Os museus mais antigos da Europa que você ainda pode visitar

O museu mais antigo do mundo de que se tem registro existiu há cerca de 2.500 anos, na Babilônia, atual território iraquiano, e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Woolley.

Não sabemos exatamente como ele era, mas alguns dos museus mais antigos da Europa ainda existem e você pode visitá-los!

Galeria Uffizi (Itália)

1

 

 

A coleção de arte do Uffizi, em Florença, começou a ser formada no século 15 por Cosimo de Médici, e foi sendo ampliada por seus descendentes até finalmente ser doada pelos Médici “para o povo da Toscana e de todas as nações.”

Hoje, é um dos mais famosos museus especializados em pintura e escultura no mundo. Sua coleção de pintura primitiva e renascentista inclui obras-primas reconhecidas ao redor do planeta, incluindo quadros de Giotto, Simone Martini, Piero della Francesca, Fra Angelico, Filippo Lippi, Botticelli, Mantegna, Correggio, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo e Caravaggio. Mestres alemães, holandeses e flamengos também estão bem representados, com obras importantes de Dürer, Rembrandt e Rubens.

Musée des Beaux-Arts et d’archéologie (França)

Legenda: Jacob Jordaens, “Double étude d’une tête de vieillard”. Crédito: http://www.mbaa.besancon.fr/les-collections/peinture/d-872-1-3/

Localizado em Besançon, o Museu de Belas Artes e Arqueologia foi criado em 1694 quando Jean-Baptiste Boisot, um abade, cedeu sua coleção pessoal para os beneditinos da cidade com o intuito de criar um museu que ficaria aberto ao público dois dias por semana.

Hoje, a instituição é famosa por sua gigantesca coleção de arqueologia, pintura e desenhos. Entre os itens de sucesso, múmias egípcias, obras de notáveis mestres italianos, franceses e espanhóis, e mais de 5.500 desenhos recolhidos em toda a Europa.

Kunstmuseum Basel (Suíça)

Crédito: Pablo Picasso, 1905-06, Les deux frères (Os dois irmãos), óleo sobre tela, Kunstmuseum Basel. Via Wikipedia.

Originalmente uma coleção particular, a Amerbach Cabinet, nome original do acervo, foi comprada pela universidade e municipalidade da Basileia em 1661, e abriu ao público em 1671. A transação significou a abertura do primeiro museu público do mundo que ainda se encontra em funcionamento. Hoje, a coleção faz parte da rica herança histórica e cultural da cidade da Basileia.

Museo de Prado (Espanha)

4

Um dos mais famosos do país, o Museu do Prado, em Madrid, foi fundado em 1785 por Carlos III da Espanha, e abriu ao público pela primeira vez em 1819. Hoje, o visitante tem a chance de conhecer obras-primas como O Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch, O Cavaleiro com a Mão no Peito, de El Greco, Morte da Virgem, de Mantegna, A Sagrada Família, ou A Pérola, de Rafael, Imperador Carlos V a Cavalo, de Ticiano, O Lavatório de Pés, de Tintoretto, Auto-Retrato, de Durër, Las Meninas, de Velázquez, As três Graças, de Rubens, e a Família de Carlos IV, de Goya.

TheRoyal Armouries in the Tower of London (Inglaterra)

5

Trata-se do museu britânico mais antigo e um dos mais antigos do mundo. Abriu ao público em 1660, embora tenha tido visitantes privilegiados que pagavam pelo acesso às galerias de armaduras já em 1592.

Hoje, o Royal Armouries se divide por três sedes na Inglaterra: uma especialmente construída para receber parte do acervo em Leeds, West Yorkshire; um forte Vitoriano, em Fort Nelson, Portsmouth, Hampshire; e sua sede histórica, na Torre de Londres, mais especificamente a White Tower.

Deu vontade de conhecer todos, né? Então não perca tempo e escolha o seu Mochilão e o pacote mais adequado pra você.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.