O Vietnã e suas delícias

Conhecido como um dos países pertencentes a Indochina, junto com o Camboja e Laos, o Vietnã é uma sociedade de ar misterioso e com história e cultura muito ricas. Por fazer fronteira com a China, durante muitos anos o país sofreu diversas invasões a fim de dominar seu país. Apesar de não terem conseguido se apossar das terras vietnamitas, os chineses deixaram muito da sua cultura no local.

A França também já marcou o Vietnã com a sua cultura e o país era considerado colônia até 1954, quando conseguiu sua independência. Então agora você pode imaginar como essa mistura de culturas influenciou o Vietnã. Pensando em culinária, ninguém melhor do que a França para passar um pouco dos seus conhecimentos para o país. Da China, ficou a herança da comida rica e saudável. Misturando a gastronomia das duas com outras influências  indianas e cambojanas, fez-se a cozinha vietnamita, com pratos a base de arroz, macarrão, legumes, carnes e especiarias.

A culinária vietnamita mistura e brinca com os sabores e ingredientes, testando diferentes texturas para chegar a um prato rico para o paladar. Inclusive, é bem comum encontrar pratos com mais de um sabor, salgado com doce, por exemplo.

O arroz e o macarrão servem de base para milhares de pratos vietnamitas, mostrando a forte influência da China. Da França, ficou o capricho na comida e ingredientes bem europeus como tomates, amendoins, café, baguetes, iogurtes e manteiga. A carne também é um importante item no cardápio vietnamita. Nos seus pratos, usam-se carnes que vão desde os conhecidos carne de vaca, frango, porco, peixes e frutos do mar até aos exóticos cachorro, rato, sapo, cobras, passarinhos, macacos e até mesmo insetos.

Ficou curioso? Então aí vão umas dicas de lugares bem bacanas para você conhecer por lá. Se estiver em Hanoi, a capital do país, uma sugestão é conhecer Quan Na Ngon, um restaurante especializado na culinária local com um cardápio completo e preço bem em conta. Passe lá experimentar os pratos mais famosos do país em um lugar espaçoso, aconchegante e com comida de qualidade. Mas pega leve: lembre-se que os pratos são meio apimentados e com um mistura de sabores que não estamos acostumados.

Na antiga cidade de Han Oi, além de encontrar diversas construções históricas e uma maravilhosa arquitetura há ótimos restaurantes que servem a comida nacional com charme, qualidade e ótimos preços, como é o caso da Lighthouse Restaurant, um lugar ainda pouco popular que tem conquistado os clientes com sua comida. E não se trata só de paladar, uma dica é pedir a lula recheada, por exemplo, e se deliciar enquanto aprecia o rio e a vista maravilhosa desta cidade histórica.

Se vai passar por Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon e maior cidade do país, você encontrará uma grande influencia francesa principalmente nos seus restaurantes e vendedores ambulantes de comida. Já que o forte aqui é a cozinha francesa, vamos dar uma dica de um ótimo lugar que sirva a culinária de lá. Como La Villa French Restaurante, um casarão imponente que mistura todo aquele capricho da culinária francesa com alguns ingredientes europeus e vietnamitas, chegando a pratos supercriativos que surpreendem o paladar. A carta de vinhos é ótima e o ambiente muito agradável. Vale a visita.

Você não pretende ir para o Vietnã, mas se interessou pela culinária? Ok, pelo mundo há vários restaurantes vietnamitas bem conceituados. Na Holanda, por exemplo, há opções em Amsterdã como o Vietnam Restaurant, na Zeedijk, 59A, o Vietnamese Restaurant Welcome, na Geldersekade, 58 e o Xihn, na Elandsgracht, 4. Em Nova York, você tem várias opções de restaurantes, como o Banh Mi Zon, considerado um dos melhores da cidade, o lugar serve durante o almoço e jantar pratos tradicionais e sanduíches vietnamitas. Fica na 6ª rua, número 443 E.

Londres oferece várias opções de estabelecimentos vietnamitas, que vão desde cafés com milhares de chás e lanches a restaurantes com o melhor da gastronomia do Vietnã. Podemos citar alguns exemplos para você saber por onde começar, como o Café VN, na Clenkerwell Road nº 144 e o Saigon Saigon, na King Street nº 313-317. Barcelona também tem ótimas opções, como Pho Bar Barcelona na rua Sepulveda nº 159 e o Indochine, na rua Aribau 247.

Nham, nham. Você já visitou algum típico restaurante vietnamita? Dê a dica aqui nos comentários!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.