Os livros infanto juvenis que já são febres mundiais

Hoje em dia é muito comum ouvir as pessoas mais velhas dizendo que os jovens não leem mais. Bem, a gente não concorda. A prova disso são os livros de ficção infanto juvenil que viraram a nova febre de crianças, adolescente e até de adultos. A moda estourou com séries como Harry Potter e Crepúsculo, e depois de caírem no gosto da galera, não pararam de surgir novos autores com histórias super bem boladas envolvendo ficção, romance, ação e muita criatividade. Vamos falar aqui de alguns que estão em alta e outros que são promessas de sucesso.

 

Jogos Vorazes (The Hunger Games)

Já está todo mundo na maior expectativa para ver o 1º filme da saga que estreia esse mês. A história da escritora americana Suzanne Collins fala sobre um futuro pós apocalíptico bem diferente do que conhecemos hoje em dia. O livro se passa em um país chamado Panem, que antigamente era os EUA. O país é divido em 12 distritos e é governado por apenas uma cidade, chamada Capital. Na história do 1º livro, também chamado Jogos Vorazes, a protagonista Katniss Evergreen entra em uma competição que leva o mesmo nome do livro. Esta competição consiste em uma batalha que é transmitida anualmente pela TV onde um menino e uma menina de cada distrito, de 12 a 18 anos, devem gladiar entre si até sobrar apenas um vencedor.

Claro que não se trata só de uma história de lutas, o livro aborda temas profundos da sociedade e das pessoas, como os instintos de sobrevivência e auto-preservação, os valores deturpados, a violência, a decadência e as consequências de traumas que as pessoas passam durante as vida. Na história também há toda uma questão sentimental entre os participantes e estratégica para ganhar a simpatia dos telespectadores dos jogos. A gente não vai dar spoilers aqui (ou seja, adiantar o que acontece no livro e acabar com toda a graça), é só para deixar vocês curiosos. O 2º livro da trilogia é o Em Chamas e o 3º se chama A Esperança. Vale dar uma olhada no trailer do filme para já entrar no clima desta história superenvolvente.

Veja o trailer aqui.

 

Feios (Uglies)

Na ficção futurista de Scott Westerfeld, o mundo que conhecemos hoje foi completamente destruído e todas as pessoas, devido a antigas rixas e inveja, são todas iguais. Isso é, todas igualmente feias. Pelo menos até os 16 anos, que é quando todos os moradores de Vila Feia ganham um presente bem diferente do governo: uma cirurgia plástica completa que consiste em troca de pele, enxerto de lábios e olhos e uma troca completa de ossos mais leves e resistente para torná-los pessoas perfeitas. Após a cirurgia, as pessoas são aceitas em Nova Perfeição, a sociedade dos Perfeitos.   É por esta data que a protagonista Tally Youngblood aguarda ansiosamente. Bem, pelo menos era, até ela conhecer Shay, uma adolescente que, diferente dela e da maioria, não quer se tornar perfeita. É aí que se enriquece todo o enredo da história, porque, de acordo com Shay, tornar todos bonitos faz com que todos sejam igualmente artificiais e mecânicos, pois ao ver uma pessoa perfeita, você reage somente à sua simetria e beleza, e não ao que há por dentro.  Em uma análise sociológica, seria apenas uma maneira de o governo condicionar as pessoas a uma obediência ingênua e com valores morais extremamente fúteis. Tally nunca tinha pensado por esse ponto de vista e então começa o dilema da história, que mistura ficção, sociologia e um final surpreendente.

 

A história não para por aí. Scott Westerfeld ainda escreveu para a série os livros Perfeitos (Pretties), e os 3 que ainda não lançados no Brasil: Specials, Extras e Bogus to Bubbly: An Insider’s Guide to the World of Uglies

Os fãs também estão na expectativa do filme, mas por enquanto, ainda não tem muitas informações relevantes.

 

 

Jogos Vorazes e Feios são os que estão bombando, mas qual é a aposta para nova febre?

 

Os Instrumentos Mortais

Criado em 2007 e lançado no Brasil somente em 2010, Os Instrumentos Mortais é a série escrita pela norte americana Cassandra Clare, que também é conhecida pelos seus fanfics de Harry Potter, e tem alcançado um sucesso maior ano após ano e livro após livro.

No 1º livro da saga, Cidade dos Ossos, é apresentada a protagonista Clary, que ao resolver passear por uma balada de NY, testemunha um assassinato muito estranho que só ela vê. Quando o grupo de jovens responsáveis pelo crime percebe que ela pode vê-los e sabe o que houve, Clary é levada para um mundo novo que ela jamais tinha imaginado. Agora Clary já está envolvida e não pode voltar atrás. Jace, um dos caçadores, a leva até o Instituto, que é como é conhecido a casa onde todos o caçadores se encontram e somente eles podem ver, para descobrir porque a protagonista pode ver os Caçadores das Sombras (nome do clã de guerreiros que lutam para livrar a Terra de demônios). Lá, eles descobrem que há bloqueios na mente de Clary que não conseguem ser quebrados, porém ela consegue ter flashes de memória com informações muito úteis aos Caçadores das Sombras e sobre o passado da heroína da história.

Durante o enredo, além de demônios, há outros seres como vampiros e lobisomens que compõem e completam a trama para criar um ambiente de suspense e descobertas fantásticas. É uma história surpreendente de uma menina humana, um caçador de demônios e uma sociedade secreta que vão fazer de tudo para lutar contra o mal.

Mas a aventura não para por aí, Cassandra Clare já escreveu os próximos livros da saga: Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro e Cidade dos Anjos Caídos. Os próximos da lista são: Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celeste.

O filme está em negociação, mas os fãs já estão desesperados pelo seu lançamento. A ansiedade é tanta que muitos fizeram até fantraillers. Confira um aqui:

Claro que há muitas outras sagas bacanas para serem contadas e descobertas. Mas conte para a gente: qual é a sua preferida e por que?

 

Um agradecimento especial para a @LelaCastello, uma fã assumida deste estilo literário =)

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.