Mulher segurando um papel onde se lê "hablas español?" para introduzir os países que falam espanhol.

Quais são os países que falam espanhol?

OK, você já decidiu que quer fazer um intercâmbio e aprender espanhol. Mas existem muitos países que falam espanhol (alguns que você provavelmente não sabe)!

Muita gente acha que pode ser mais fácil fazer um intercâmbio para um país que fale espanhol pela suposta proximidade entre a línguas, o que não é verdade. Existem muitas variações do espanhol, o que pode acabar confundindo no momento de escolher um país. O melhor a se fazer é aprender a língua e não contar só com o “portunhol”, pois isso pode acabar te colocando em uma situação complicada.

E por mais parecido que as duas línguas possam ser, muitas palavras têm significados totalmente diferentes! Perdendo apenas para o mandarim, o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo. Mais de 477 milhões de pessoas são falantes nativos, e 100 milhões têm o idioma como uma segunda língua. São 20 países no mundo que têm o espanhol como língua oficial, e a maioria está localizada na América do Sul e Central. Isso é um resultado do colonialismo espanhol que dominou boa parte desses continentes.

E aí, qual país escolher? Isso vai depender de fatores pessoais e externos, como clima, distância, moeda e cultura. A gente vai te ajudar nessa, vem ver!

Conheça 20 países que falam espanhol

Argentina

O Argentino-Espanhol é um idioma que foi influenciado pelo italiano devido a um grande número de imigrantes italianos. A versão argentina do espanhol é um dialeto que tem alguma diferença na pronúncia e no ritmo de fala. 

Visão aérea de um por do sol em Buenos Aires, Argentina.
Visão aérea de Buenos Aires, capital da Argentina.

O espanhol é a língua oficial na Argentina e cerca de 43 milhões dos 44 milhões de habitantes têm o idioma como primeira língua. O guarani e o quechua são algumas das outras línguas faladas na Argentina, seguido do português e alemão. Entretanto, quase todas as pessoas no país têm o espanhol como primeira ou segunda língua.

Bolívia

Monte Chacaltaya em La Paz, Bolívia.
Monte Chacaltaya em La Paz, Bolívia.

A Bolívia tem três idiomas oficiais: aymara, quechua e espanhol. O que difere esse país de outros países que falam espanhol é o fato de que apenas metade da população tem o idioma como sua primeira língua. Cerca de 21% da população boliviana tem o quechua como sua língua nativa, e 2 milhões de bolivianos falam o aymara.

Chile

Silhueta de uma pessoa distante no deserto do Atacama, Chile.
Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile.

Cerca de 17 milhões de chilenos falam espanhol como sua primeira língua, sabia? As gírias locais são bastante usadas pela população, o que pode ser difícil para um espanhol nativo. Contudo, a pronúncia é bem parecida com o espanhol comum.

Colômbia

Estima-se que 99,2% dos colombianos falam espanhol, embora várias regiões tenham seus próprios dialetos de colombiano-espanhol. No entanto, o espanhol colombiano ainda é considerado como tendo um sotaque mais neutro, o que é ótimo para quem quer fazer um intercâmbio e aprender a língua como estrangeiro. 

A Colômbia reúne tudo que a gente mais ama: florestas, cultura e praias, reunindo atrações favoritas das pessoas que fazem intercâmbio por lá.

Costa Rica

Visão aérea da playa de esterillos, localizada na Costa Rica.
Playa Esterillos em San José, Costa Rica.

A Costa Rica está entre os países que falam espanhol como língua oficial. Seu dialeto é conhecido como o espanhol costarriquenho, que é a língua mais falada no país. Além disso, existem 5 línguas indígenas distintas que são faladas por minorias de forma regular.

Cuba

Cerca de 90% da população da grande ilha caribenha tem o espanhol como primeira língua. Cuba tem uma grande mistura de etnias, em grande parte devido ao comércio de escravos que vieram da África, mas também conta com uma mistura dos povos indígenas de Ciboney e Taino. Algumas outras línguas faladas em Cuba são o crioulo haitiano, lucimi, galego e corso.

