Faltam poucos dias para a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a maior parada LGBT do mundo! Sim, apesar de São Francisco ser superimportante para a comunidade gay, a capital paulista é que reúne, todos os anos, milhões de pessoas para celebrar a diversidade. O evento é tão grandioso por aqui, que Sense8, série original da Netflix, gravou cenas durante a parada em 2016.
Neste post, vamos contar um pouquinho sobre São Francisco, uma cidade apaixonante, leve e repleta de atividades turísticas, considerada por muitos a capital gay do mundo!
A primeira Parada do Orgulho Gay aconteceu em 1969, na cidade de Nova York. Naquela época, as marchas em prol dos direitos homossexuais se espalharam por algumas cidades americanas, e São Francisco reuniu um bom grupo já no ano seguinte, em 1970, no Golden Gate Park.
O parque possui mais de 4 milhões de m2 cobertos de muito verde e diversas flores, que enfeitam a paisagem durante o ano inteiro. Não vai esquecer de levar a canga para fazer um piquenique, hein? O Golden Gate Park também conta com aquário, planetário e um museu de história natural.
Depois de relaxar sob o céu azul incrível da Califórnia, vamos conhecer um dos bairros mais famosos da cidade? Um passeio pelas ruas do Castro, cheias de bandeiras coloridas, já nos dá algumas pistas sobre a sua importância histórica. No final dos anos 1960, muitos gays começaram a se mudar para a região, e a chegada dos novos moradores transformou completamente o bairro.
Você já deve ter visto fotos do icônico Castro Theatre e seu imenso letreiro neon, né? Aqui vale uma foto bem maravilhosa e, quem sabe, assistir a um filme! Caminhe pela Rainbow Honor Walk, a Calçada da Fama LGBT, e conheça a história de grandes nomes do movimento LGBT.
Uma das personalidades homenageadas é Harvey Milk. Em 1977, ele foi eleito como membro da Câmara de Supervisores de São Francisco, se tornando a primeira pessoa assumidamente gay a ocupar um cargo do governo na Califórnia.
E você sabe qual a origem da bandeira arco-íris, símbolo do movimento gay? Sim, ela também veio do bairro californiano! A bandeira foi criada, em 1978, pelo artista norte-americano Gilbert Baker, que na época também morava em São Francisco junto com tantos outros ativistas dos direitos LGBT.
Já que a cidade é superamigável e divertida, que tal dar uma volta para conhecer lugares interessantes em outros bairros? Partiu!
Logo de cara dá pra ver que São Francisco é cheia de ladeiras, mas você pode passear por elas sem sofrimento. Ufa! Basta pegar um dos bondes e curtir o visual. A Lombard Street é uma das mais famosas porque tem um trecho bastante íngreme e sinuoso, então vale a pena caminhar ou dirigir por ela para ver a cidade lá do alto!
Quem lembra da abertura do seriado Três é Demais? Para aquela foto clássica das Painted Ladies, como são chamadas as tradicionais casas vitorianas, vá até o Alamo Square Park e faça um belo registro do horizonte californiano.
Falando em clássicos, escolha um dia especial para visitar a ponte Golden Gate. A vista é simplesmente espetacular! Durante o dia você pode contemplar a imensidão do mar, mas se preferir à noite, as luzes que iluminam a ponte dão um toque único à paisagem. Sem falar no pôr do sol de tirar o fôlego.
A cidade californiana é realmente especial e até hoje é um exemplo quando o assunto é igualdade, tema tão importante para a nossa sociedade. Em 2004, São Francisco foi a primeira cidade dos Estados Unidos a emitir certidões de casamento homossexual. <3
São Francisco é a combinação perfeita entre a tranquilidade das cidades menores e a vibração de uma metrópole. Há passeios e atrações culturais durante o ano todo, o clima é agradável e você será sempre bem-vindo!