Oito dicas de viajantes experientes para viajantes novatos

Existe um motivo para os mais velhos terem fama de sábios: por terem vivido mais, passaram por mais coisas e aprenderam o que dá certo e o que não dá. A mesma coisa acontece com viajantes de longa data, que já viram de quase tudo e passaram por quase tudo, aprendendo alguns macetes capazes de tornar a experiência mais positiva e proveitosa.

Imagem 1 - Chamada

 

Se você já é um viajante frequente, pode conhecer algumas ou todas essas dicas. Mas os iniciantes ou intermediários na arte de viajar vão se surpreender com pelo menos um desses itens.

1. Fotografe seus documentos

Uma das piores coisas que podem acontecer a quem viaja é perder os documentos. Seja por descuido, roubo ou furto, você vai recuperar dados importantes muito mais facilmente se tiver imagens detalhadas da identidade, do passaporte e das passagens, com seus respectivos números identificadores, códigos, datas e horários à mão. Envie-os por e-mail apenas como garantia; o ideal é manter as imagens no seu celular, para consulta imediata.

Imagem 2

2. Conheça o assento para sofrer menos com turbulências

O truque é bem simples: escolha os assentos que ficam perto das asas do avião. Eles sofrem menos os efeitos da trepidação, típicos da turbulência, porque estão numa parte da aeronave cuja estrutura é mais reforçada, exatamente para sustentar as asas. Aproveite esta dica e tenha uma viagem mais tranquila.

Imagem 3

3. Escolha um assento de janela

Primeira vantagem: o carrinho de bebidas e lanches não irá te incomodar quando passar. Outra: a aeromoça não terá de se debruçar sobre você para alcançar o passageiro do meio ou o da janela na hora de entregar ou pegar alguma coisa. E, por fim, você terá a chance de apreciar a vista e, é claro, tirar fotos espetaculares.

Imagem 4

4. Aprenda um pouco da língua local

Se você chegar ao país de destino sabendo algumas coisas simples e cotidianas do idioma local, além de facilitar que você seja compreendido, também despertará a simpatia deles. Essa atitude pode abrir algumas portas e dar acesso a oportunidades que normalmente você não teria. Afinal, quem não aprecia o esforço de um estrangeiro tentando falar a nossa língua e dizer coisas que a gente está acostumado a ouvir de nossos amigos, familiares e colegas de trabalho, nunca de um turista?

shutterstock_163637912

5. Evite trabalhar durante a viagem

Viajantes experientes até fizeram isso algumas vezes, mas não vale a pena: se você se propõe a visitar um país estrangeiro, faça apenas isso. Dedique-se de corpo e alma à experiência de imersão na cultura, na história e no contato com as pessoas. Resolva seus problemas de trabalho antes da viagem, e, quando partir, vá completamente livre, com tempo disponível para viver todos os momentos e surpresas que só uma viagem tranquila pode proporcionar.

Imagem 5

6. Informe-se sobre diferenças culturais

O lugar para aonde você está indo mede a temperatura em graus Celsius ou Fahrenheit? O sistema de unidades é o métrico ou o inglês? Você pode beijar as mulheres no rosto ou isso será considerado desrespeitoso? Qual a prática de gorjetas? Alguns países podem ser muito diferentes em detalhes que, à primeira vista, parecem pequenos, mas que, na hora de uma gafe, podem assumir proporções indesejáveis.

Imagem 6

7. Encontre alternativas econômicas

O maior segredo de quem não nasceu rico é o talento – ou a paciência – de procurar as melhores ofertas, a temporada mais vantajosa, as oportunidades menos conhecidas, sem abrir mão das características fundamentais que lhe interessam. Seu sonho pode ser um balneário paradisíaco na Ásia, mas, às vezes, a viagem a um balneário paradisíaco semelhante na América Central pode sair por um terço do preço em outra época do ano. Pesquise, pesquise, pesquise e procure alternativas semelhantes mais em conta.

Imagem 7

8. Não deixe o tempo ruim arruinar a viagem

Quem já viajou muito sabe que dias perdidos pelas mudanças climáticas podem acontecer quando menos se espera. Você chega no lugar há tanto esperado e… balde de água fria: está chovendo. Mas nem tudo está perdido. Não dá pra fazer aquele passeio ao ar livre? Vá para um café, bar ou restaurante e, se for do tipo extrovertido, converse com as pessoas. Com sorte, vai acabar descobrindo opções interessantes de programas para fazer mesmo durante a chuva. Você também pode alugar um carro e ir para aonde o sol está. Pesquise na internet a localidade mais próxima onde o tempo está bom dentro de um raio de 50 ou 100 km, e bom passeio!

Imagem 8

Mas a melhor dica mesmo para se tornar um viajante experiente é: viaje mais! Quer pôr essas e outras técnicas em prática? O momento é agora! Escolha seus pacotes, veja as melhores opções de passagem e boa viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.