Saiba o que os 3 destinos mais procurados por quem faz intercâmbio com a CI têm de único

Além de uma experiência inesquecível e engrandecedora, se propor a viver em um outro país é também ter a oportunidade de conhecer particularidades e estilos de vida únicos. Principalmente coisas que dificilmente você vai encontrar em outra latitude ou longitude. Na CI, os três destinos mais procurados entre os estudantes que vão para o intercâmbio são: Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. E o que eles têm para chamar de seu? Vamos lá!

Canadá – Latitude‎: ‎45° 25′ 31.9188” Norte. Longitude‎: ‎75° 41′ 32.9352” Oeste, Capital Ottawa.

O segundo país com maior território do mundo tem seis fusos horários diferentes. Um povo extremamente cortês e educado, de um jeito muito particular. Daqueles que deixam bilhetinhos no para-brisa do carro dizendo: “Você deixou a lanterna acesa e a chave no contato. Desliguei e guardei a chave no porta-luvas”.

Os canadenses são extremamente comprometidos com a educação, e a taxa de alfabetização no país é de 99%. Esse é um dos principais motivos para que ele esteja entre os destinos mais procurados por estudantes do mundo todo para cursos de idiomas, high school, college e outras especializações.

Reconhecer a sinalização de trânsito com alces, ursos e lobos selvagens também é ensinado desde cedo. Os animais selvagens são super comuns na região e estão em grande quantidade.  A cidade de Churchill ao norte, por exemplo, tem mais ursos do que habitantes. São 900 pessoas e 1.000 ursos. Se você estivesse lá, teria literalmente “um urso para chamar de seu”.

Ursos são atraídos por comida, isso é fato. E nesse quesito os canadenses também não ficam pra trás. São donos do “Poutine”, um prato típico feito com batatas cortadas e fritas, queijo coalho e molho feito à base de carne de boi, vegetais ou frango. Especialidade de vários restaurantes.

É preciso uma boa comfort food para encarar o frio rigoroso e a quantidade de neve, que é muito, muito, muito significativa. No inverno de 2018 nevou três vezes mais do que no ano anterior. Em janeiro, uma média informada pelo governo canadense é que chega a nevar 37cm/mês em Toronto, por exemplo. Esse número dobra em Quebec. Então o segredo é estar preparado e gostar do clima mais “fresquinho”.

Estados Unidos – Latitude: 38°53’42.4″Norte, Longitude: 77°2’10.93″ Oeste, Washington D.C.

Há quem diga que os americanos não são originais, e sim excelentes copiadores de ideias. Mas, existe uma grande originalidade em melhorar ideias. É claro que os Estados Unidos têm um estilo muito próprio, não à toa conhecido e difundido como “American way”.

Começando pelo fato de você poder ir a qualquer lugar usando suas confortáveis calças de moletom ou do pijama. Ninguém aqui está discutindo a beleza disso, mas o fato da liberdade de se vestir de forma descompromissada. Mas se você ainda não chegou nesse nível, o que fazer quando bate aquela fome de madrugada? Entre no seu carro vestindo seu pijama e dirija até o drive-thru 24 horas mais próximo! Uma invenção desse povo fantástico que mais uma vez prioriza o conforto e a rapidez. 

Claro que tudo tem seu preço, e todo esse comodismo rende alguns, ou vários, quilinhos extras. O país das lojas 24 horas não tem academias 24 horas? Sim, tem! E para os que não são adeptos da malhação, tem também roupas em tamanho XXL, algo muito comum de se encontrar.

O que não significa que os Estados Unidos se acomodem de forma geral. O país é uma potência em diversos sentidos. São propagadores de uma cultura em que tudo é possível e que todos podem tudo, basta acreditar. Fundadores da Apple, do Google, do Uber e por aí vai, acreditaram!

De fato, um povo de fortes crenças! Não só tecnológicas, mas espirituais. Um dos feriados mais exaltados é o Dia de Ação de Graças. Celebrado na quarta quinta-feira de novembro, famílias e amigos se reúnem como se fosse Natal. Preparam juntos a refeição que sempre tem peru com batatas no cardápio, doces e tortas, para agradecer pela sorte e por tudo de bom que aconteceu no ano.

Inglaterra – Latitude: 51.5072, Longitude: -0.1275 51° 30′ 26″ Norte, 0° 7′ 39″ Oeste, Londres.

Esqueça aquela fama de que o inglês é frio e fechado. Na prática não é bem assim. Digamos que é um povo com várias manias bem diferentes das nossas. A começar pela honestidade. Sim, pode parecer rude, mas se uma coisa precisa ser dita ela será dita por um inglês, e isso não é grosseria, é costume. Por outro lado, é muito comum que eles peçam desculpas.

Ainda falando de honestidade e de ir direto ao ponto, em restaurantes e pubs por lá você primeiro paga a conta e depois consome sua refeição e/ou bebida. Mas eles acham que você sairia sem pagar? Sim! Então, por via das dúvidas, melhor acertar tudo com antecedência.

Apesar do tempo instável e nublado, não é costume abrir o guarda-chuva na primeira gota que vem do céu. Ingleses tomam chuva, a menos que seja um temporal. Essa dinâmica pode ter tudo a ver, ou nada a ver, com a questão da higiene. Será que eles consideram a chuva um banho improvisado? É sabido que eles não são muito fãs de banho nem de escovar os dentes. Então prepare a balinha de hortelã, sempre à disposição para oferecer para um amigo local.

Esse amigo local vai fazer questão de tratá-lo muito bem e apresentar os lugares mais descolados e não conhecidos pelos turistas comuns. A culinária inglesa é um prato à parte e merece a sua atenção. Há festivais e muita comida de rua que com certeza deixarão sua viagem com um sabor diferente. Em Bristol, no verão, durante um festival de balões, a cidade ganha outro movimento e muitas opções gastronômicas e de lazer.

Fazer um intercâmbio na Inglaterra é ter a oportunidade de conhecer o estilo de vida e o país de maneira menos superficial. Afinal de contas, por um período essa será a sua casa.

Estudar fora é isso! Viver a experiência de um viajante que escolhe um destino para chamar de lar, mesmo que seja provisório.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.