O museu mais antigo do mundo de que se tem registro existiu há cerca de 2.500 anos, na Babilônia, atual território iraquiano, e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Woolley.
Não sabemos exatamente como ele era, mas alguns dos museus mais antigos da Europa ainda existem e você pode visitá-los!
A coleção de arte do Uffizi, em Florença, começou a ser formada no século 15 por Cosimo de Médici, e foi sendo ampliada por seus descendentes até finalmente ser doada pelos Médici “para o povo da Toscana e de todas as nações.”
Hoje, é um dos mais famosos museus especializados em pintura e escultura no mundo. Sua coleção de pintura primitiva e renascentista inclui obras-primas reconhecidas ao redor do planeta, incluindo quadros de Giotto, Simone Martini, Piero della Francesca, Fra Angelico, Filippo Lippi, Botticelli, Mantegna, Correggio, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo e Caravaggio. Mestres alemães, holandeses e flamengos também estão bem representados, com obras importantes de Dürer, Rembrandt e Rubens.
Musée des Beaux-Arts et d’archéologie (França)

Localizado em Besançon, o Museu de Belas Artes e Arqueologia foi criado em 1694 quando Jean-Baptiste Boisot, um abade, cedeu sua coleção pessoal para os beneditinos da cidade com o intuito de criar um museu que ficaria aberto ao público dois dias por semana.
Hoje, a instituição é famosa por sua gigantesca coleção de arqueologia, pintura e desenhos. Entre os itens de sucesso, múmias egípcias, obras de notáveis mestres italianos, franceses e espanhóis, e mais de 5.500 desenhos recolhidos em toda a Europa.

Originalmente uma coleção particular, a Amerbach Cabinet, nome original do acervo, foi comprada pela universidade e municipalidade da Basileia em 1661, e abriu ao público em 1671. A transação significou a abertura do primeiro museu público do mundo que ainda se encontra em funcionamento. Hoje, a coleção faz parte da rica herança histórica e cultural da cidade da Basileia.
Um dos mais famosos do país, o Museu do Prado, em Madrid, foi fundado em 1785 por Carlos III da Espanha, e abriu ao público pela primeira vez em 1819. Hoje, o visitante tem a chance de conhecer obras-primas como O Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch, O Cavaleiro com a Mão no Peito, de El Greco, Morte da Virgem, de Mantegna, A Sagrada Família, ou A Pérola, de Rafael, Imperador Carlos V a Cavalo, de Ticiano, O Lavatório de Pés, de Tintoretto, Auto-Retrato, de Durër, Las Meninas, de Velázquez, As três Graças, de Rubens, e a Família de Carlos IV, de Goya.
TheRoyal Armouries in the Tower of London (Inglaterra)
Trata-se do museu britânico mais antigo e um dos mais antigos do mundo. Abriu ao público em 1660, embora tenha tido visitantes privilegiados que pagavam pelo acesso às galerias de armaduras já em 1592.
Hoje, o Royal Armouries se divide por três sedes na Inglaterra: uma especialmente construída para receber parte do acervo em Leeds, West Yorkshire; um forte Vitoriano, em Fort Nelson, Portsmouth, Hampshire; e sua sede histórica, na Torre de Londres, mais especificamente a White Tower.
Deu vontade de conhecer todos, né? Então não perca tempo e escolha o seu Mochilão e o pacote mais adequado pra você.