República Dominicana

Visão aérea de uma praia em um do países que falam espanhol: República Dominicana.

Mais um dos países que falam espanhol como língua oficial e tem o dialeto local conhecido como espanhol dominicano. Os dominicanos também tendem a falar mais alto e mais rápido do que em outros países de língua espanhola. Algumas palavras ditas em espanhol dominicano também são diferentes do castelhano, e os dominicanos muitas vezes “pulam” a letra “s”.

Equador

Vulcão Cotopaxi ao fundo da cidade de Quito, Equador.
Vulcão Cotopaxi em Quito, Equador.

A maioria dos equatorianos fala espanhol como primeira língua, e além disso, há também 10 línguas nativas faladas por vários grupos étnicos no Equador. Existem três dialetos distintos do espanhol equatoriano, dependendo da região: Espanhol da Costa Equatorial, Espanhol Andino e Espanhol Amazônico.

El Salvador

Por do sol em tons de rosa noa praia El Cuco, em El Salvador.
Praia El Cuco, na costa sul de El Salvador.

O idioma de El Salvador também é conhecido como salvadorenho-espanhol. Esse tipo de espanhol têm várias gírias e expressões que são faladas apenas no país e que também tem a pronúncia um pouco diferente. O uso do “tu” é muito raro em El Salvador, e a maioria dos locais usa o “usted”.

Guiné Equatorial

Visão aérea de uma praia na Guiné Equatorial, um dos países que falam espanhol.

A Guiné Equatorial é o único dos países que falam espanhol oficialmente na África desde 1844. O Império Espanhol ganhou controle sobre a Guiné Equatorial no século 17 após um acordo com Portugal, e a Espanha continuou a governar o país africano até à sua independência.

Os colonos da Espanha vieram para o país para criar fazendas de cacau, por isso boa parte da população da Guiné Equatorial tem o espanhol como língua nativa. O francês e o português são outras duas línguas oficiais, já o inglês anobonês, as línguas Igbo e Fang Bube Combe Pidgin são reconhecidas como línguas regionais.

Guatemala

Rua iluminada em uma cidade da Guatemala, um dos países que falam espanhol.

Mais um entre os países que falam espanhol como língua oficial, a Guatemala conta com dialeto chamado de guatemalteco. Além disso, outros 21 idiomas maias são reconhecidos pelo governo, embora o espanhol seja o único idioma oficial do país.

Honduras

Visão aérea da catedral de San Pedro Sula em Honduras.
Catedral de San Pedro Sula, Honduras.

O espanhol é a língua oficial de Honduras. Além disso, há também algumas línguas indígenas no país, onde o garifuna é a mais comum entre elas. Há também cerca de 42 mil imigrantes que falam árabe como sua primeira língua.

México

Bandeirinhas penduradas em uma igreja na cidade de Valladolid no México.
Igreja da cidade de Valladolid, México.

Com vocês, o México! O maior país de língua espanhola do mundo conta com mais de 129 milhões de falantes de espanhol. A principal diferença entre o castelhano e o mexicano-espanhol é o sotaque e a pronúncia de algumas palavras. Por exemplo, eles pronunciam “z” e “s” da mesma maneira, enquanto os espanhóis têm sons diferentes para cada letra. O México também tem um grande número de línguas indígenas que são faladas diariamente, onde o Nahuatl, Yucatec Maya, Mixtec, Zapotec, Tzeltal Maya, Tzotzil Maya e Otomi estão entre as línguas indígenas mais faladas no México.

Nicarágua

Casinhas coloridas em uma rua da cidade de Leon em Nicarágua.
Ruas de Leon, Nicarágua.

A Nicarágua é outro país da América Central que fala espanhol e cerca de 90% da população fala fluentemente. Além disso, há também quatro línguas indígenas que são faladas por nicaraguenses, assim como o inglês. O nicaraguense-espanhol é frequentemente chamado de Nicañol, que tem uma fonologia distinta.

