Os caminhos de Santiago

Uma das coisas que mais fazemos quando vamos para outro país é andar. Bater perna é o principal mandamento do viajante, certo? E quando essa caminhada se torna a própria viagem?

Para quem gosta de andar pelo mundo, o melhor passeio é fazer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

A rota feita pelos peregrinos passa pela Espanha e uma série de outros países da Europa, até chegar à cidade de Santiago de Compostela, onde existem algumas relíquias atribuídas ao apóstolo Santiago, o maior. Durante a Idade Média, o caminho foi feito por milhares de pessoas e acabou caindo no ostracismo por algum tempo, até que, desde o século passado, voltou a ser frequentado por milhares e milhares de pessoas.

O caminho possui títulos expressivos como Patrimônio da Humanidade, Itinerário Cultural Europeu e o título honorífico de Calle Mayor da Espanha (ou a maior rua da Espanha).

O caminho de Santiago entrou na história cerca de doze anos atrás, quando foram encontrados restos mortais do apóstolo São Tiago. Se você prestar atenção, o nome da cidade é a junção de São + Tiago (= Santiago).

O caminho mais famoso é o Caminho Francês, que passa pela França, obviamente, e chega à Espanha pelo nordeste.

Um dos atrativos do caminho são as “Flechas Amarillas” (Flechas Amarelas) que guiam o peregrino que não possui um roteiro traçado. Se perder no Caminho de Santiago é difícil, por causa delas.

Você Sabia? As flechas foram colocadas por peregrinos para ajudar outros peregrinos. Em alguns albergues, durante o caminho, é possível encontrar uma fita amarela. Caso você veja durante o percurso que alguma flecha não está visível, pode ajudar outros peregrinos a manter o caminho sempre sinalizado utilizando uma dessas fitas.

Quando o Caminho de Santiago cruza cidades grandes, como Pamplona, é que o peregrino tem mais dificuldades para seguir as setas, já que é mais difícil encontrá-las. Algumas estão pintadas nos meios-fios, outras em caixas de correios, em postes, etc.

Mas mesmo assim, havendo dúvidas, basta perguntar à primeira pessoa que encontrar, que você será bem informado. Os espanhóis são muito solícitos e prestativos, especialmente com os peregrinos e com os ciclistas.

Você pode fazer o caminho de diversas formas: a pé, de bicicleta, a cavalo e passar por várias cidades da Europa. Na CI, você pode montar seu roteiro com o Mochilão CI.

E aí, topa bater uma perna por aí? 🙂

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.