Perth: uma metrópole isolada na Austrália

Quem acompanha a CI no Facebook deve ter acompanhado a enquete para decidir qual vai ser a Cidade do Mês de Abril. A vencedora ganha um post especial contando tudo que rola de mais bacana por lá, com dicas e curiosidades que vão além dos roteiros tradicionais de viagem. Para Abril, as candidatas eram Miami, Perth e Santiago. No dia de divulgar a vencedora, Perth ganhou por uma pequena diferença, mas a torcida foi grande!
Claro que a gente curtiu muito a vencedora, afinal, não é em todo lugar que se encontra informações sobre essa cidade pouco conhecida. Então aí vai um post especial sobre a Cidade do Mês: Perth.

Uma visão geral
Perth é a capital do estado da Austrália Ocidental. É uma cidade jovem, de estrutura muito moderna e conhecida no país como “Cidade Luz”, mérito de seus grandes prédios e construções belissimamente iluminados. Perth é a quarta maior cidade australiana e é considerada uma das metrópoles mais isoladas do mundo. Isso porque ela é a única capital voltada para o Oceano Índico e a cidade grande mais próxima fica a mais de 2.780 Km de distância. Ao redor de Perth, há apenas algumas cidades pequenas e grandes áreas desérticas!

Então Perth fica no meio do nada?
Não é bem assim: encare Perth como um achado, um oásis no meio do deserto australiano. A cidade é muito rica devido a mineração de ouro e outros minerais e foi o dinheiro desses negócios que que trouxe um rápido desenvolvimento social, cultural e industrial para Perth.

Hora da aventura!
Quem gosta de praticar esportes vai encontrar em Perth um paraíso de oportunidades. É uma cidade muito ativa e jovem, lá é possível se sentir em um lugar cosmopolita e estar no meio da natureza ao mesmo tempo. E quando se fala natureza, não são algumas árvores espalhadas não, a cidade é cercada por uma paisagem verde, banhada pelo oceano e, como se não bastasse, é cortada pelo rio Swan. Em Perth, você encontra opções para se aventurar em diversos esportes aquáticos como mergulho, barco a vela, jet ski, surf, windsurf, iatismo, kitesurfing, surf e muito mais que pode ser praticado no Rio Swan ou no mar, que fica a poucos quilômetros da cidade.

Ah, e o bom de ter tanta natureza por perto é a possibilidade de se aventurar em outros esportes radicais como bungee jumping, rapel, montanhismo e ainda oferece grandes áreas abertas para outros mais divertidos como o paintball, por exemplo.

Quer uma amostra de adrenalina? Então imagina que delícia deslizar nessas ondas com esse vento nos cabelos:

Não curto muito praticar esportes, Perth ainda é um bom destino para mim?
Claro! Perth é uma cidade cheia de coisas para se fazer e visitar.

Kings Park – este parque é visita obrigatória. Além de ser um lugar lindo e super gostoso para admirar, sentar e fazer um piquenique, também reúne opções culturais como galerias e museus. Ah! O parque fica na beira do Rio Swan, sua chance de dar um passeio bem tranquilo nele.

Ilha Rottnest – fica pertinho de Perth, a uma hora e meia da cidade. É uma pequena e isolada ilha, famosa por suas águas tranquilas. Uma dica é alugar uma bicicleta ao chegar para conhecer todo lugar com calma, aproveitando o clima e suas atrações naturais. Durante o trajeto você pode parar nos quiosques na beira do oceano para apreciar uma vista inesquecível ou até mesmo passar a tarde explorando as baías, fazer um mergulho ou admirar os recifes de coral mais ao sul que se tem notícia.

Swan Valley – uma rota de 32 km com uma infinidade de lugares para parar e conhecer a produção local, como bares, restaurantes, vinícolas e microcervejarias. Um roteiro que sem dúvida vai agradar seu paladar. Essa rota degustativa é conhecida como Swan Valley Food and Wine Trail e é tipo um piquenique móvel. Você pode entrar nos estabelecimentos, provar a comida, as bebidas ou se sentar na grama dos parques que ficam no trajeto e degustar um vinho de uma das várias vinícolas e provar quantas delícias você puder comer. Para você ter uma noção de quantas opções o Swan Valley oferece, dá uma olhada aqui no mapa:

Para ver com mais detalhes, faça o download do mapa aqui.

