Quatro programas cults para fazer em Veneza

Ah, Veneza! A cidade italiana atrai muitas pessoas, principalmente casais  apaixonados em busca de um clima cheio de romance, seja pelas diversas ruelinhas que existem por lá pelas voltas pela cidade nas famosas gôndolas. Mas, ela também chama a atenção pelos programas culturais e olha, são muitos. Quer bons motivos para conhece-la? Então, preparamos para você quatro programas cults imperdíveis. Olha só!

1. Basílica de San Marco

Um espetáculo do início ao fim, assim é a Basílica de San Marco! Ela é considerada uma das principais atrações da cidade e uma das maiores expressões do estilo bizantino. Localizada na praça de mesmo nome, San Marco, sua história começou em 828, e inicialmente teve objetivo de guardar as relíquias de São Marcos Evangelista. Na entrada já notável o ar de ostentação; são diversas estátuas e colunas de mármore e mosaicos.

E o que falar do interior? Dourado, dourado e muito dourado! No teto e também no chão existem mosaicos confeccionados com ouro que contam a trajetória da passagem de jesus pela Terra. Quando está claro, os pontos de luz incidem sobre toda a área da igreja e deixa tudo ainda mais bonito.

Um dos locais mais procurados dentro da igreja é a Pala d’oro um altar que abriga uma obra feita com várias joias e ouro, além do túmulo de São Marcos. Para visita-lo é preciso comprar um ingresso. Na parte de cima da igreja existe o Museu de San Marco, com entrada paga, que guarda inúmeras obras religiosas.

É importante que você siga alguns passos quando for visitar o local. Não leve bolsas e mochilas, apenas pertences pequenos. Procure usar roupas discretas que não mostram os ombros e joelhos (eles barram a entrada caso achem que o traje não está de acordo) e nada de fotos!

2. Gueto Judaico

A forte influência comercial da cidade trouxe muitos povos de outras nacionalidades, principalmente os judeus. Com isso, surgiu o Gueto Judaico, um dos mais tradicionais e antigos de Veneza. Sua história começou no século XII e até hoje é um local onde os  hebreus mantêm a tradição sempre presente. Antigamente, eles eram proibidos de se misturarem com os outros habitantes da cidade, porém com o tempo, essa prática mudou e hoje, é um dos locais mais visitados e apreciados por quem gosta absorver muita história, boa gastronomia e apreciar arquiteturas tradicionais.

Um fato interessante é que a alimentação é algo muito importante e sagrado para eles. Com base na kashrut, uma lei judaica, seguem uma infinidade de restrições, como comer apenas carnes de animais que tenham alguma fenda no casco, como carneiro e vaca e peixes com escamas ou barbatanas. Os leite e a carne não podem ser misturados, então, costumam ter utensílios próprios para cada tipo desses alimentos. Também, os pratos devem ser autorizados e certificados por um rabino, que levam o nome de kosher. Experimente visitar as padarias e restaurantes espalhados por lá e prove os sabores desta cultura tão rica, como o restaurante Gam Gam, que serve pratos como falafels, pasta de hummus e sopa tradicional de bolinhas de farinha de matza com caldo de galinha.

Crédito: Dansedeals

Há no gueto um museu bem interessante, o Museu Judaico de Veneza que reúne as história dos judeus do local durante os séculos. Para ter acesso é preciso comprar um ingresso. Você pode fazer uma visita no local e combiná-la com um tour pelas sinagogas.

Crédito: Venezia da Vivere

3. Cemitério de San Michele
O Cemitério de San Michele foi inaugurado em 1862 e é considerado um dos mais famosos do mundo e uma das principais atrações turísticas da cidade. Ele fica localizado na ilha de mesmo nome, ou a “Ilha dos Mortos” como foi apelidado, já que Napoleão Bonaparte, que autorizou a construção do cemitério, destinou o local ao enterro dos mortos de Veneza. Dica: não vá com más expectativas, pois o local não é sombrio como a maioria dos cemitérios costumam ser, muito pelo contrário, tudo é muito limpo, organizado e bonito.

Crédito: Otts World

Há também um tipo de organização bem interessante: áreas para católicos, protestantes, freiras e padres, gondoleiros –  pessoas que conduzem as gôndolas, um tipo de barco bem comum em Veneza– e fabricantes de barcos.

Algumas figuras ilustres estão enterradas no local, como o músico russo Ígor Stravinski, influente compositor do século 20 – a sua esposa foi também enterrada ao lado dele-, o pintor italiano Emilio Vedova, considerado um mestre da arte contemporânea e Dighilev, fundador do Ballet Russo.

Crédito: Venice Explorer

4. Galeria dell´Accademia
A Galeria dell´Accademia é um dos Museus mais importantes de Veneza. Foi fundado em 1750 com o objetivo de ensinar atividades artísticas e de restauração, se tornando uma grande referência na formação de artistas. Em 1817, se tornou uma galeria de arte abrigando a maior coleção de artes venezianas. Desde então, atrai milhares de visitantes que procuram conhecer mais a fundo a história da arte de Veneza.

As obras expostas são muitas e retratam a arte veneziana, do período Bizantino ao Renascimento e que também passa pelas expressões  Barrocas e o Rococós feitas por dos importantes artistas locais como Veroneze e Ticiano – este que pintou a Pietá, uma representação da descida de Cristo ao seu túmulo.

Também, você pode apreciar obras importantes de Leonardo Da Vinci, como o famosos Homem Vitruviano.

Crédito: Public CDN

Seja conhecendo uma ostentadora igreja, explorando um bairro histórico, refletindo sobre a vida em um lindo cemitério ou apreciando belas obras, Veneza vai fazer a sua viagem valer muito a pena. Não perca a oportunidade de conhecer esta cidade e absorver tudo de mais incrível que ela pode proporcionar!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.