Os maiores e mais antigos metrôs do mundo

 

Em 9 de janeiro de 2013, o trecho mais antigo do metrô de Londres completa 150 anos de operações. Para aproveitar a data, nada melhor do que revisitar alguns dos sistemas de metrô mais famosos, extensos, antigos e bonitos do mundo, conhecendo um pouco mais de sua história.

Moscou

O segundo metrô mais usado do mundo é também um dos mais lindos. Quase sete milhões de pessoas usam o metrô de Moscou todos os dias, atravessando seus 305 quilômetros de túneis que chegam a atingir até 84 metros de profundidade. O metrô russo combina algumas estações insossas com outras que são magníficas, verdadeiras joias da arquitetura de influências clássicas. A estação de Komsomolskaya, por exemplo, foi construída em 1930 e continua sendo considerada uma das mais antigas e belas do mundo.

Paris

Outro sistema de metrô que faz os demais parecerem recém-nascidos, o metrô parisiense está entre os mais antigos do mundo, e completará 113 anos em julho. Sua construção reflete o bom gosto francês, que determinou a escolha do estilo Art Nouveau para as estações. A cidade mantém até hoje a sedução de muitas das estações originais, que se tornaram, desde o princípio, donas de um caráter único, imortalizado na história e até na literatura.

Londres

Como já dissemos, o metrô londrino é o mais antigo do mundo, tendo sido inaugurado em 1863. É também a maior malha metroviária em termos de extensão das linhas. Todo mundo adora o metrô de Londres porque ele é extremamente elegante e também porque, historicamente, guarda até hoje o prestígio e honra de ter protegido parte da população durante os violentíssimos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. A cidade é muito bem atendida, com um serviço confiável e um sistema de cartões magnéticos exemplar.

Nova York

O metrô de Nova York é o maior do mundo em número de estações: são 468 em operação (ou seja, não estamos contando as desativadas). Famoso por ter um dos mapas mais complexos entre os metrôs do mundo inteiro, é um pesadelo para iniciantes, mas nada que um pouco de costume não comece a remediar relativamente rápido. Apesar de seus equipamentos desgastados, estações encardidas, ratazanas gigantes e vagões lotados, continua sendo um sistema que cobre uma região imensa e que funciona o dia inteiro, todos os dias. Tem seus poréns, mas funciona.

Uma dica especial: procure a estação abandonada da Prefeitura de NYC (que você vai encontrar sob o nome de “NYC’s Abandoned City Hall Subway Station”). Ela vive fechada ao público, mas fica acessível na ocasião de um tour que é muito raro. Você pode dar sorte. Foi fechada em 1945 e só abriu uma vez aos olhos de parte privilegiada da população. Permite uma visão rara dos primeiros dias do sistema de metrô nova-iorquino e seu design de virada do século.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

  • Izabella

    Vocês não teriam uma lista com os metrôs ( não as estações ) mais novos criados???

    • Oi, Izabella! Excelente sugestão, já está anotada, ok? Obrigado! 🙂

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.