Fazer um intercâmbio vai além da questão financeira. É preciso se planejar também emocionalmente. Saiba como se preparar para o seu intercâmbio.
Na última live, que aconteceu no dia 17 de agosto, conversamos com a psicóloga, psicanalista e jornalista Rosana Zakabi e ela nos falou sobre as questões que envolvem o planejamento de um intercâmbio, como lidar com a ansiedade e até pressão por uma vivência internacional longe da família.
Saiba como se preparar para o seu intercâmbio
• Para começar, apesar de ainda não haver uma cura para a COVID-19 e não ser possível viajar nesse momento, é justamente o período ideal para começar a planejar um intercâmbio.
• Apesar de o Brasil ainda estar numa situação crítica, muitos países já passaram e têm retomado as atividades rotineiras. A Nova Zelândia é o exemplo mais forte atualmente.
• Quem tiver oportunidade, deve considerar viver uma experiência no exterior. Muitas pessoas perderam seus empregos e podem fazer disso uma oportunidade de viver uma nova realidade.
• Outro fator comum é a ansiedade pré-viagem, pois muita coisa nova está por vir. Esse é mais um motivo para planejar detalhadamente o seu intercâmbio.
• Quanto mais informações você tiver sobre o destino que pretende ir, mais segurança terá para decidir a melhor opção.
• Ao chegar no destino, é preciso ter um pouco de paciência para se adaptar. Trata-se de uma nova realidade, uma nova cultura e pessoas com hábitos totalmente diferentes dos nossos. A boa notícia é que é perfeitamente possível se adaptar e aproveitar tudo o que tiver de novo.
• Aos pais, que ficam enquanto o filho viaja, também tem como se preparar para poder curtir o intercâmbio do filho tanto quanto o próprio intercambista.
• É comum que os pais fiquem até mais apreensivos do que o filho e esse sentimento pode passar para o filho. Portanto, mantenha a calma para que o filho também possa se sentir seguro.
• Pesquisar, conversar com quem já foi, saber da experiência de outras pessoas com certeza vai ajudar a controlar essa ansiedade;
• Se for ficar em casa de família, é importante conversar antes com eles para saber como estão se comportando e se prevenindo para poder entender e minimizar sua insegurança.
Fazer um intercâmbio nos coloca para pensar e planejar muitas coisas que não havíamos nos preocupado até então, não é mesmo? Mas depois dessa live, já deu pra perceber que não é nenhum bicho de 7 cabeças, ainda mais podendo contar com todo o suporte e atendimento dos especialistas CI, é só acessar o nosso site.