Que venha 2012!

Não adianta postergar mais: o ano acabou e depois de amanhã estaremos celebrando um novo ano. Mas você já parou para pensar em como o resto do mundo comemora a entrada do novo ano?

Resolvemos pesquisar os costumes e tradições de Ano Novo ao redor do mundo.

Na Índia, a data é muito comemorada com festas nos hotéis e queima de fogos nas ruas.

No Japão, a data é mais festejada do que o Natal, mas na China e em Israel é apenas um dia normal, já que esses dois países não seguem o calendário gregoriano.

Na China, a passagem é comemorada em setembro, e em Israel, no começo de outubro, mas as datas variam de ano para ano.

Na Grécia, também há queima de fogos e peru assado, mas há outros dois pratos diferentes que são preparados especialmente para essa data: o melomakarona, um doce parecido com a nossa rosquinha, feito com semolina, farinha, mel e canela.

O outro é feito com os mesmos ingredientes do panetone, só que tem formato de bolo e a tradição é pôr uma moedinha de ouro dentro da forma. Reza a tradição que o bolo deve ser cortado entre todos os participantes da festa e, quem fica com a moeda, terá muita sorte durante todo o próximo ano.

Você sabia? A tradição de comer romãs vem da Grécia. Lá, eles a jogam no chão para parti-la e dividir entre todos.

Outra tradição comum aqui no Brasil e que vem de outro país, mais precisamente da Itália, é a de comer lentilhas.

Enquanto isso, no Japão, tudo é bem diferente.Como eles não são católicos, as comemorações do ano novo são maiores e melhores que as do Natal.

No dia 31, as famílias vão aos templos de sua religião, xintoístas ou budistas, e lotam as ruas até que a virada do ano chegue.

Antes de irem aos templos, as famílias jantam macarrão. Eles acreditam que esse alimento trará fortuna para toda a família.

No dia seguinte, é costume no Japão saborear algum tipo de cozido bem saboroso, preparado especialmente para a data, geralmente à base de pargo (um tipo de peixe), ovas de peixe ou camarão.

Você acha que os brasileiros são festeiros? Pois então, conheça os espanhóis. Eles comemoram por dez dias a passagem de ano! As comemorações já começam no dia 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes, que equivale ano nosso dia da mentira, e vai até o dia 5 de janeiro, quando comemoram a chegada dos reis Magos, que é até mais celebrado que o Natal.

Um costume igual lá e aqui é o peru, que é o prato principal servido na ceia espanhola.

Além dele, também é feito um delicioso prato com bezugo (um tipo de peixe) assado com batatas.

São feitos também doces de marzipã com formas de figuras, pães doces amanteigados e torrões à base de amêndoa e mel.

 

E você, tem sua superstição ou costume para o final do ano? Conta para gente aqui nos comentários! 😉

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.