Railay Beach: um lugar para jamais esquecer

O que é o que é? Não é uma ilha, mas só pode ser acessada de barco? Tem quatro praias deslumbrantes em uma praia só? Você não pode perder se visitar a Tailândia?

Acertou quem respondeu Railay Beach, ou como os tailandeses a chamam, “Rai Leh”. Localizada há poucos quilômetros da cidade de Krabi, na província de mesmo nome, Railay Beach fica a 1 hora e 20 minutos de voo (ou 12 horas de ônibus) de Bangkok, a capital do país.

Merchandising no paraíso: O preço é um pouco mais salgado, mas a vista compensa.
Merchandising no paraíso: O preço é um pouco mais salgado, mas a vista compensa.

Situada (ou seria desenhada estrategicamente?) entre penhascos de calcário, com o mar verde-azulado de Andaman a lhe dar guarida, a península de Railay impressiona a qualquer hora do dia ou da noite – e deixa no chinelo outras praias mais badaladas da Tailândia. E o melhor: de tão pequena, pode ser visitada de cabo a rabo a pé, com caminhadas que duram de 25 a 30 minutos e que o levarão de um canto ao outro do paraíso, em meio a árvores, macacos e muita paz.

Para quem chega à praia com aqueles barcos grandes e charmosos de madeira vindos de Ao Nang Beach, como eu (a passagem custa cerca de R$ 18,00 ida e volta), a primeira parada é na Railay West: a praia do pôr do sol. As outras três praias são Railay East, Phra Nang Cave Beach e Tonsai. Antes de falarmos de cada uma delas, aqui vai uma dica: se você tiver tempo, se hospede em Railay, nem que seja por apenas uma noite. Vale muito a pena.

Agora, vamos às praias:

Railay West: é, digamos, a principal praia do pedaço. Tipicamente de filme, tem areia branca e fofa e serve como “porto” para a maioria das embarcações que chegam a cada minuto no local, que fica bem cheio durante o dia. Repleta de hoteis e resorts, é um convite para largar tudo e não voltar mais para casa.

Railay East: aqui, o contato com a natureza é maior. Por exemplo, os manguezais substituem a areia branca e a hospedagem fica um pouco mais em conta. O deslumbre, porém, segue o mesmo. É a praia do nascer do sol.

Do topo: a partir do viewpoint, você pode visualizar melhor a beleza do local. Na foto, à direita, Railay East, à esquerda, Railay West. E daí, vai pra onde?
Do topo: a partir do Viewpoint, você pode visualizar melhor a beleza do local. Na foto, à direita, Railay East, à esquerda, Railay West. E daí, vai pra onde?

Phra Nang Cave Beach: na minha opinião, é a mais charmosa das quatro praias, com cavernas, recife de corais, pequenas ilhotas que podem ser visitadas, mais areia fofa e mar verde-azulado. O tempo, geralmente inexorável, parece parar em Phra Nang – o que é bom, a não ser que você tenha que pegar o barco para voltar para Krabi ou Ao Nang no mesmo dia; ou, se você alugou um caiaque por duas horas para chegar de Railay West até ali (o que também é uma experiência legal. O trajeto leva uns 25 minutos).

Phra Nang e seus encantos.
Phra Nang e seus encantos
Quer praia, mar verde-azulado, sombra e caverna? Phra Nang tem!
Quer praia, mar verde-azulado, sombra e caverna? Phra Nang tem!

Tonsai: injustiçada, Tonsai é a praia menos visitada de Railay, e, por isso mesmo, a que te permite contemplar com mais clareza como a vida é bela e que sorte você tem por estar num lugar como aquele. Mais barata, reúne os mochileiros de plantão. Tonsai fica “ao lado” de Railay West, separada apenas por uma pequena florestinha que pode ser atravessada sem problemas, numa caminhada de menos de 10 minutos.

Tonsai: uma praia para curtir e pensar na vida
Tonsai: uma praia para curtir e pensar na vida

Saiba mais:

  • Climbing em Railay: para quem curte escaladas, os paredões de Railay são imperdíveis, e várias empresas oferecem o serviço, que vai de algumas instruções iniciais até a hora de botar a mão na massa, ou nos rochedos mesmo.
  • Viewpoint e a Lagoa: OK, você não é o rei das escaladas e nem curte muito ficar pendurado em uma corda a mais de 30 metros de altura, sei como é, também sou desses. Porém, uma vez em Railay, você pode/deve fazer um esforço para, pelo menos, chegar ao topo de uma montanha que fica no caminho entre Railay East e Phra Nang Beach. O local oferece uma visão fantástica da península, a partir do Viewpoint. Há uma placa indicando que ali, depois de subir por uma trilha bem íngreme e complicada (há cordas que te ajudam na missão), você chega lá. Até o Viewpoint são necessários uns 25 a 30 minutos de subida. Já para a Lagoa, o furo é mais embaixo – e mais em cima, e mais pro lado. Enfim, é bem mais complicado e perigoso. O caminho é tortuoso e não aconselhável para amadores, no entanto, com boa dose de coragem e disposição, é possível “vencê-lo”. Quando eu fui, porém, a Lagoa – que era para ser azul – estava literalmente marrom, em razão da chuva que havia caído na noite anterior. Um pouco decepcionante, mas válido.
  • Quando ir: o litoral sul da Tailândia tem duas estações: quente e seca, de novembro a março (alta temporada), e quente e chuvosa (as famosas monções), nos demais meses. Ou seja, a boa é ir na seca pra aproveitar melhor o lugar.
  • Quanto tempo ficar: dá para ficar pra sempre? Se não der, até porque o mundo é grande e tem muita coisa pra ver, uma noite já se tornaria especial. três dias, porém, seria o ideal.
  • Snorkeling: se mergulhar é a sua praia, Railay também te dá essa oportunidade e oferece opções tão legais quanto Koh Lant ou Koh Phi Phi. O melhor ponto para a prática fica em Phra Nang.
  • Jogue vôlei com os pés: em Railay West, você pode até bater uma bolinha no final do dia ou jogar o Takraw, uma espécie de vôlei jogado com os pés, com três atletas de cada lado.
Salus Loch

Salus Loch

Salus Loch é jornalista, advogado, escritor e fotógrafo amador, mas, acima de tudo, é um apaixonado por contar histórias e conhecer o mundo. Cada canto dele, se possível. Neste blog ele vai narrar, através de reportagens e fotos, um pouco de suas andanças – que cortam, no momento, o Sudeste Asiático. Detalhe: assim como você, ele evita gastos desnecessários em viagens. Os mochileiros irão gostar!

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.