Os 5 países favoritos dos intercambistas

Quem decide fazer um intercâmbio quer, acima de tudo, se aperfeiçoar culturalmente. Pode ser o aprimoramento de uma língua, a troca de culturas, um passeio pela história de cada país ou o sempre rico contato com o novo. Na hora de escolher o destino, é necessário levar em conta o seu objetivo e cair no mundo sem medo. A maioria dos estudantes deseja aprender a falar a língua mais usada no mundo, o inglês. São mais de 1,5 milhão de pessoas que viajam por ano com essa meta. Por isso, os destinos mais procurados na CI são Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. É o que revela um estudo da Association of Language Travel Oganizations. A Espanhatambém entra na lista de favoritos, mas o motivo é outro: o país europeu tem a nossa cara, uma língua parecida com o português, um povo festeiro e receptivo, além (é claro!) da riqueza histórica. Por isso, neste post, vamos ver um pouco de cada um desses países. Seja qual for sua escolha, nossa recomendação é aproveitar ao máximo tudo de melhor que o país tiver a oferecer. Você vai voltar com a certeza de que viajar é o melhor investimento! A jovialidade da Austrália

1

O sexto maior país do mundo é uma deliciosa mistura dos pontos fortes europeus, como as artes e a gastronomia, e a jovialidade e qualidade de vida de uma ilha agradável e até um pouco “abrasileirada”. As belezas exóticas da Austráliavão das florestas tropicais aos desertos e das praias aos montes nevados. Paisagens que merecem ser exploradas. Isso sem falar da famosa barreira de corais que ocupa dois mil quilômetros ao longo da costa. A população jovem, formada por mais de 20% de estrangeiros, é multicultural e recebe muito bem os viajantes – por isso o país é tão procurado por mochileiros e intercambistas. O governo incentiva a imigração, em virtude do baixo crescimento populacional. Para quem vai estudar, há boas opções de programas com cursos de idioma, high school e estágios. Diferentemente do que muita gente pensa, a capital não é Sydney, mas Canberra. A maior cidade, sim, é Sydney, onde a vida ao ar livre é a proposta da maioria dos moradores. Além das 40 praias, a metrópole sydneysider também oferece diversão em parques, museus, bares, baladas, pubs e restaurantes para todos os gostos. Por lá ficam os principais cartões-postais australianos, como a Sydney Opera House e a ponte Harbour. Mas o agito também é famoso em Melbourne, Perth, CamberraPara viajar com a CI Seja para estudar, trabalhar ou passear, a Terra do Canguru recebe os viajantes de braços abertos:

O multicultural Canadá

2

A excelente qualidade de vida em Vancouver, a grande e cosmopolita população de Torontoe o charme de Quebece Montreal são alguns dos atrativos do Canadá, um dos países mais procurados para intercâmbio. Além disso, o governo não impõe dificuldades para quem deseja entrar para estudar, trabalhar e praticar esportes. Outra boa notícia é que você também pode aprender duas línguas ao mesmo tempo: inglês e francês! Sabe por quê? O Canadá foi colonizado pela França e pela Inglaterra– e até hoje as duas línguas são oficiais no país. Então, vale aproveitar tantas oportunidades e ganhar ainda mais conhecimento! Inusitada, a famosa Montreal fica em uma ilha juntamente com outros 28 municípios, com mais de 3,5 milhões de habitantes. O acesso ao continente é feito por um túnel e 15 pontes. Agitada, tem uma vida cultural intensa e descolada – por lá rolam famosos festivais. Por causa do frio rigoroso (as temperaturas podem cair a -40ºC), existe até uma “cidade subterrânea”. Trata-se de um subsolo com 29 km de galerias e mais de duas mil lojas ligadas pelo metrô. Toronto, por sua vez, é onde acontece a mistura mais interessante. Em cada rua é possível ouvir um idioma diferente. A diversidade vem dos estrangeiros que vivem por lá: mais de 40% dos habitantes. Apesar de populosa e de ser o centro financeiro do país, é uma das cidades mais seguras do continente! Já em Vancouver, o lema é a saúde! Cheia de universitários e jovens que respiram esportes, tem competições e muitas opções para uma vida saudável. Não é à toa que foi eleita algumas vezes a melhor cidade do mundo para viver. Para viajar com a CI O forte do Canadá para intercâmbio é o ensino de qualidade. E boas opções para aprender e se encantar com o país não faltam:

Espanha: sinta-se em casa!

