Os 25 fatos mais curiosos sobre Paris, pra ver no aniversário da CI

1

Você acha que conhece tudo sobre a querida cidade luz? Quer saber porque ela tem esse “apelido” interessante? E o nome original, será que era Paris realmente? A cidade sempre foi a capital da França? Estas e muitas outras curiosidades você vai ver no especial sobre Paris, no ritmo dos 25 anos da CI, confira abaixo.

#1 Ponte Nova velha?

Apesar de seu nome Pont Neuf (Ponte Nova), ela é a mais antiga das pontes de Paris, e foi a primeira estrada a beneficiar pavimentos que separam pedestres e tráfego.

2

#2 Transformada em ciclovia

Paris foi convertida a partir de uma “tirania dos táxis para a cidade das bicicletas”, diz Elizabeth Pineau da Reuters. Tendo poucas ciclovias e poluição significativa, a cidade começou a virar as coisas ao redor, no final dos anos 90. Hoje tem mais de 440 km de ciclovias.

3

#3 Mesinhas em todo canto

A capita da França tem o maior número de melhores restaurantes do mundo, já reparou?

4

#4 O 1º nome 

Você sabia que a cidade de Paris já teve um outro nome? Ele foi dado à cidade pelos romanos quando chegaram, que não passava de uma vila de pescadores. Como o rio Sena cobria a vila ao encher e deixava tudo coberto de lama, deram o nome Lutetia, significa “lama” em latim.

5

#5 O berço de Paris

Quando você anda pela Ile de la Cité, admirando a Catedral de Notre-Dame ou a Pont Neuf, dê uma olhada ao redor e tentar imaginar o que deve ter sido em 53 a.C., quando Júlio César e suas tropas entraram na pequena ilha.

6

#6 As horas lá no alto

O grande relógio do obelisco da Concord que indica o tempo internacional, se tornou o maior relógio do mundo

7

#7 Quanto pesa a Torre?

A Torre Eiffel é um monumento de manutenção complexa. Você sabia que ela pesa cerca de 7.000 toneladas e usa cerca de 50 toneladas de pintura a cada sete anos? A torre foi originalmente destinada a ser desmontada e vendida como sucata após a sua construção.

8

#8 Visitadíssima 

Todos anos, 44 milhões de turistas visitam Paris e os seus arredores na França.  A cada ano, tem se tornado a cidade mais visitada do mundo.

9

#9 Mais mais

As principais atrações de Paris são a Disneyland Paris com 15 milhões de visitantes por ano, e a Catedral de Notre Dame, com 13,6. Depois, vem a Sacre Coeur (10,5), o Museu do Louvre (8,8). A Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões ao lado do Palácio de Versalhes.

10

#10 A 2ª Capital

Nos tempos romanos, a capital da França era Lyon, mas Paris tomou seu posto em 508. Permaneceu assim até hoje, com uma pausa de quatro anos durante a ocupação alemã na 2ª guerra

11

#11 Meteorologia na igreja?

A Tour Saint Jacques é o ex-campanário da igreja de Saint-Jacques, construído no século 16, mas de estilo gótico. Quando a igreja foi desmantelada em 1802, decidiu-se manter o campanário que já foi convertido para uma estação meteorológica.

12

#12 Ranking de temperaturas

Calor escaldante e frio intenso tornaram-se uma parte da história dos climas de Paris. A temperatura mais quente registrada chegou em 28 de julho de 1948 a 40,4 °C, e os parisienses seguramente ficaram empacotados em 10 de dezembro de 1879, quando a temperatura caiu para -23,9 ° C.

13

#13 C’est fashion

Paris é a capital mundial das compras e da moda com Chanel, Dior, Louis Vuitton, Yves Saint Laurent, entre muitas outras marcas top.

14

#14 Brilhantes

Apelidado de “cidade das luzes”, as luzes na verdade refere-se ao número de intelectuais que vivem lá.

15

#15 Metrô

Paris tem o sexto metrô mais usado no mundo com mais de 1,5 bilhões de passageiros.

16

#16 Casinhas raras

Existem poucas casas da Idade Média que podem ser encontrados em Paris. Duas delas podem ser vistas na Rue François Miron no Marais (4 arrondissement) e datam do século 15.

17

#17 Chama de NY

No lado sul da praça no início da avenida de Nova York, ergue-se um modelo dourado em tamanho real da chama realizada pela Estátua da Liberdade em Nova York. Foi um presente para a cidade para o 100 º aniversário do International Herald Tribune.

18

#18 Compartilhada em 20!

A cidade luz é dividida em 20 “arrondissements” que são numerados de 1 a 20. O primeiro distrito de todos contém o Ile de La Cite, o Louvre e Tuileries Gardens.

19

#19 Os Bretons

Há mais Bretons (De Britanny) em Paris do que na Bretanha.

20

#20 Catedral requisitada

Todos os anos, aproximadamente 13 milhões de fiéis e turistas visitam a Catedral de Notre Dame. Sob uma lei de 1905, Notre Dame pertence ao governo francês, mas a Igreja Católica tem o direito exclusivo de usá-la.

21

#21 Demografia

20% dos franceses vivem na região parisiense.

22

#22 Louvre

Eis o Museu do Louvre, o mais famoso acervo do mundo inteiro. Ele guarda mais de 35.000 obras de arte, para serem consumidas com moderação.

23

#23 Pantheon

O impressionante edifício era originalmente uma igreja dedicada a padroeira de Paris Santa Genoveva e foi o lugar de descanso de famosos escritores e filósofos como Victor Hugo, Voltaire e muitos mais.

24

#24 Les Invalides

O complexo foi fundado em 1675 por Louis XIV para abrigar militares veteranos e deficientes da guerra, de quem recebe o seu nome, “Invalides”.

25

#25 Museu de Orsay

Bem conhecido por sua coleção de pinturas impressionistas e pós-impressionista, o museu também abriga uma fabulosa coleção de artes decorativas e mobiliário luxuoso da Terceira República (1900).

26

O que te surpreendeu mais? Se você conhece fatos legais e curiosos a respeito de Paris que não estão na nossa lista, deixe em seu comentário.  Entre no clima do aniversário de 25 anos da CI.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.