Os lugares mais brrrrr gelados do mundo

Quem é da região sul, sudeste e centro-oeste e de algumas cidades do norte e nordeste deve ter acordado sentindo que a temperatura deu uma boa despencada nesses últimos dias. E não é pra menos, o outono agora resolveu mostrar sua personalidade: o tempo frio, nublado e com pouco sol está reinando quase no país inteiro! No Rio Grande do Sul, por exemplo, registrou-se a temperatura de 8ºC pela manhã. Se você está todo empacotado e acha que não é possível ficar mais frio, é melhor pensar novamente: o inverno está logo aí, e tem muitos lugares pelo mundo onde talvez as pessoas nem saibam o que é sentir calor!

Vamos conhecer alguns dos pontos mais gélidos do planeta?

Oymyakon – Rússia

Imagina você morar em um lugar que é permanentemente cercado por neve, inclusive no verão? É assim nesta cidade russa. E olha que isso nem afasta muito as pessoas, Oymyakon tem mais de 210.000 habitantes, maior que muitas cidades quentes por aí. Para você ter uma noção, lá eles estão tão acostumados com o frio que as escolas e estabelecimentos só fecham quando a temperatura cai abaixo de -52ºC!

Sabe quando está bem frio e as pessoas têm que deixar o carro ligado um tempinho para ele esquentar? Então, em Oymyakon, os habitantes deixam seus veículos ligados durante boa parte do dia para conseguir fazê-los funcionar. Você deve estar pensando por que alguém resolve ir morar em um lugar como esse. A cidade, junto com Verkhoyansk e Yakutsk, faz parte de uma região que antes era conhecida como “o Anel da Morte de Stalin”. Por quê? Era um dos destinos para os exilados políticos durante o regime soviético. Talvez seja por isso que o lugar tem hoje tantos habitantes, mas vai saber, né?

Snag – Canadá

Só para te dar uma ideia do quanto o lugar é gelado: Snag é a cidade recordista da temperatura mais baixa registrada em toda a América do Norte: -63ºC em 3 de fevereiro de 1947. Snag não chega a ser uma cidade, a maioria das pessoas a consideram uma vila, já que não ultrapassa muito os 34 mil habitantes. Na verdade, foi um grande crescimento, já que na época do recorde de temperatura o lugar não abrigava mais que 8 ou 10 nativos, alguns comerciantes de peles, funcionários da estação de tempo, operadores de rádio e responsáveis pela manutenção de aeronaves que utilizavam a pista de pouso do local. É, será que tem gente que gosta de passar frio?

International Falls – EUA

Apesar de não ser o lugar mais frio dos EUA, e sim o segundo (o título é de Prospect Creek, no Alaska), International Falls ganha por manter a média de temperatura mais fria do país: entre 0 e 2 ºC. Talvez o frio constante tenha deixado as pessoas meio loucas, pois por lá eles comemoram um festival anual com eventos bem inusitados, como boliche de peru congelado, esculturas de neve e esqui à luz de velas. Bem, pelo menos elas se divertem mesmo no frio.

Vostok – Antártida

Chegamos ao lugar mais frio da Terra. Aêêêê! Bem, na verdade acho que não vale tanta animação assim, o local é frio, polar, congelante e completamente gelado. D:

Vostok fica a mais de 3.500 metros acima do mar e sua temperatura mais baixa foi registrada em 1983, com -89,2 ºC! Claro que não há muitas pessoas por lá, afinal o lugar é quase inabitável. Mas Vostok é uma área muito utilizada por pesquisadores, principalmente pelo seu lago, que tem mais de 250 km de comprimento e 50 km de largura. Ele fica 4 km abaixo da superfície gelada, e é essa crosta protetora o principal chamativo de Vostok, pois a partir do gelo do lago é possível determinar a temperatura da Terra nos últimos 500 mil anos! Agora dá para entender o que alguém pode querer em um lugar frio como esse, né?

E aí, tá achando agora que esse friozinho de agora não é nada? Conta aí nos comentários qual foi a temperatura mais baixa que você já pegou. 😀

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.