Oito patrimônios mundiais que você não pode deixar de conhecer

É comum viajarmos para todos os cantos do planeta e não lembrarmos que existem os patrimônios da humanidade da Unesco, que podem ser culturais, naturais ou mistos, e hoje somam incríveis 1.007 itens!

Como é bem difícil visitar todos, indicamos aqui alguns deles para que o viajante CI não perca a oportunidade de conhecer algumas dessas referências mundiais de beleza natural e riqueza cultural.

1. Pamukkale (Turquia)

Imagem_1

 

Também conhecida como Hierapolis, é mundialmente famosa por suas piscinas naturais de águas termais, que formam um dos cenários mais surreais do planeta. A água, azul-turquesa, origina-se das fontes situadas numa encosta a quase 200 metros de altura, dando para a planície abaixo. As piscinas lembram cascatas petrificadas, camada sobre camada. Além das piscinas naturais, o visitante verá ruínas de termas, templos e outros monumentos gregos.

2. Canadian Rocky Mountains (Canadá)

Imagem_2

São alguns parques nacionais encostados um no outro: Banff, Jasper, Kootenay e Yoho, além do Mount Robson, Mount Assiniboine e o Hamber Provincial Park, repleto de picos montanhosos, glaciares, lagos, quedas d’água, cânions e cavernas calcárias. Tudo isso junto forma uma paisagem inacreditavelmente bela e variada, que parece saída de um conto de fadas.

3. Tongariro National Park (Nova Zelândia)

Imagem_3

Trata-se da primeira área inscrita na Lista dos Patrimônios Mundiais sob a categoria de paisagens culturais, em 1993. As montanhas no centro do parque têm significado cultural e religioso para os maoris, povo original da Nova Zelândia. Elas simbolizam os elos espirituais entre a comunidade e o meio ambiente. O parque tem vulcões ativos e também extintos, uma rica variedade de ecossistemas e paisagens belíssimas!

4. Yosemite National Park (EUA)

Imagem_4

São vales, cachoeiras, lagos, desfiladeiros de granito, rios e uma enorme biodiversidade. Entre 600 e 4.000 metros de altitude, distribui-se uma incrível diversidade de flora e fauna. As características geológicas do parque proporcionam um espetacular pano de fundo para as pradarias e florestas de sequoias gigantes. Um cenário absolutamente único e deslumbrante.

5. Santuário Histórico de Machu Picchu (Peru)

Imagem_5_Chamada

Na porção leste dos Andes, a uma altitude de 2.400 metros, no topo de uma montanha coberta por florestas tropicais que engloba a bacia superior do Amazonas, fica a chamada “cidade perdida dos Incas”, assentamento pré-colombiano extraordinariamente bem conservado. Trata-se, provavelmente, da mais impressionante expressão urbana do Império Inca em seu auge: muralhas gigantes, terraços e rampas parecem ter sido cortados pela própria natureza diretamente nas rochas escarpadas.

6. Termas Romanas de Bath (Inglaterra)

Imagem_6

Fundadas pelos romanos como um conjunto de termas semelhantes aos atuais spas, Bath se tornou um importante centro da indústria de lã na Idade Média. No século 18, sob o reinado de George III, tornou-se uma cidade movimentada, rica e elegante, com palácios neoclássicos em estilo paladino, que se misturaram harmoniosamente com as termas.

7. Ibiza, Biodiversidade e Cultura (Espanha)

Imagem_7

Um dos melhores exemplos de interação harmoniosa entre o mar e a costa, Ibiza é uma comunidade autônoma das Ilhas Baleares, quase 80 quilômetros a leste da Espanha, famosa por suas festas, boates e praias, mas que abriga também uma enorme biodiversidade marinha e muita história. Os sítios arqueológicos de Sa Caleta e Puig des Molins são testemunhas do importante papel desempenhado pela ilha na economia do Mediterrâneo no passado pré-histórico. A Cidade Alta (Alta Vila) é um belíssimo exemplo da arquitetura militar renascentista, que teve profunda influência nas fortificações que os espanhóis iriam construir nas colônias do Novo Mundo.

8. Palácio e Jardins de Versailles (França)

Imagem_8

O Palácio de Versalhes foi a residência principal dos reis franceses desde Luís XIV até Luís XVI. Melhorado constantemente por muitas gerações de arquitetos, escultores, decoradores e paisagistas, foi por mais de um século o modelo ideal de residência real em toda a Europa.

Quantos desses patrimônios da Unesco você já conhece? Quantos quer conhecer? É só escolher e começar a planejar seu Mochilão!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.