Próximo destino: Peru

Esse país pode ser considerado uma verdadeira máquina do tempo. Com um pé no passado e outro no futuro, o Peru é um caldeirão efervescente de cultura e história.

Um dos países mais místicos da América do Sul, senão o mais, é berço da civilização Inca, de parques arqueológicos que remontam a antes da era cristã e, uma das culturas mais ricas do mundo. Bora conhecer um pouquinho mais desse lugar mágico?

Com toda a diversidade do país, hoje, quando alguém diz que está indo para o Peru, as pessoas costumam entender “Vou a Machu Picchu”. Mas você sabia que além de Cuzco, Titicaca e Machu Picchu, você pode visitar regiões como Sipán, Chan Chan e Caral?

OK, você deve estar se perguntando o que fazer nessas cidades. Vamos mostrar que você pode passar maravilhosos momentos no país andino, que possui mais de 80 zonas geológicas (como deserto, selva e cordilheira), o legado de culturas pré-hispânicas, museus incríveis e, bem, uma culinária que deixa qualquer um com água na boca.

Na região de Sipán, por exemplo, você pode visitar a cidade de Lambayeque (complicado, né?), que possui o Museu Tumbas Reales do Senhor de Sipán, instituição que exibe objetos encontrados no túmulo do líder da cultura mochica.

Chan Chan, além de carregar esse nome que significa Sol Sol, é a maior cidade de barro do mundo, construída há 700 anos.  Com 50 mil habitantes, é um dos mais preciosos sítios arqueológicos do país (e do mundo). Localizada na costa norte do Peru, bem pertinho de Trujillo, Chan Chan foi a capital do Reino de Chimu, um dos mais poderosos da América do Sul. Depois, é claro, do Império Inca.

Construída inteiramente de adobe (uma mistura de barro, palha e pedregulhos), a cidade tem pouco mais de 15km2 e foi considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Se, por um lado, Chan Chan é a maior cidade de barro do mundo, Caral é a cidade mais antiga das Américas, com 4.700 anos. O curioso é que só foi descoberta em 1905. De acordo com estudos feitos por cientistas do Fiel Museum e da Universidade Northen Illinois, dos Estados Unidos, Caral foi construída na mesma época em que os habitantes do antigo Egito construíam suas magníficas pirâmides. Pesquisas indicam que a cidade teve seu auge em 2.627 a.C. (!), mais ou menos 800 anos antes do que se acreditava ser o desenvolvimento da vida urbana nas Américas. O principal atrativo da cidade são os platôs de pedra ao redor do que seria a praça pública local.

Falar no Peru e não citar a civilização Inca é quase um pecado, não é mesmo? Mas dá uma olhada nessa paisagem:

Por ano, milhares e milhares de pessoas visitam o sítio arqueológico, o que às vezes dificulta um pouco a locomoção por lá, é verdade.

A histórica cidadela impressiona por uma série de fatores: localização, paisagem e por estar instalada em um terreno a 2.350 metros de altitude. De um lado, o vale de Urubamba – que, aliás, dá nome à região –; do outro, é possível observar o fantástico monte Waynapicchu.

Chegar lá é uma parte importante da epopeia. Alguns preferem andar, andar e andar. Outros pegam um trem que serpenteia pelas impressionates paisagens da região .

Dica: Durante o percurso, evite olhar para o lado direito. Não estrague a surpresa e deixe para contemplar as edificações quando tiver chegado ao destino 😉

Enfim, o Peru tem muito mais atrações do que você imagina. Seja um curso de espanhol, trabalho voluntário ou até mesmo planejar um Mochilão CI por várias cidades peruanas. Bacana, né?

Como você pôde perceber, o Peru tem muita história para contar. E nós iremos. Fique ligado aqui no Caia no Mundo.

Quem sabe você não acaba indo para lá? 😉

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.