Os 4 desertos mais bonitos do mundo

O que não falta pelo mundo são lugares incríveis e paisagens surpreendentes. Alguns dos destinos mais impressionantes foram formados depois de passar por grandes transformações climáticas naturais. Este é o caso da maioria dos desertos ao redor do mundo.

Confira aqui alguns dos desertos que passaram pelas maiores transformações e se tornaram os mais bonitos e inusitados do planeta.

 1. Painted Desert – Arizona, Estados Unidos.
Localizado no estado do Arizona, nos Estados Unidos, o Painted Desert é um deserto seco, composto por rochas que apresentam diferentes colorações em traços horizontais, fazendo dessa paisagem uma obra de arte que parece realmente apenas faltar uma moldura. Mas, ele nem sempre foi assim. Especialistas acreditam que, há milhões de anos atrás, essa área era uma vasta floresta composta por rios, matas, e rica biodiversidade, e por isso, já foram encontrado diversos troncos petrificados e fósseis de mais de 225 milhões de anos.

O deserto possui mais de 19 mil km² e se estende entre dois parques diferentes, o Grand Canyon National Park e o Petrified Forest National Park. A maior parte é ocupada por reservas indígenas protegidas, fazendo o tráfego de veículos motorizados ser muito controlado. Mas existem áreas específicas para visitantes praticarem caminhadas e escaladas.

blog1

 

2. Pinnacles Desert – Western Austrália.
Se você está passeando ou estudando na cidade de Perth, na Austrália, vale muito a pena reservar um dia para fazer uma viagem até o Pinnacles Desert. A apenas 245 km de Perth, o Nambung National Park tem uma das paisagens desérticas mais inusitadas do mundo. Composto por areia amarelada e rochas esculpidas verticalmente com até 3 metros de altura (os chamados Pinnacles), o deserto vem sendo modificado pela ação do tempo há milhões de anos. Estudos provaram que, eras atrás, essa era uma área rica em vida marinha. Alguns dos materiais que compõe os Pinnacles vieram de conchas e se você olhar eles bem de perto vai perceber que a textura até lembra as de corais do fundo do mar.

Visitantes podem fazer um tour caminhando pelas trilhas ou de carro. Se optar por ir a pé, leve bastante água pois as temperaturas da região são bem altas. E se preferir fazer o trajeto de carro, tome cuidado, cangurus costumam cruzar as estradas de repente!

blog2

3. Salar de Uyuni – Bolívia.
Já ouviu falar no deserto de sal? Com 10.582 km², o deserto Salar de Uyuni, na Bolívia, é a maior planície de sal do mundo. Mas, como todo esse sal foi parar lá? Há mais ou menos 40 mil anos, essa área era um enorme lago pré-histórico chamado de Michin. Quando o lago secou, dois grandes desertos de sal foram formados. Estima-se que o deserto contenha 10 bilhões de toneladas de sal e que 25 mil sejam extraídas todos os anos.

Durante o inverno, a planície de sal dá a impressão de ser totalmente composta por neve e gelo, ainda mais por se encontrar próximo à base da Cordilheira dos Andes.Jádurante o verão, o degelo e as chuvas o transformam em um espelho quase que perfeito e formam uma paisagem de céu infinito magnífica.

blog3

4. Deserto do Sahara – Marrocos.
E é claro que o maior e mais quente deserto do mundo não poderia ficar de fora dessa lista. Além de ser cheio de peculiaridades interessantes, oSahara é um dos mais bonitos e impressionantes do mundo. Devido às ações de fortes ventos, o deserto do Sahara está em constantemente movimento, por isso, você nunca irá encontrar a mesma formação de dunas duas vezes.

Mas, a maior transformação do deserto foi durante a última era do gelo. Antes do período glacial, o Sahara era uma densa e úmida floresta tropical.

Este é um dos fatores que o torna um dos desertos mais ricos do mundo. Com diversos depósitos minerais considerados valiosos, governos locais e internacionais patrocinam diversas expedições arqueológicas com o objetivo de encontrar novos tipos de minério e até mesmo fosseis de dinossauros. Ossos de quinhentos milhões de anos atrásjá foram encontrados em algumas regiões.

blog4

Ficou com vontade de cair no mundo e conhecer esses destinos inusitados? Confira os roteiros de Mochilão® da CI que passam por alguns desses desertos, como o Peru & Salar de Uyuni com duração de 10 noites, ou o Marrocos e Sahara Adventure de 6 e 9 noites, e embarque para experiências inesquecíveis.

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.