Escolher o destino para o seu intercâmbio pode parecer quase impossível no início, afinal, são muitas opções de lugares para conhecer.
Alguns países têm temperaturas mais frias do que estamos acostumados e outros têm o clima mais parecido com o do Brasil. Já pensou visitar cidades que só de andar pelas ruas te contam muita história? Ou você prefere metrópoles que te colocam em contato com a tecnologia e a natureza?
Ufa! Saber qual é o seu perfil de viajante vai te ajudar não só a escolher o destino, mas a planejar todo o intercâmbio. Lembre-se de que além de passear pelo país, você vai morar lá por um tempo. Então é fundamental escolher um lugar que combine com o seu estilo de vida.
É legal pensar sobre seus gostos e preferências, assim é mais fácil encontrar o destino ideal, considerando fatores econômicos, profissionais e sociais de cada país.
Vamos descobrir o destino de acordo com o seu perfil?
Adoro praia e muito contato com a natureza
Se você espera o final de semana para correr até a areia e a água salgada, ou se não vê a hora de fazer uma boa caminhada com muito verde, comece suas buscas por destinos reconhecidos pelo calor e pelo sol presentes no dia a dia.
Países como Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Malta e África do Sul são perfeitos porque é possível combinar estudos e lazer em paisagens paradisíacas. A Inglaterra também pode surpreender com cidades litorâneas como Brighton, que recebe muitos estudantes todos os anos.
Estou aqui para negócios
Profissionais que desejam dar aquele up na carreira, aumentar o networking e aperfeiçoar um segundo idioma devem pesquisar países que permitam fazer cursos profissionalizantes, tornando a experiência completa do começo ao fim.
Os destinos que disponibilizam programas de curta duração voltados para negócios são bastante diversos e atendem todos os gostos. O viajante pode escolher desde os clássicos Estados Unidos e Inglaterra até países como Nova Zelândia, Canadá e Suíça.
Quero mesmo é conhecer os pontos históricos
Visitar museus, monumentos, igrejas, ruínas e registrar todos os detalhes em fotos. Se esse roteiro repleto de atrações está sempre em suas viagens, o melhor caminho é optar por destinos que deixaram sua marca na história.
O continente europeu é um prato cheio para esse perfil de intercambista, que adora países que são verdadeiros museus a céu aberto, como Irlanda, Inglaterra, Malta, França e Espanha. A proximidade entre eles ainda possibilita ótimos passeios para conhecer muitos outros pontos históricos do Velho Mundo.
O propósito é ajudar o próximo
Se cuidar de pessoas, animais e do meio ambiente é algo que você busca diariamente, que tal escolher um intercâmbio em que você possa aprender um segundo idioma e trabalhar como voluntário?
O viajante pode cuidar de animais, ajudar na conservação do meio ambiente ou desenvolver ações humanitárias em países como Tailândia, Índia e África do Sul. É uma oportunidade e tanto para conhecer projetos sociais e vivenciar momentos únicos.
Gosto de aproveitar as horas vagas praticando esportes
Sim, é possível praticar seu esporte favorito e ainda melhorar o inglês! Alguns intercâmbios permitem que o estudante aproveite as instalações das instituições de ensino para a prática esportiva. São muitas modalidades: futebol, natação, vôlei, corrida, entre outros.
Os Estados Unidos têm bastante tradição em programas assim, por isso é o destino ideal para o intercambista focado nos esportes. Lá você poderá desenvolver suas habilidades físicas, esportivas e aprender ou aprimorar um segundo idioma.
Escolha seu país para o intercâmbio
Agora que você já identificou o seu perfil de intercambista é hora de reunir os possíveis destinos que se encaixam nas suas preferências e escolher qual intercâmbio fazer! Com essas informações em mente, avalie quanto tempo ficar e quanto pretende gastar durante a viagem.
Escolher essa vivência internacional de acordo com o seu gosto como viajante trará benefícios tanto na sua vida pessoal quanto profissional.