Pequim, a nova capital do mundo

Você sabe como a sua opinião é importante, né? Por isso que rolou uma votação na Fanpage da CI para decidir qual seria a cidade deste mês de Fevereiro. As concorrentes eram Joanesburgo (África do Sul), Cusco (Peru) e Pequim (China), e quem levou a melhor desta vez foi a capital chinesa!

Não é a primeira vez que a CI fala de Pequim, também chamada de Beijing. No nosso site tem uma página dedicada ao destino, com algumas informações bacanas para quem se interessou por lá.

E como ela é a cidade do mês, vamos fazer aqui um tour completo por essa cidade rica de costumes, tradições e fatos surpreendentes!

Pontos turísticos

A Grande Muralha da China

É em Pequim que ficam as principais maravilhas e os pontos turísticos da China. A atração mais famosa, sem dúvida, é a Muralha da China. A gigantesca estrutura foi construída para proteger a cidade dos ataques inimigos e tem 8.850 Km de extensão. Tanta imponência pediu cerca de 1.900 anos para ser totalmente construída. Mas essa maravilha não é só para ser admirada, há trechos abertos ao público e espaços mais selvagens para os aventureiros. Nessas partes, é possível até fazer trekking. E não é só daqui da Terra que se pode ver a estrutura: a Muralha também é conhecida como uma das poucas construções do homem que pode ser vista da órbita da Terra.

A Cidade Proibida

Considerada um lugar sagrado, com vários palácios imperiais e jardins, a Cidade Proibida ganhou esse nome por ser um local exclusivo para imperadores, altos militares, concubinas e serventes, sendo proibido a entrada de cidadão comuns. Estima-se que este lugar sagrado demorou mais de 14 anos para ser construído e contou com o trabalho de mais de um milhão de pessoas. Atualmente, a Cidade Proibida está aberta a visitação, com mais de 10 mil aposentos cheios de história.

Templo do Céu

Apesar do nome no singular, o Templo do céu é na verdade um complexo de templos taoístas e somam cerca de 2,7 Km² de área construída. O lugar também é antigo, foi construído em 1420 e era um dos poucos lugares visitados pelos imperadores. Era lá que os soberanos veneravam seus antepassados e pediam prosperidade aos deuses.

Praça da Paz Celestial

Com o tamanho de aproximadamente 63 campos de futebol, a Praça da Paz Celestial é a maior praça do mundo e ficou famosa por ser um local de protestos estudantis e demonstrações militares. É lá que fica o maior portão de acesso para a antiga Cidade Proibida e ao redor da praça fica o Museu Nacional da China, além de outros famosos monumentos. Sem dúvida vale a visita, principalmente no verão, quando as pessoas se reúnem lá para aproveitar o dia.

Estas são algumas das atrações imperdíveis de Pequim. Gostou? A CI te leva para você não perder nada!

Cultura

Mandarim

Com o crescimento disparado da economia chinesa e o reconhecimento de sua importância econômica no mercado mundial, o Mandarim tem deixado de ser uma língua “estranha” para ser uma das mais procuradas do mundo. Não é de se admirar, afinal, algo parecido aconteceu com o inglês e anteriormente com o francês. A explicação é simples: quando o país se torna uma potência econômica, é natural que a sua língua oficial e até mesmo costumes se popularizem. Como a China tem se tornado um grande parceiro comercial de vários países, é bem possível que o Mandarim se torne a próxima língua da vez. Quem sabe você não se adianta e faz um curso de Mandarim no seu país de origem?

Atrações

Cubo d’água

Uma das “heranças” das Olímpíadas de Pequim, o Cubo d’água é o maior (e considerado o mais bonito) Parque Aquático Indoor da Ásia. Construído originalmente para os jogos e adaptado em 2010 para poder ser utilizado pelos cidadãos, o Cubo d’água é um dos projetos arquitetônicos mais inovadores do mundo. Além de ser visualmente maravilhoso, o lugar foi feito de forma inteligente e ecológica, para aproveitar ao máximo a luz e energia naturais. O parque possui piscinas tradicionais e com ondas, área de SPA e mais de 10 brinquedos aquáticos, entre eles um tobogã de sete andares de altura. Ou seja, ótimo para quem gosta de unir esportes e diversão.

Sustentabilidade

A nova capital mundial das bicicletas

Para tentar melhorar o trânsito e a qualidade do ar na China, principalmente em Pequim, o governo tem incentivado cada vez mais o uso das bicicletas como meio de transporte. A moda pegou, mas a nova mania que tem crescido muito e principalmente pelos jovens é a e-bike, uma bicicleta movida a energia elétrica que tem sido vendida como água lá na China. Presume-se que hoje circulem cerca de 10 milhões de bicicletas tradicionais pelas ruas de Pequim e cerca de 120 milhões de e-bikes. Apesar do número assustador, as bicicletas e e-bikes têm sido uma ótima solução para melhorar o trânsito e a poluição na capital chinesa. Vamos torcer para que a moda pegue aqui no Brasil também.

Isso é só um pouco do que Pequim oferece, vale conhecer a fundo sua cultura e adquirir novas experiências. Se você ficou com vontade de dar esse mergulho, mas tem medo de entrar de cabeça nesta aventura, conte com o serviço de Intercare que a CI oferece. Com ele, você tem assistência 24 horas por dia e 7 dias por semana para viajar com muito mais tranquilidade.

E fiquem ligados que em março o tour pelo mundo continua e vocês escolhem o próximo destino na fanpage e no twitter da CI.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.