Vai viajar para o Canadá? Não deixe de conhecer Toronto: de lindas paisagens a ótimas opções de cultura e lazer, a maior cidade do Canadá tem atrações para todos os gostos, ou seja, não vai faltar o que fazer em Toronto!
Tudo sobre Toronto: modernidade e povo acolhedor
Toronto é a maior cidade do Canadá, com cerca de 5,5 milhões de habitantes. A capital da Província de Ontário é bem jovem: foi fundada em 1834, com o nome de York. De fato, a cidade está cercada de modernidade por todos os lados. Não faltam edifícios altos e construções em estilo contemporâneo.
Toronto, além de ser uma referência em cultura e ciência no Canadá, foi considerada pela revista The Economist uma das cinco melhores cidades do mundo em qualidade de vida. E não é para menos, pois a cidade conta com infraestrutura super eficiente de transporte público, segurança, sem contar os excelentes sistemas de limpeza e organização urbanas. Além de tudo isso, seus habitantes são conhecidos por sua simpatia e receptividade.
Uma das peculiaridades da cidade é a PATH: são quase trinta quilômetros de extensão, formando um centro de comércio subterrâneo. A ideia é proteger as pessoas do frio extremo, já que toda a PATH conta com um sistema de aquecimento. Lá você encontra tudo que há em um shopping tradicional, não faltam lojas, bancos e praças de alimentação.
Viagem para Toronto: a melhor época para visitar a cidade
O verão vai de junho a setembro, e não difere tanto do nosso verão brasileiro, com temperaturas que podem beirar os 40º. Contudo, a cidade ganha uma aura especial no inverno (de dezembro a março), com os ringues de patinação no gelo e, não raramente, neve e temperaturas chegando no negativo. Se você escolheu aproveitar o inverno em Toronto, não deixe de conhecer os mercados de Natal, uma atração à parte entre os passeios em Toronto.
Turismo em Toronto: locomoção
Para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer e ainda economizar bastante, o melhor é adquirir o Metro Pass ou o Day Pass, veja qual é melhor opção para você. O Metro Pass pode ser usado no metrô, ônibus ou no streetcar (uma espécie de bonde). Já o Day Pass pode ser usado à vontade, no espaço de um dia, e custa C$ 12, enquanto a passagem de metrô custa C$ 3,25.
O que visitar em Toronto: principais pontos turísticos
CN Tower
Um dos principais pontos turísticos da cidade e considerado seu cartão postal, recebendo cerca de dois milhões de visitantes todos os anos. É possível ver a imponente CN Tower de praticamente qualquer ponto de Toronto. Por isso, se você está em Toronto, não perca a oportunidade de se encantar com a maravilhosa vista de Toronto a 553 metros de altura.
E se você não tem medo de altura, não deixe de conferir o EdgeWalk, que é nada menos que uma caminhada na área externa da torre, sem usar as mãos.
Outra atração incrível é o restaurante giratório da CN Tower: considerado o mais alto do mundo (351 metros de altura), dando uma volta completa em 72 minutos. É bastante requisitado, sendo necessária fazer reservas.
Toronto City Hall
Não deixe de visitar a prefeitura de Toronto, pois seu prédio é aberto à visitação gratuita durante todo o ano.
Com um estilo arquitetônico futurista, o belo exterior do prédio é um dos cartões postais da cidade. Na época que foi construído, seu estilo mais moderno causou uma certa estranheza aos habitantes da cidade, pois eles achavam que o edifício era muito futurista.
Durante os fins de semana sempre há algum evento na praça Nathan Phillips Square, em frente à prefeitura. No período mais frio, o lago que fica nessa praça vira uma pista de patinação no gelo, sendo mais uma opção de o que fazer em Toronto no inverno.
Royal Ontario Museum
Outra atração imperdível é o Royal Ontario Museum: sua fachada já é uma obra de arte! O museu conta com quarenta galerias com diferentes exposições (de artes, arqueologia e ciências). A coleção de artefatos chineses é imperdível e considerada uma das melhores do mundo.
Ripley’s Aquarium
É o maior aquário indoor do Canadá e conhecido como um dos melhores do mundo. São mais de 16.000 animais marinhos, sendo sem dúvida um passeio imperdível, principalmente para quem vai em família.
O Ripley’s Aquarium está aberto durante todo o ano. Para não gastar tempo em filas, o melhor é comprar os ingressos com antecedência no site.
Casa Loma
A Casa Loma é um incrível castelo medieval na cidade de Toronto. É um dos pontos turísticos mais apreciados do Canadá, recebendo mais de 350 mil turistas todos os anos.
São 98 cômodos dispostos em 20 mil metros quadrados. Tanto a parte interna quanto a externa da casa são deslumbrantes. A mobília e a decoração são originais, possuindo também obras de arte de vários países. Tudo isso sem falar nos túneis e passagens secretas e torres.
Toronto Zoo
Mais uma atração imperdível em Toronto. Vale a pena reservar um dia inteiro da sua viagem para conhecer o Toronto Zoo. São mais de 2.8 km² e mais de 500 espécies (e aproximadamente 5000 animais). É o maior zoológico do Canadá e anualmente recebe 1,3 milhão de visitantes.
