Salvem os leões – você pode ajudar

Muito se fala sobre a caça de elefantes e rinocerontes por causa do marfim e dos chifres, mas há pouca divulgação sobre o extermínio de outros animais ditos predadores, como leopardos, chitas e os leões. Talvez pensem que esses bichos selvagens e ferozes sabem se proteger, mas isso não é verdade, principalmente quando seu principal inimigo é o homem.

Os leões vêm sofrendo uma queda drástica na sua população há cerca de 30 anos. Para se ter uma noção, estima-se que há 3 décadas havia cerca de 200 mil leões na África, hoje o número fica entre 23 e 40 mil exemplares desta espécie.

Mas por que isso acontece? Por vários fatores. Alguns dos responsáveis por essa queda drástica são os caçadores. Por mais surreal que pareça, hoje há uma grande demanda por peles de leões, principalmente para a feitura de peças de decoração, como tapetes, por exemplo. Sem contar os que são mortos simplesmente para virarem troféus nas estantes e paredes de caçadores. Os leões africanos caçados representam cerca de 64% do total dos felinos mortos.

Outra causa para extinção é a urbanização. Com o aumento da população, há o desgaste dos recursos naturais, expulsando os pequenos animais das áreas de povoamento. Esses animais são a alimentação dos leões. Portanto, estes grandes felinos são obrigados a procurarem alimentos em fazendas, onde são recebidos com tiros e armadilhas, resultando em mais mortes desnecessárias.

Hoje há algumas instituições que tentam proteger estes felinos, informando os fazendeiros como proceder para evitar o aparecimento de leões e como agir caso eles se aproximem.  Essas ONGs também lutam por reservas naturais para abrigar e proteger os leões, além de conscientizar a população sobre a caça destes animais.

O que podemos fazer para ajudar? Não é porque estamos longe que não podemos fazer nada. O Avaaz, um grupo de ativismo online, criou uma petição e busca assinaturas pelo mundo inteiro para pressionar os governos africanos a tomarem providências para proteger os leões. Assine aqui e dê uma força!

Para quem quer enfrentar o problema de perto e colocar as mãos na obra, uma boa ação é participar de projetos como o Big 5, Lion Park, Coastal Lion, White Lion. São iniciativas que visam proteger e cuidar destes felinos com atenção e respeito. Afinal, o rei da selva não merece menos que isso.

Faça sua parte. Assine a petição e Fale com a CI para saber mais sobre estes projetos tão importante para os leões africanos e para a fauna africana.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.