Além do Brasil, a França e os Estados Unidos são alguns dos países que possuem carnavais tradicionais e centenários. Mas só no Uruguai a festa é levada para outras proporções.
As celebrações no Uruguai chegam a durar até 40 dias, garantindo ao país o recorde do carnaval mais longo do mundo. Durante os meses de fevereiro e março, apresentações de dança, desfiles de rua, concursos e trupes artísticas tomam conta da capital, Montevideo.
Se você é um folião nato e tem interesse em conhecer melhor a cultura dos hermanos, conheça as principais atrações deste outro carnaval que acontece aqui pertinho.
Desfiles de rua
O início do carnaval uruguaio é marcado pelo desfile de carros alegóricos e bonecos gigantes na principal rua de Montevideo, a Avenida 18 de Julho. Em 2013, cerca de 70 mil foliões estiveram no local para dar o pontapé da maior festa popular do país. O evento acontece sempre no último sábado de janeiro.
A rainha
Como acontece em outros lugares do mundo, é tradição que os foliões escolham sua rainha do carnaval durante a festa. Uma vez escolhida, a rainha ganha status de celebridade e desfila cercada por trupes, dança e música.
As trupes
Durante o Carnaval, Montevideo é tomada pela cultura e expressão de novos talentos. Por toda a cidade são colocados cenários ou tablados onde trupes, semelhante a músicos de rua ou mesmo trupes de teatro, fazem suas apresentações.
Desfile de Llamadas
O outro grande evento é o Desfile de Llamadas, que ao ritmo do tambor africano, evoca o encontro dos negros escravos que se reuniam fora da cidade no século XIX. Dezenas de milhares de espectadores vibram com a força e cores do espetáculo.
Depois de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos uruguaios, não parece má ideia emendar um curso de espanhol na Coined, depois de curtir o carnaval mais longo do mundo. A CI garante uma experiência completa.