Rinocerontes – animais ameaçados de extinção pela ignorância do homem

No post sobre a

Ao pensar na África, provavelmente venha até a sua mente animais como elefantes, leões e girafas, mas vale lembrar outro animal símbolo do continente: o rinoceronte, um mamífero selvagem conhecido pela sua pele grossa e seus chifres sobre o nariz. E são exatamente esses chifres a causa da sua caça desenfreada, pois, de acordo com a cultura de alguns países asiáticos, o chifre do rinoceronte tem poderosas propriedades medicinais e afrodisíacas. Cientificamente estes benefícios nunca foram comprovados, por isso é repassado e vendido somente por charlatões através do comércio ilegal. Para você ter uma noção do tamanho deste negócio, o preço do chifre do rinoceronte pode superar o valor do ouro no mercado asiático. E isso, infelizmente, torna o rinoceronte um animal tão valioso para os caçadores.

Jana Rosa

veja

Estima-se que atualmente haja 20.000 rinocerontes espalhados pela África do Sul. O número é incerto, mas os cientistas e pesquisadores partem dele para criar estimativas e orçar ações de proteção aos animais. O número de animais vítimas da caça anualmente é assustador: em 2011, foram 448 rinocerontes mortos. Para 2012, a previsão é ainda mais pessimista, prevê-se que 1.200 animais serão abatidos pelos caçadores ilegais. Significa que se esse ciclo continuar, os rinos poderão ser extintos em 2020! Assustador! =(

o que

As autoridades não ignoram completamente esse fato, mas o governo não entende a urgência  de tomar medidas que impeçam a caça ilegal e preservar os rinocerontes. Há muitas propriedades particulares que abrigam um pequeno número de espécies, mas os altos custos e riscos têm desanimado até mesmo as pessoas com as melhores intenções.

comentamos

entre aspas

Apesar de se tratar de um problema distante, todos nós podemos e devemos ajudar. O Avaaz, uma organização com fins de mobilização através da internet, está divulgando um abaixo assinado pra pressionar o Governo Sul Africano a tomar medidas urgentes e precisas de proteção aos rinocerontes. Você pode assinar e acompanhar aqui no site da Avaaz.

A sua ajuda é muito importante. Se você quer acompanhar e ajudar de perto, pode também entrar em contato com ONGs de proteção e preservação animal, como o Private Game Farmer, que ensina os princípios da gestão da vida selvagem, conservação e preservação do ecossistema. Além do Wild Life Project e o Big Five, órgãos que trabalham principalmente da preservação dos “big 5” , nome dos maiores 5 animais da África: leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes.

Não fique parado. Aqui ou na África, faça a sua parte para a preservação desta espécie ameaçada de extinção. O planeta conta com você. =)

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.