É comum viajarmos para todos os cantos do planeta e não lembrarmos que existem os patrimônios da humanidade da Unesco, que podem ser culturais, naturais ou mistos, e hoje somam incríveis 1.007 itens!
Como é bem difícil visitar todos, indicamos aqui alguns deles para que o viajante CI não perca a oportunidade de conhecer algumas dessas referências mundiais de beleza natural e riqueza cultural.
Também conhecida como Hierapolis, é mundialmente famosa por suas piscinas naturais de águas termais, que formam um dos cenários mais surreais do planeta. A água, azul-turquesa, origina-se das fontes situadas numa encosta a quase 200 metros de altura, dando para a planície abaixo. As piscinas lembram cascatas petrificadas, camada sobre camada. Além das piscinas naturais, o visitante verá ruínas de termas, templos e outros monumentos gregos.
2. Canadian Rocky Mountains (Canadá)
São alguns parques nacionais encostados um no outro: Banff, Jasper, Kootenay e Yoho, além do Mount Robson, Mount Assiniboine e o Hamber Provincial Park, repleto de picos montanhosos, glaciares, lagos, quedas d’água, cânions e cavernas calcárias. Tudo isso junto forma uma paisagem inacreditavelmente bela e variada, que parece saída de um conto de fadas.
3. Tongariro National Park (Nova Zelândia)
Trata-se da primeira área inscrita na Lista dos Patrimônios Mundiais sob a categoria de paisagens culturais, em 1993. As montanhas no centro do parque têm significado cultural e religioso para os maoris, povo original da Nova Zelândia. Elas simbolizam os elos espirituais entre a comunidade e o meio ambiente. O parque tem vulcões ativos e também extintos, uma rica variedade de ecossistemas e paisagens belíssimas!
4. Yosemite National Park (EUA)
São vales, cachoeiras, lagos, desfiladeiros de granito, rios e uma enorme biodiversidade. Entre 600 e 4.000 metros de altitude, distribui-se uma incrível diversidade de flora e fauna. As características geológicas do parque proporcionam um espetacular pano de fundo para as pradarias e florestas de sequoias gigantes. Um cenário absolutamente único e deslumbrante.
5. Santuário Histórico de Machu Picchu (Peru)
Na porção leste dos Andes, a uma altitude de 2.400 metros, no topo de uma montanha coberta por florestas tropicais que engloba a bacia superior do Amazonas, fica a chamada “cidade perdida dos Incas”, assentamento pré-colombiano extraordinariamente bem conservado. Trata-se, provavelmente, da mais impressionante expressão urbana do Império Inca em seu auge: muralhas gigantes, terraços e rampas parecem ter sido cortados pela própria natureza diretamente nas rochas escarpadas.
6. Termas Romanas de Bath (Inglaterra)
Fundadas pelos romanos como um conjunto de termas semelhantes aos atuais spas, Bath se tornou um importante centro da indústria de lã na Idade Média. No século 18, sob o reinado de George III, tornou-se uma cidade movimentada, rica e elegante, com palácios neoclássicos em estilo paladino, que se misturaram harmoniosamente com as termas.
7. Ibiza, Biodiversidade e Cultura (Espanha)
Um dos melhores exemplos de interação harmoniosa entre o mar e a costa, Ibiza é uma comunidade autônoma das Ilhas Baleares, quase 80 quilômetros a leste da Espanha, famosa por suas festas, boates e praias, mas que abriga também uma enorme biodiversidade marinha e muita história. Os sítios arqueológicos de Sa Caleta e Puig des Molins são testemunhas do importante papel desempenhado pela ilha na economia do Mediterrâneo no passado pré-histórico. A Cidade Alta (Alta Vila) é um belíssimo exemplo da arquitetura militar renascentista, que teve profunda influência nas fortificações que os espanhóis iriam construir nas colônias do Novo Mundo.
8. Palácio e Jardins de Versailles (França)
O Palácio de Versalhes foi a residência principal dos reis franceses desde Luís XIV até Luís XVI. Melhorado constantemente por muitas gerações de arquitetos, escultores, decoradores e paisagistas, foi por mais de um século o modelo ideal de residência real em toda a Europa.
Quantos desses patrimônios da Unesco você já conhece? Quantos quer conhecer? É só escolher e começar a planejar seu Mochilão!