Os mistérios da sexta-feira 13

Há quem tenha medo e há quem nem ligue e aproveite o dia para assustar os outros ou brincar com suas superstições. Verdade ou não, a sexta-feira 13 é cheia de significados e mistérios. Mas de onde surgiu?

A origem

Bem, que o número 13 é repleto de significações e crenças você já sabe -dizem que é um número de azar, outros dizem que é de sorte –  mas ele está presente em várias culturas como um elemento poderoso. Há várias lendas para explicar a origem da sexta-feira 13, mas não se sabe qual é a verdadeira.

Sejam verdades, mitos ou coincidências, esta é uma data que mexe com a nossa curiosidade e crenças. E as superstições e talismãs? De onde surgiram os seus significados? Vamos ver alguns!

 

Gato Preto

O gato é um animal misterioso e ao longo da história sempre levou o título de herói ou deus, como no antigo Egito, ou como vilão, demônio ou mensageiro do mal, como na Idade Média. Inclusive, foi nessa época que surgiu o medo do gato preto. Naqueles tempos, acreditava-se que os gatos eram bruxas que haviam se transformado em felinos para continuar entre as pessoas e fazer suas maldições. Portanto, cruzar com um gato preto era um péssimo sinal. Até os hábitos naturais dos bichanos, como preferirem a noite ao dia, foram interpretados como demoníacos. Então quando alguém via um gato preto, que era a cor associada às trevas, esta pessoa tinha certeza que estava amaldiçoado.

 

Trevo de quatro folhas

A sua força vem principalmente da sua raridade, afinal, o nome “trevo” vem do número três, portanto é uma sorte encontrar um trevo de folhas, que é uma exceção. Diz a lenda que antigos magos druidas, que viviam na Inglaterra há mais de 2000 anos, acreditavam que um trevo de quatro folhas atribuía a quem o possuísse os poderes das florestas e dos deuses e com tudo isso, era possível obter o dom da prosperidade. A lenda se desenvolveu e tornou a sorte um pouco mais “coletiva”, de acordo com a crença, quem encontrar o trevo de quatro folhas no meio da natureza deve repassar o trevo como um presente para mais três pessoas para ativar e fortalecer a sorte, formando uma corrente.

 

Ferradura

Esse também é das antigas, de acordo com alguns registros, na Grécia Antiga as pessoas já consideravam a ferradura um amuleto de sorte por dois motivos: porque era feito de ferro, um metal que de acordo com os gregos protege do mal, e pelo seu formato de lua crescente, que é o símbolo da fertilidade e prosperidade.

 

Escada

Essa também tem várias origens. Uma delas vem da Idade Média: o medo do cadafalso, aquela estrutura que servia como forca ou guilhotina. O cadafalso costumava ser bem alto, portanto, era necessário usar uma escada tanto para arrumar a corda quanto para (glup) retirar os cadáveres. Daí vem o medo, vai que você resolve passar embaixo da escada e dá de frente com um morto? Hum, melhor não. Outra crença leva o significado da escada como uma subida social, a elevação do status da pessoa perante a sociedade. Passar por baixo dela significa se rebaixar, regredir, trazer má sorte socialmente. Ah, mas tem uma coisa boa nisso tudo, há também uma superstição que diz que se você já estiver muito azarado, é só passar por baixo da escada que o efeito se reverte. Aí sim uma notícia boa, hein?

  Pé de coelho

Coitadinhos dos bichinhos, nem eles saíram ilesos das superstições humanas. Na Idade Média (mais uma vez) era comum dormir com coelhos para se aquecer, já que o seu pelo é bem macio e quentinho. A partir disso, as pessoas chegaram a conclusão que aquele animal só poderia dar sorte. E, bem, como não dá para sair por aí com um coelho no pescoço, resolveram pegar só o pé dele para ter sorte.

 

Espelho

O espelho tem significados muito além do que apenas refletir a sua imagem. De acordo com algumas crenças, ele pode refletir também sua alma, medos, vulnerabilidades etc. Sabendo disso, não é difícil imaginar o problema que traz a uma pessoa que quebra o espelho, certo? É como quebrar uma força maior! As superstições vão além dos sete anos de azar: se olhar em um espelho quebrado é gravíssimo, significa quebrar a própria alma. Outras crenças envolvendo espelhos (inteiros, desta vez): não é aconselhável se olhar no espelho a luz de velas e evite que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você. Vai que ela vê algo no seu interior que você nem queria mostrar. =p

 

 

Certo, agora que você já está por dentro das origens dos amuletos, crenças e superstições, vamos dar mais algumas dicas para quem vai viajar e quer ficar protegido e com sorte em todos os lugares do mundo!

 

Escócia

Nunca use verde e vermelho ao mesmo tempo, não atrai coisas boas.

Não jogue vegetais diretamente ao fogo, dá muito azar.

 

Islândia

Se você for mulher e solteira, nunca se sente na quina da mesa, principalmente na sexta-feira 13: isso significa que você não se casará nos próximos sete anos.

 

Holanda

Vai bater na madeira? Ótimo, mas espera! Bata sempre na parte não pintada, como a parte inferior, por exemplo, senão você não espanta a zica.

 

China

Lá, varrer a casa significa afastar a sorte. Então, no dia do ano novo chinês e na sexta feira 13 nem pense em fazer faxina na casa.

 

Japão

Jamais pegue um pente com os dentes do objeto virados para o seu corpo. Dá muito azar. Sabe-se lá porque, mas ninguém vai querer contrariá-los, né?

 

Rússia

Não assobie dentro de casa, isso pode fazer você perder muito dinheiro.

Não aperte as mãos ou beije alguém na soleira da porta, isso traz um azar danado!

 

Inglaterra

Jamais coloque sapatos novos em cima da mesa! A gente não sabe porque alguém faria isso, mas por via das dúvidas, não faça.

Neste dia, os marinheiros não saem para o mar por nada neste mundo.

 

Mas nem tudo nesse dia é azar! Na Europa vai rolar o Euro Milhão, uma loteria que vai sortear mais de 28 milhões de euros nesta sexta-feira 13. Aê galera, juntem todos os seus amuletos e façam suas apostas. 😉

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.