“O tempo não é algo que possa voltar atrás…


… Portanto plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”.

Essa frase de Shakespeare é carregada de verdade e não me arrisco a interpretá-la, pois creio ser uma descoberta individual. Acrescento um pensamento meu: “Você colherá bons frutos se tiver um bom coração e fazer o bem, não pelo que os outros vão achar, mas por que isso faz parte de você e é a coisa certa a ser feita”.

Bem, nos últimos dois dias, tenho estudado com todo afinco a história dos países pelos quais mochilarei! E não é que mochilar virou verbo? Rsrs E mochileiro poderia ser também um adjetivo. O que vocês acham?

Então, fiquei completamente maravilhado com a história desses países, em especial com a Irlanda. Os caras literalmente comeram o pão que o diabo amassou! Fiquei chocado! A história deles foi escrita com muito sangue e fome.

Uma dica que eu dou a todos aqueles que visitarão algum país, é na verdade um pedido: Estudem a história do país que você vai visitar!

Pois é, você passa a enxergar os lugares com outros olhos. Exemplo: Vi no orkut de um rapaz que está morando em Dublin uma foto dele junto à algumas estátuas. Abaixo da foto estava escrito: “Eu e algumas estátuas do centro de Dublin – Irlanda” Talvez seja muito natural escrever um comentário assim numa foto desse tipo, porém quase chorei quando percebi que aquelas não eram simplesmente algumas estátuas. Eu havia estudado sobre aquilo no dia anterior. Aquelas estátuas são uma representação do êxodo que aconteceu na Irlanda durante o período da grande fome no país. São imagens de pessoas magérrimas, esqueléticas mesmo, carregando uma trouxinha de roupas nos braços. Indo para o porto tentar embarcar em algum navio de condenados em direção à Austrália ou algum outro país da colônia Britânica. Sendo que muitos morreriam no caminho.

Na minha primeira viagem a Europa, não dei tanta atenção a esses gigantescos detalhes durante os preparativos. Cheguei lá pensando que a Europa era só beleza natural e percebi que a grande sacada de lá é a história daqueles países. Mas é vivendo e aprendendo. Dessa vez, nada da parte histórica vai passar batido, começando pelos preparativos! Promessa de mochileiro!

Ah! Acompanhe e divulgue o nosso blog, pois essa viagem não terá só fotos bonitinhas, vamos lotar de de conhecimento histórico e cultural. Além disso, conto com as dicas de vocês!

Eber Guni do Nascimento Santos

Eber Guni do Nascimento Santos

São muitas aventuras do Mochileiro e Viajante Eber pelo mundo. Desbravando a América do Sul e a Europa com vivências inspiradoras registradas aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.