Saber se comunicar abre as portas do mundo

Com o apoio da CI, consegui planejar bem e realizar o que havia traçado na viagem. Diferentemente do ano passado, quando fiquei mais focado nas construções e monumentos, este ano, até por estar em lugares já visitados, o aspecto do ser humano e suas relações com os demais me chamou mais a atenção. Ficou mais latente o quão importante é saber se comunicar.

Congregar os diferentes povos do mundo em Olimpíadas, Copas do Mundo, meetings, simpósios, conferências, entre outros eventos, perderia todo o sentido se não pudéssemos nos comunicar. Pelo contrário, a comunicação ou interpretação errada nos cria problemas diariamente, inclusive em nossos próprios idiomas.

Desde muito novo, por volta dos 14 anos, tive a vontade de aprender inglês e fazer intercâmbio. Por falta de condições financeiras, e também por já estar praticando futebol, ficou impossível. Mas com 34 anos, surgiu a oportunidade de fazer ambos.

Obviamente que o importante para mim é viajar mais do que estudar inglês. Entendo que cada um tem seu estilo de viagem e de destinos. Seja de primeira classe ou, como disse uma amiga, de “chicken class” (econômica, porque, segundo ela, todo mundo fica saltitando como frangos quando transportados por caminhões). Eu voo 99% das vezes de “chicken” e, mesmo com quase 2 metros de altura, já estou acostumado.

Tenho uma técnica para diminuir o cansaço: foco no destino final quando a viagem está muito entediante, pois me imagino chegando onde eu tanto planejei conhecer. Para ser bem mais sincero com meus desejos e gostos, viajar de carro é o que curto bastante. Se puder um dia, farei uma longa viagem dirigindo. Deve estar no sangue, uma vez que em minha família já tiveram motoristas de caminhão, ônibus, carreta, taxistas etc.

Mas quero enfatizar a comunicação, sem torná-la uma barreira intransponível, até porque em minha primeira viagem à Europa eu não falava quase nada inglês e minha ex-namorada pouco mais que eu. Percorremos 5 países e nos divertimos muito, mesmo com as confusões.

Todavia, para aqueles que podem e querem aprender outro idioma, a vida facilita bem. Ainda mais àqueles que gostam de viajar sem um destino fixo, ou fazer seu próprio roteiro em viagens, abrindo mão dos guias. Na verdade, o mundo se abre quando a gente pode se comunicar.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.