Perdi meus documentos durante a viagem! E agora?

Imagem 1_Chamada

Por mais que a gente tente ser cauteloso em viagens, imprevistos acontecem. Seja por motivo de roubo ou desatenção, a gente pode se deparar no meio das férias sem os documentos necessários para voltar ao Brasil ou mesmo, continuar a viagem.

A pergunta que vem na cabeça depois de um imprevisto como este é: o que eu faço? Como vou voltar ao Brasil ou seguir viagem? Pra começar, não deixe de fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia local informando que os seus documentos foram perdidos ou roubados, ele será essencial em quase todas as etapas para recuperar cartões e documentos.

Imagem 2

Passaporte

Entre em contato com uma representação brasileira no exterior. Clique aqui para saber onde fica a mais próxima. Você terá que apresentar o Boletim de Ocorrência.
Se a sua viagem estiver muito próxima, o Consulado poderá emitir gratuitamente um documento especial chamado ARB (Autorização de Retorno Ao Brasil) válido apenas para voltar ao Brasil e você terá que tirar um novo passaporte no Brasil assim que estiver com todos seus novos documentos em mãos.
Caso você precise seguir viagem, o processo é um pouco mais complicado. Você terá que iniciar o processo de emissão de um novo passaporte que será emitido no mesmo dia ou mais a depender da procura do serviço. Será necessário pagar uma taxa e a validade deste documento poderá ser menor que a do documento tirado no Brasil.
Para emitir tanto o ARB quanto o novo passaporte, ajuda se alguém de sua confiança tiver cópias autenticadas da certidão de nascimento, RG e as páginas 1, 2 e 3 do passaporte e, no caso do novo passaporte, também o título de eleitor e o certificado de reservista.

Imagem 3

Cartões

Ligue para o seu banco e/ou para a bandeira de seu cartão solicitando o cancelamento por perda ou furto. A maioria das bandeiras permitem que seja retirada uma segunda via em até dois dias úteis e, em casos especiais, algumas delas disponibilizam adiantamento de emergência até chegar a segunda via.

Precauções

Antes de viajar, não utilize apenas uma forma de pagamento ou mesmo todos os seus documentos. Ande com o passaporte e um dos cartões e um pouco de dinheiro. Deixe o restante do dinheiro, outro cartão e o documento de identidade no cofre do hotel.

No Brasil, deixe com uma pessoa de sua confiança cópias autenticadas das folhas 1, 2 e 3 de seu passaporte, documento de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento e documentos que mostrem que você está em dia com sua situação eleitoral e militar. Não esqueça de anotar fora da carteira e/ou mandar para o email os números de seu banco e/ou bandeira de seu cartão, além dos telefones de atendimento.

Um seguro viagem pode ajudar em situações como esta. A depender do tipo que você escolher, ele pode oferecer assistência por telefone e até empréstimo em dinheiro para que você pague as taxas e os preços das diárias dos dias a mais que você poderá ter que ficar no país. Verifique as opções com a CI.

Você já passou por esse Imprevisto? Quais são as suas recomendações?

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.