Panamá

Por do sol com luzes noturnas de uma cidade no Panamá.

O espanhol falado no Panamá é frequentemente conhecido como panamenho-espanhol, e cerca de 93% da população o fala como sua primeira língua. Inglês, francês e árabe são algumas das outras línguas faladas no Panamá. Há também dialetos locais do espanhol, como o Ngäbere.

Paraguai

 

Um gramado e um castelo com o céu azul ao fundo em uma cidade do Paraguia, que é um dos países que falam espanhol.

O espanhol e o guarani são as línguas oficiais do Paraguai, e estima-se que cerca de 87% da população fala espanhol. O guarani é falado por cerca de 4.650.000 pessoas, o que significa que uma grande parte da população do Paraguai é bilíngüe.

Peru

Imagem aérea de Machu Picchu, com montanhas e nuvens ao fundo.
Machu Picchu, ponto turístico famosíssimo de Lima, Peru.

O espanhol é a língua mais falada no Peru, com cerca de 84% da população que o fala com regularidade. O quíchua é outra língua comum no Peru, que é uma das línguas indígenas. No sul do Peru, há também um grupo bastante grande de pessoas que falam o aymara. O país abriga um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, Machu Picchu, que foi descrito pela Unesco como “o legado tangível mais significativo da civilização inca”.

Espanha

Visão aérea de um por do sol na cidade de Málaga, Espanha, com a silhueta de um pássaro voando.
Vista aérea do castelo de Gibralfaro em Málaga, Espanha.

A Espanha é a mãe dos países que falam espanhol, mas a maioria dos falantes de espanhol mora fora da Espanha, sabia? Boa parte disso é resultado do colonialismo onde o Império Espanhol governou grandes partes da América do Norte, América do Sul e as ilhas do Caribe. Na Espanha, o espanhol é a única língua oficial a nível nacional, enquanto o basco, o catalão e o galego estão lado a lado do espanhol em certas regiões. Este é um dos muitos fatos interessantes sobre a Espanha que você provavelmente não conhecia, né?

Uruguai

O céu azul e o farol ao fundo no Cabo Polonio, Uruguay.
Cabo Polonio, Uruguay.

O espanhol é a língua oficial do Uruguai e cerca de 99% de toda a população o tem como língua materna. O uruguaio-espanhol é um pouco parecido com o argentino-espanhol e também tem sido influenciado por italianos e guachos. No total há cerca de 3,3 milhões de pessoas vivendo no Uruguai, e as outras línguas faladas são minorias e incluem o português, o portuñol e o italiano. Por ser bem próximo do Brasil, o Uruguai é um dos países que falam espanhol e é fácil de viajar, com cidades super charmosas!

Venezuela

Coqueiros balançando ao vento em uma praia localizada na Venezuela.
Margarita Island, localizada no estado de Nueva Esparta, Venezuela.

Estima-se que existam 40 línguas faladas regularmente na Venezuela, mas a maioria da população fala espanhol, que é também a língua oficial. Os venezuelanos tendem a ser menos formais quando falam em comparação com outros países que falam espanhol.

São tantos países que falam espanhol, não é mesmo? Viu só quantas oportunidades você tem para aprender o idioma, viajar e imergir em culturas tão diferentes? O mundo é mesmo muito rico em diversas línguas. Existem ainda outros países que falam espanhol, mas como uma segunda língua. A Alemanha, França, Itália, Suécia, Rússia, Israel e Marrocos são alguns deles onde o espanhol é falado por uma porcentagem da população. Até nos Estados Unidos existe uma comunidade de falantes de espanhol!

Existem milhões de pessoas para você se comunicar e aprender o espanhol. São países que carregam culturas super ricas, paisagens maravilhosas e locais diferentes para viajar. Aprender um dos idiomas mais falados no mundo com certeza vai te trazer muitas vantagens: familiaridade com o português, valorização profissional, mais autonomia e praticidade.

Qual desses países que falam espanhol você vai escolher? Conta para a gente nos comentários e veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.