3 O povo festeiro, a vida noturna agitada, o gosto pela boa comida, os aperitivos no bar, a mistura de culturas e a língua parecida com a nossa fazem com que os brasileiros possam se sentir em casa na Espanha. Não bastasse tudo isso, o país tem qualidade de ensino, bolsas de estudo e renomadas universidades. Para quem deseja fazer um curso rápido de idiomas que não ultrapasse 90 dias, não é nem necessário tirar visto. Mas, se você pretende ficar mais, é preciso procurar o consulado espanhol e apresentar uma série de documentos exigidos. A Espanha respira cultura. Museus, monumentos, arquitetura antiga, teatro, arte e muito mais. Sobram opções de passeios e conhecimento. Só não se esqueça da siesta, tradicional hábito espanhol de cochilar à tarde. O sono vespertino é sagrado até para o comércio, que fecha suas portas depois do almoço para ao menos duas horinhas de descanso. E para quem quiser curtir, a noite não decepciona. As festas e casas noturnas são famosas pelo mundo, como as de Ibiza. A boêmia de Madri também é conhecida por suas áreas modernas com bares descolados, cheios de jovens até o amanhecer. Barcelona é uma das mais cosmopolitas cidades europeias e de um astral incansável. Em contrapartida, Sevilha, onde nasceram as touradas e o flamenco, apesar da grandiosidade, tem ares de cidade do interior, com centro histórico, praças, ruelas e vilas. Enfim, tem Espanha para todo mundo e para todos os gostos! O espanhol é uma das cinco línguas mais faladas do mundo! Corra para aprender o idioma e aproveite as atrações locais por meio dos seguintes programas:

Estados Unidos para todos

4

Não é à toa que a terra do Tio Sam está entre as mais procuradas pelos jovens do mundo todo que desejam fazer intercâmbio. Não faltam atrativos para os mais diversos turistas e estudantes. Nada como fazer compras, trabalhar e curtir a noite em Nova York; tirar um lazer na paradisíaca Miami; voltar a ser criança nos parques temáticos de Orlando; divertir-se na capital do entretenimento Los Angeles; conhecer os exóticos Deserto de Nevada, Grand Canyon e a fervilhante Las Vegas. Cada local tem um encanto diferente e oferece uma infraestrutura aos visitantes de dar inveja. Tudo isso sem falar da importância econômica, política e cultural dos Estados Unidos no cenário global. O país proporciona ótimas oportunidades de trabalho e estágio remunerado, além de cursos de inglês e excelentes universidades. Há programas para todas as idades e objetivos. Aqueles que embarcarem, com certeza, farão um investimento para a vida toda! Há programas de intercâmbio para qualquer idade! A CI tem diversas opções para quem quer trabalhar, estudar ou se divertir em terras norte-americanas:

Inglaterra de contrastes

5

A Inglaterra é carregada de cultura e tradições, mas o país não parou no tempo e é também muito moderno. Quem passeia pelas ruas de Londres, a capital, percebe que a cidade está enraizada no passado, mas ao mesmo tempo é muito contemporânea no jeito de viver e recebe pessoas do mundo todo.

Para quem deseja fazer um intercâmbio, a Inglaterra é ideal. Possui mais de três mil instituições de ensino, dentre elas, universidades bastante conceituadas, como Oxford e Cambridge. Por isso, o país é uma boa escolha para aprender ou aperfeiçoar o inglês. E o resultado é um sotaque britânico que é puro charme!

Os cartões-postais famosos estão em Londres: o Westminster (Casa do Parlamento) e o Big Ben, o Palácio de Buckingham (morada oficial da monarquia). O estilo de vida londrino é encantador. Nada como o povo elegante, inteligente e de humor irônico que sabe dosar o tempo necessário para o trabalho e para a família, para os passeios pelo parque, jantares em restaurantes e aperitivos nos famosos pubs.

Uma boa dica: o transporte público inglês é bastante eficiente. Muitos londrinos preferem deixar o carro na garagem e sair a pé. O metrô tem 408 quilômetros de extensão, cobrindo uma enorme malha, e é bem sinalizado. Você não vai se perder. Há ainda a opção de pegar um charmoso black cab (táxi) ou os ônibus de dois andares (double decker). Mas se você quiser alugar carro, cuidado na hora de dirigir! O volante fica do lado direito e as mãos das ruas são invertidas.

Para viajar com a CI

Quem quiser aprender inglês, estudar nas conceituadas instituições britânicas ou só mesmo conhecer o país, há programas de:

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.