Segunda é dia de… trabalho!


A segunda semana de trabalho já começou nervosa. O domingo de lojas e estabelecimentos fechados foi meio parado, mas aproveitei o convite do Gustavo e do Eulálio – um brazuca que está fazendo o doutorado por aqui – para fazer uma refeição mais completa: frango assado com vegetais e batata-frita-assada no forno… apesar das quase 4 horas no forno, o rango ficou bom mesmo!!!

Mal cheguei no LTZ, o instituto em que trabalho, e o Herr Leist já me apresentou o cronograma das atividades para as próximas 6 semanas! Treinamentos e testes específicos para afiar a habilidade na pesquisa com biotecnologia, nas mais diversas áreas da botânica. Eu estava adorando aquilo…

“Então é isso, Rafael. Você está pronto?!”, perguntou o Herr Leist.
“Sim, sim… claro! E quando vamos começar? Amanhã?”, perguntei curioso.
“Dentro de 3 minutos, ok?” – ele respondeu com um sorriso no rosto, mas com o olhar sério de quem estaria pontualmente lá para me pegar.
“Ah, sim… claro! Hahaha…” – respondi meio desconcertado enquanto via aquele respeitável senhor saindo da minha sala, sorriso meio sem-graça no meu rosto, mas disposto a iniciar o quanto antes. Bem… gafes acontecem! Heheheh…

A primeira semana tinha sido meio calma demais lá no instituto. Algumas pessoas entrando de recesso, o próprio Herr Leist viajando para dar palestras… Fiquei por conta dos guias e livros com regras de análises e pesquisas: apesar de necessário, um tédio graande! Até cheguei a questionar a tão falada “eficiência alemã”… Eheheh

Alguns minutos depois, entra na minha sala uma volumosa senhora de olhos azuis, cabelos curtos e sorriso enorme no rosto, cheia de bom humor. Seu nome é Frau [senhora] Schneider |Chinái-dar|, lá pelos 47 de idade, especialista em Pureza e Germinação – o primeiro módulo do meu trabalho. “Muito bem, muito bem… Siga-me, meu jovem. Vamos começar esse estágio de uma vez, não é?!”, ia falando e andando apressadamente aquela figura pelos corredores do instituto.

Fomos direto para o Reinheitslabor |rráim-rrátz-labor| [laboratório de pureza], aonde começa todo o processo de análise das amostras (excluindo a parte burocrática de catalogação). Aqui no LTZ são feitos diversos tipos de análise botânica, indo desde um simples teste de germinação (que verifica se a semente é dura na queda e consegue crescer rápido e forte!), indo até um sofisticado teste de componentes e DNA (que envolvem máquinas que, como eu já disse em outros posts, são mais caras que boas casas).

Lá no laboratório, a Frau Schneider passou diversas tarefas… culminando, na sexta-feira daquela semana, em uma tarefa árdua, penosa e de grande meticulosidade: um teste de mistura, o qual vocês poderão ver do que se trata no vídeo deste post (basta clicar no link “video”, abaixo da foto do post). Não vou trabalhar diretamente com isso (pureza), mas eles disseram que era para valorizar o trabalho desde seu início… Ok, vá lá… kkkk.

Quando voltei para casa, encontrei o Tobby (alemão) cozinhando… e aproveitei pra conversar um pouco. Perguntei sobre o festival DAS FEST [o festival] que está para acontecer aqui em Karlsruhe, e qual não foi minha surpresa ao saber que este é o maior festival gratuito de música da Alemanha, com mais de 60 mil pessoas de público!!! Karlsruhe vai ferver por 2 dias… e eu vou estar aqui pra registrar tudo… e, claro, postar para vocês. Die Fantastischen Vier está confirmado, uma das bandas alemãs que eu mais gosto. Vai ser irado.

*******************************
DICA VALIOSA #5: PFAND DE GARRAFAS D`ÁGUA
Por toda a Alemanha você ouvirá falar do tal do PFAND (caução cobrada em embalagens retornáveis ou PET`s de bebidas). O PFAND é cobrado até mesmo nas garrafas de água! Então, não marque bobeira… ao comprar uma bebida que venha em flasche [frasco, garrafa], não jogue-o no lixo!!! Ao invés disso, retorne-o a um dos postos de coleta (em supermercados, em geral) e receba a caução paga de volta! Ja, ja [sim, sim], garrafas são dinheiro aqui!
===========================

É isso ae, galera… até o próximo post!

Galeria de fotos:

Rafael Guimarães

Rafael Guimarães

Rafael é estudante de Engenharia Florestal e vai estagiar em uma das melhores empresas do setor, na Alemanha. Além, claro, aproveitar para se divertir na Europa. Acompanhe aqui

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.