Claro que se pode curtir o zoológico de Toronto em qualquer estação, mas no verão o passeio se torna ainda mais especial porque há um parque aquático para as crianças (Splash Island) e vários lugares onde se pode estender a toalha e fazer um picnic, é uma ótima opção de o que fazer fazer em Toronto no verão.
Distillery Historic District
Trata-se de uma antiga área industrial, que agora é um complexo de entretenimento com bares, restaurantes, lojas de souvenirs, galerias de arte e teatros. A região era, no passado, propriedade da Gooderham and Worts Distillery, que na época era uma das maiores produtoras de whisky do mundo.
São dez charmosas ruas com construções no estilo vitoriano, e é a maior concentração de arquitetura desse estilo na América do Norte.
Queen’s Park e o Ontario’s Legislative Building
O Queen’s Park é um parque urbano nos arredores de Toronto, vale muito a pena conhecer. Tudo fica ainda mais especial no outono: as cores na copa das árvores são um espetáculo à parte!
Aproveite também para conhecer o Ontario’s Legislative Building, que é a assembleia legislativa do estado de Ontário.
Toronto Islands
Um passeio bem interessante para fazer, principalmente no verão. Com aproximadamente 3.3 km² de extensão, as ilhas se parecem com grandes parques que possuem área residencial, restaurantes e até um aeroporto. Para chegar até lá basta pegar uma balsa no centro da cidade. A viagem dura apenas 13 minutos.
Quem está viajando com crianças pode aproveitar para conhecer o Centreville Amusement Park, um parque de diversões no estilo retrô. São mais de trinta brinquedos que fizeram muito sucesso nos anos 80 e 90.
Para almoçar, a dica é curtir o menu do Toronto Island BBQ & Beer Co., na Ilha Central. O lugar é bastante apreciado pelos locais e também por turistas.
Rogers Centre
Toronto também é um destino para os fãs de esporte. O Rogers Centre é um estádio de baseball que foi inaugurado em 1989. Tem capacidade para 50.000 pessoas sentadas, e é o primeiro estádio do mundo cuja cúpula é totalmente retrátil, podendo ser aberta ou fechada conforme as condições climáticas (pesquise um pouco sobre o clima de Toronto antes da viagem).Para quem quiser saber tudo sobre o estádio, há o tour guiado, no valor de C$ 16.
Apesar de ser um estádio de baseball, o espaço também é utilizado para diversas atividades, como eventos de outros esportes e shows com grandes estrelas da música.
Cataratas do Niágara
Vale muito a pena ir até a fronteira com os Estados Unidos e conhecer as Cataratas do Niágara, um destino bastante popular entre os viajantes. As Cataratas do Niágara possuem três grupos de quedas d’água: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil (“Véu da Noiva”). As Cataratas não são tão altas, porém possuem um enorme volume de água: a cada minuto, em média, caem 168.000 m³.
Além de proporcionar aos seus visitantes um espetáculo de beleza, as Cataratas do Niágara são uma importante fonte de energia hidrelétrica, e também uma área de preservação ambiental.
Ontario Science Centre
Choveu ou você acha que está muito frio para um passeio ao ar livre? Não se preocupe, há uma opção perfeita para a ocasião: o Ontario Science Centre. Inaugurado em 1969, o grande centro possui seis andares de atrações fixas e temporárias. São diversos shows e exposições falando de ciência, de forma muito leve e divertida.
Hockey Hall of Fame
O hockey é um esporte super popular no Canadá e os canadenses são bastante ligados aos torneios, tanto que fizeram uma espécie de museu para o esporte.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre, vale a pena a visita, pois o local possui uma imensa coleção de objetos históricos, como uniformes, troféus e homenagens aos ídolos do esporte.
Os visitantes podem até participar de uma sessão de hockey virtual, tentando marcar ou defender um gol.
Chinatown de Toronto
A cidade também celebra o multiculturalismo e a diversidade. Quem estiver em Toronto e curte cultura chinesa e lugares mais descontraídos, precisa conhecer a charmosa e super movimentada Chinatown de Toronto.
Cheia de lojinhas com artigos orientais, restaurantes e casas de chá, é uma ótima ideia para passear ou mesmo adquirir alguma coisa por um preço bem convidativo.
Mercado St Lawrence
O Mercado St Lawrence é sem dúvida um dos lugares mais interessantes do Canadá para se fazer compras. Uma linda construção de 1851 abriga inúmeras opções de produtos alimentícios de diversas partes do mundo, incluindo queijos, frutos do mar e frutas exóticas.
O mercado também conta com deliciosas opções de comida de rua e lojas de lembranças de viagem. Caso esteja por lá em um domingo você ainda vai encontrar uma feira de antiguidades ao redor do mercado.
E aí, se interessou por essa cidade gigantesca e moderna? Dentre o que fazer em Toronto, qual dessas atrações te chamou mais atenção? Conta para nós nos comentários! Veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI.