Pequeno Manual do mochileiro – Segurança


Quando você diz que quer fazer um mochilão fora do país, logo as pessoas perguntam se é seguro se lançar mundão afora com uma mochila nas costas. Ainda mais se você for viajar sozinho e for mulher. Mas nada de desistir da viagem! Diz-se que o brasileiro é tarimbado nesse lance de segurança, eu mesmo já fui assaltado três vezes aqui em São Paulo, mas depois que virei um mochileiro-ninja, aprendi alguns macetes para dificultar a ação desses criminosos! Uma amiga me disse que certa vez se fez de louca pra não ser assaltada. Espero não precisar tomar essa atitude tão extrema, mas nunca se sabe…

Listei para vocês algumas regras básicas de segurança, use-as com sabedoria para convencer a sua galera de que você não será alvo fácil da malandragem.

* Não levar nada no bolso de trás da calça. É bom dividir o dinheiro e colocá-lo em lugares diferentes (bolsos da mochila, na meia, no porta dólares por debaixo da calça, no sutiã). Deixe no bolso da frente da calça apenas algum dinheiro para algo imediato e vá repondo conforme a necessidade. Ah! Ande apenas com o essencial e deixe o restante das suas coisas no cofre ou no locker do albergue.

* Não deixar expostos dinheiro, relógios, máquinas fotográficas, MP3 e outros bens que possam interessar aos malandros. Eu vou dar uma estilizada na minha câmera para ela parecer bem mais velha e acabada, assim espero diminuir os olhares de cobiça sobre ela.

* Nada de andar como se estivesse indo para uma festa de gala, você é mochileiro, então vista-se como tal! Além do mais, você vai precisar usar roupas confortáveis para andar pra cima e pra baixo. Faça-se parecer um cidadão comum, pois quanto menos você chamar atenção, melhor!

* Olhar sempre em torno para verificar se alguém está te seguindo ou encarando. Se isso acontecer, entre em algum lugar movimentado e espere um pouco para sair (ex: mercado, galeria).

* Evitar andar sozinho, principalmente à noite e/ou em lugares desertos.

* Evitar beber muito, principalmente se você estiver viajando sozinho.

* Não confiar em desconhecidos, principalmente nos que são muito simpáticos e logo fazem propostas ou convites. Se alguém se oferecer para tirar uma fotografia para você, desconfie! Se você precisar que alguém tire uma fotografia sua, peça para uma pessoa que estiver em grupo de excursão, os japoneses são ótimos para fotografar!

* Não confie muito naqueles porta-dólares que você leva por baixo da calça. Nunca deixe todo o dinheiro nele. Essas bolsinhas já são mais que manjadas pelos bandidos.

* Se entrar numa multidão, parar para apreciar uma paisagem, ver um artista de rua, olhar vitrine ou fazer qualquer coisa que vá prender a sua atenção, segure firmemente seus pertences para evitar a ação de batedores de carteira.

Ainda falando sobre segurança, nunca se esqueça de que agir educadamente é sempre bom, por isso peça desculpas sempre que esbarrar em alguém e tome cuidado com as palavras, alguns europeus são muito sensíveis e sem você perceber ele pode estar se sentindo ofendido com as suas brincadeirinhas.

No demais, sem neuroses! Você já está fazendo tudo o que pode para não passar por situações cabulosas. Eu já nasci com cara de pobre, por isso vai ser difícil me tacharem como um alvo em potencial… confiram no vídeo!

Eber Guni do Nascimento Santos

Eber Guni do Nascimento Santos

São muitas aventuras do Mochileiro e Viajante Eber pelo mundo. Desbravando a América do Sul e a Europa com vivências inspiradoras registradas aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.