Phelipe Cruz de volta à terrinha

Phelipe Cruz pôs o pé no mundo. Convidado da CI no projeto Um Planeta, Mil Mundo, o blogueiro fundador do PapelPop meteu o tênis predileto na bagagem e reuniu disposição de sobra para conhecer cinco das maiores cidades da Europa em pouco menos de um mês. As belezas de Gotemburgo, Berlim, Roma, Paris e Londres foram conferidas a pé, de trem, de avião, dormindo em estação, hotel, casa de conhecido… Imprevistos? Alguns. Momentos incríveis? Vários!

O cara voltou da Europa com um cartão de memória lotado de fotos do mochilão e milhares de histórias pra contar. Algumas – e mais dicas quentíssimas sobre a Europa e a rotina do mochileiro – você lê aqui embaixo nessa entrevista exclusiva para o Caia no Mundo.

Caia no Mundo: Como foi passar um mês visitando tantos países diferentes de um mesmo território?
Phelipe Cruz: Nunca tinha feito isso antes. Foi maravilhoso. Era prazeroso, mas era também maratona de verdade. Não tinha como ficar parado descansando com tanta coisa legal pra conhecer. Era engraçado porque tinha vezes que eu esquecia onde estava e como dizer obrigado, qual DDI usar e pra onde ir. A quantidade de mapas guardados era grande. Tenho um de cada cidade

CnM: E falando dessa profusão de povos, línguas e climas, qual segredo de mochileiro você só descobriu com o pé na estrada?
Phelipe: Descobri que não rola ficar desesperado quando alguma coisa dá errado. O trem atrasou por mais de 8 horas? Perdeu o cartão de crédito? Ria da situação! Você está num país diferente, com gente falando outras línguas, conhecendo coisa nova e depois vai rir disso tudo. Não pode perder o ânimo, ficar cansado e jogar a toalha.

CnM: Já que imprevistos sempre surgem, fala aí três coisas ou dicas indispensáveis para um mochileiro e por quê.
Phelipe: 1) Bom humor e boa companhia! Não desanime nunca. Às vezes vai cansar, algumas coisas vão dar errado e por isso é essencial estar com gente legal, animada e companheira.

2) Sempre tenha muito crédito no Skype e telefones de emergência com você o tempo inteiro. Se tudo der errado, você vai estar são e salvo.

3) Se você for pra Roma ou qualquer lugar da Itália, leve chapéu, guarda-chuva e beba muita água. Mas muita MESMO! O calor de lá dá pra derreter no verão.

CnM: Deu tempo de sentir saudade de casa?
Phelipe: Olha, quando chegou ao fim da viagem, o que eu mais sentia saudade era da minha cama. Se ela estivesse comigo durante a viagem, dava pra ficar mais uns 3 meses morando fora. Quando acaba é muito ruim. E você tem que encarar o jet lag trabalhando, coisa que você meio que esqueceu de fazer porque passou quase um mês viajando.

CnM: O que não vai faltar na sua mochila na próxima?
Phelipe: Acho que nao faltou nada na minha mochila. Eu queria era ter levado uma máquina de lavar dentro da mochila porque a gente suja tanta roupa em um mês… Ter que arranjar lavanderia em cada lugar pra ficar limpo era mais uma coisa ruim da viagem. E quem lava roupa em hotel é só milionário, né? Vamos combinar! Quinze euros pra lavar uma camiseta? hahaha

CnM: Qual o lugar mais Papel Pop que você visitou?
Phelipe: Com certeza foi Londres. A cidade tem a vida cultural mais agitada da Europa. Inúmeros teatros, clubs, cinemas, festivais, museus, lojas de música, sebos que faz você ajoelhar em cada uma delas, jogar as mãos pra cima e agradecer a graça alcançada. É a minha cidade favorita porque não existe um dia sem ter nada pra fazer ou ver de legal. É respirar cultura, arte, ler coisa boa, comer em lugar barato e bom e também dormir naqueles parques lindos. Londres é a cara do Papelpop.

Para quem quiser ver mais fotos da viagem, o Phelipe preparou um álbum recheado!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.