as camas do dormitório serão equipadas com uma luz de leitura, tomada para carregar seus gadgets e, possivelmente, uma cortina de privacidade. 

Dormitórios compartilhados

A maioria das pessoas sabe que os albergues têm dormitórios, que são basicamente quartos grandes que acomodam várias pessoas que geralmente não viajam juntas. Ao ficar em um dormitório, você pode pagar uma fração do preço por noite, em comparação com outros tipos de acomodação. Em geral, quanto mais pessoas você compartilhar seu dormitório, mais barato será.

Dormitórios privativos

Muitos até vêm com banheiros privativos. Se você é mulher e não gosta de compartilhar seu espaço para dormir com homens, muitos albergues têm dormitórios femininos. Se tiver essa opção, vai aparecer na lista de tipos de quartos no momento da reserva.

Existem hostels de formas e tamanhos diferentes, por isso é apenas uma questão de sempre ler as avaliações de outros viajantes antes de reservar para encontrar uma que se adapte ao seu estilo de viagem. 

Hostels são seguros?

Hostels são seguros quanto outros tipos de acomodação. Essa pode ser uma das principais preocupações para quem quer saber o que é hostel. O fato de você estar compartilhando um espaço com muitos outros viajantes significa que sempre haverá pessoas por perto.

A maioria tem recepção 24 horas e chaves de cartão para garantir que apenas os hóspedes possam entrar. Quase todos estão equipados com armários nos dormitórios para você guardar seus objetos de valor quando estiver fora. Desde que você tome as mesmas precauções de segurança que adotaria em qualquer outro lugar, tudo estará bem!

Quanto custa ficar em um hostel?

Como você já viu o que é hostel, sabe que custa muito menos que outros tipos de acomodação, porque você compartilha seu espaço com outros viajantes. Mesmo se você optar por ficar em uma sala privada, ainda dá para economizar dinheiro.

O preço exato de um depende de onde você está viajando, quando e de quantas pessoas vai compartilhar um quarto. O importante é reservar com antecedência, especialmente durante a alta temporada, quando muitos ficam lotados.

Dicas para quem quer ficar em um hostel

Exemplo de o que é hostel com pessoas convivendo e cozinhas juntas;

Ficar em um dormitório com estranhos pode ser muito divertido, embora isso tenha lá os seus contras. Por isso, seguem algumas dicas para melhorar a sua experiência.

Quando se trata do ruído noturno de outras pessoas, tampões para os ouvidos podem ser uma ótima pedida. Se você é barulhento, procure fazer  as malas na noite anterior. E se roncar é um problema, tente cochilar numa sua posição menos propensa a isso ou reserve um dormitório privativo.

Cuidado ao acender a luz no meio da noite. Se você não dispensa um bom banho, tome um fora do horário de pico da manhã e do fim da noite para evitar filas.

Luz do celular? Nem pensar. Se necessário, diminua o brilho da tela ou se cubra com o lençol e claro, desative o som e a vibração. Compromisso é a chave para se dar bem, e bom senso também é importante. Saiba respeitar as pessoas que estão ao seu redor. 

Ficar em um hostel é pra mim?

Como já deu para perceber, se você é o tipo de pessoa de mente aberta que não se importa em compartilhar espaços com estranhos e que gosta de conhecer e encontrar novas pessoas, histórias e experiências, você definitivamente deve optar por um hostel.

Se você procura viajar com um objetivo e deseja conhecer uma cultura local e outros viajantes, o ambiente de um hostel é para você! Além de desenvolver seu espírito de colaboração, você não vai se importar de compartilhar sua comida, bebida, histórias e risadas.

Reserve agora o seu Hostel Online!

Veja mais dicas sobre planejamento de viagens, os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país e mais conteúdos completos aqui no blog da CI

 

 

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.