Fremantle Prison – um pouco de aventura segura e um tanto quando… hum, sinistra. A prisão de Fremantle, fechada desde 1991, abriu suas portas aos visitantes que querem conhecer um pouco da sua história e explorar os seus túneis a 20 metros abaixo do solo que mais parecem um enorme labirinto. E não para por aí: são várias atrações bem obscuras para quem tem coragem de encarar o medo, como visitar as celas, conhecer a forca, explorar escavações que serviram como tentativas de fuga e outros lugares secretos.

Quer dar um passeio? Olha esse vídeo estilo documentário que conta um pouco da história de Fremantle Prison.

Ah, para os mais corajosos, a prisão também oferece passeios noturnos. De arrepiar, né?

Scitech – para os aficionados por tecnologia, o Scitech é prato cheio. São mais de 160 itens tecnológicos totalmente interativos para você tocar, escalar, mexer e explorar! Há diversas mostras e atrações pontuais de alta tecnologia e inclusive um planetário incrível que conta com uma enorme cúpula, permitindo uma visão de 360º do céu!

Caversham Wildlife Park – claro que você não pode ir para a Austrália e não conhecer os excêntricos animais de lá. O Caversham Wildlife Park reúne diversos animais nativos e exóticos do país, como coalas, cangurus, quokkas, wombats, emas, equidnas, lagartos muitos outros.

E os programas culturais?
Tem sim, senhor! E muito. É bem fácil encontrar bandas de rock tocando nos bares e pubs mais legais da cidade ou grupos de jazz em ambientes mais sofisticados onde você pode prestigiar a música e relaxar tomando uma taça de vinho.

A Orquestra Sinfônica de Perth é a mais importante do estado, e emociona nativos e turistas com obras clássicas e mais atuais.

Quer algo mais leve? Ok. Perth é uma cidade que está crescendo muito no ramo da comédia. É fácil você encontrar clubes de comédia ou apresentações de comediantes ao estilo stand up ou até mesmo apresentações cômicas.

E o que Perth produz quanto a arte? Isso você encontra em museus como o Western Australian Museum, o Art Gallery of Western Australia e o Perth Institute of Contemporary Art. Os amantes de história vão viajar no tempo com os estudos e mostras que fazem uma jornada aos primórdios de Perth, antes mesmo da chegada dos europeus. Em alguns museus você pode encontrar até arte aborígene e rupestre. Se interessou? Tem outros lugares que você pode conhecer melhor as antigas artes indígenas de Perth, como no Aboriginal Art and Craft Gallery, no Kings Park.

Quer fazer um tour pelo Perth Institute of Contemporary Art? Vamos lá.

A galera de Perth adora cinema. E principalmente a céu aberto, para reunir os amigos, fazer um piquenique, tomar e comer alguma coisa enquanto assiste a um lançamento, um clássico ou a algum filme alternativo. Achou estranho? Pois lá não é. Durante o verão é bem comum ter telões em parques da cidade onde passam filmes para quem quiser assistir e interagir uns com os outros.
Aliás, eles adoram o verão por lá. Dá uma olhada nesse vídeo e diz se não ficou com vontade de estar lá agora! 😉

E para fazer compras?
Perth é uma cidade superligada em moda, tecnologia e em novas tendências. Lá, os principais centros de compras ficam abertos 7 dias por semana para atender todo mundo sem tumulto. Se você quer encher seu guarda roupa de novidades, uma dica é bater perna pelo The Murray and Hay Street Malls. É uma pequena área com várias ruazinhas onde você pode descobrir dezenas de lojas dos mais variados estilos, além de joalherias e lojas de acessórios.
Se você prefere visitar as lojas que já conhece, vai se sentir em casa na luxuosa West End. É lá na King Street que as maiores marcas e lojas de moda do mundo se encontram para transformar essa parte da cidade em uma passarela. Para continuar esse passeio sofisticado, vale seguir pela Wellington Street, onde você vai encontrar diversas boutiques independentes e lojas com itens de moda exclusivos.

Ah, quem não tá a fim de gastar muito em compras, pode se dar bem na Harbour Town. Lá você encontra várias peças e itens de grife por ótimos preços. 😉

Dizem que a Austrália lembra muito o Brasil. Seja pelo clima ou pela hospitalidade e alegria do povo, mas a verdade é que como nós, eles querem ser felizes, ter um bom dia, estar com quem gostam. Este projeto bem fofo mostra exatamente isso. 50 pessoas foram abordadas com uma perguntas simples: o que faz o seu dia?

Perth é um lugar para se sentir em casa. Para curtir a vida, relaxar e aprender muito!

Curtiu a Cidade do Mês de Abril? Então fique ligado que em Maio tem outro lugar bem bacana para descobrir.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.