O que você precisa saber sobre malas e aeroportos

Viajar é tudo de bom! Programe-se e entenda as regras para viajar com tranquilidade para o exterior.

De olho na balança!
Cada companhia aérea tem seu limite de peso para as malas despachadas e, dependendo do destino, esse peso pode mudar. No site da companhia você encontra as informações e evita desgaste no aeroporto. Em algumas companhias aéreas, o serviço de despacho é gratuito, mas pode ser cobrado caso sua mala exceda o limite de peso. Equipamentos extras (como prancha de surf, bicicleta, etc) têm regras diferentes, e algumas companhias cobram uma taxa extra.
A bagagem de mão deve conter os seus documentos principais e, também, os objetos de valor, como computador, máquina fotográfica, celular e etc. Essas bagagens acompanham o passageiro dentro do avião e têm um limite de 10kg, e a dimensão de até 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Planejamento é essencial
Antes de embarcar rumo ao destino escolhido, independente para onde você for, é importante manter a carteira de vacinação em dia, tanto para controle de doenças do país quanto para sua própria segurança. Por isso, o recomendado é verificar as vacinas exigidas (a mais comum é a da febre amarela) e tomar as providencias com 10 a 30 dias antes de embarcar.
Lembre-se de chegar com, pelo menos, duas horas de antecedência no aeroporto para vôos nacionais e fazer o check-in, levando seus documentos e as malas. Para vôos internacionais, é recomendado que chegue até três horas antes. Com o cartão de embarque em mãos, que contém as informações do voo e do seu assento, é possível ir para a sala de espera. Fique sempre atento ao horário do seu voo e às mensagens que são ditas no autofalante do aeroporto. Algumas vezes, o número do portão de embarque muda minutos antes e se isso acontecer, você precisará se dirigir ao novo portão em tempo de embarcar 😉

De bolso cheio
Independente de como, seu dinheiro precisa estar sempre com você. Mas e aí, qual é a melhor forma de levá-lo? Para evitar pagar altas taxas dos bancos ou Impostos sobre Operações Financeiras (IOF) é preciso se inteirar sobre as opções. Entre elas, as mais conhecidas e melhores alternativas são: cartão de crédito, que até pode render milhas, dinheiro em espécie e cartão pré-pago!

“Sem lenço e sem documento”, jamais!
Parece óbvio dizer: o passaporte! Mas, apesar de ser o principal documento que você deve sempre ter em mãos para viajar, há alguns detalhes bastante desconhecidos a respeito e que são importantíssimos saber.
A data de validade descrita no passaporte não pode ser considerada literalmente. A maioria dos países pede que o documento tenha ainda 3 a 6 meses de validade para deixar o viajante entrar. Por exemplo, se o seu vence em julho, você pode viajar até abril ou janeiro.
A quantidade de páginas disponíveis em seu documento é outro ponto de atenção, alguns países exigem pelo menos quatro páginas limpas, sem carimbos.
O visto é documento exigido por alguns países para liberar a entrada do viajante. Geralmente, o processo costuma demorar entre o pedido e a liberação. É importante verificar com antecedência sobre a necessidade de tê-lo e o que é necessário para tirá-lo!

Dica: tenha cópia autenticada dos seus principais documentos, assim como foto dos mesmos. Caso aconteça algo, você terá em mãos detalhes importantes.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

  • Tiago Santiago Botelho

    Pessoal, talvez possa valer a pena para alguns o aluguel da mala de viagem, em vez de gastar comprando uma. É muito prático e a gente não paga nada se a mala estragar ou coisas do tipo. O serviço mais confiável é o GetMalas (.com.br) eles atendem em mais de 10 cidades. Espero que curtam a dica! Vlw

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.