Hoje voltei para RAE e tivemos um dia de trabalho na escola da comunidade local. Porém hoje e amanhã reservei para falar do fim de semana.
No sábado fui conhecer o Soweto. Sei que muita gente deve achar que é aquela banda de pagode que fez “sucesso” no final dos anos 90 (acho que foi nesta época), mas não. Se trata da maior town ship da África. O que são town ships? A mesma coisa que favela. A diferença é que são terras do governo destinada a criação de uma comunidade enquanto favelas são terras tomadas pela população. Apesar disto, a qualidade das casas e da infra é bem baixa.
Hoje são mais de 3 milhões de habitantes e, de tão grande, tem até diferentes classes sociais. O passeio acontece em um carro de um local que mostra todos os pontos históricos e conta bastante da história local.
Johannesburg não entraria na minha lista das 5 cidades a visitar na África do Sul, mas se estiver lá você deve colocar o Soweto como o lugar a ser visitado.
Compras!
Assim como visitar lugares, monumentos e viver a cultura, fazer compras faz parte do roteiro. Independente do sexo. Não vou dar dica de lugares onde comprar até porque não fiz tantas pesquisas, mas a dica tá em negociar. Assim como o brasileiro o africano aceita negociar valores. Por isso não aceite o primeiro valor. Um facilitador é mostrar que você é brasileiro e não europeu. Além deles gostarem do nosso povo sabem que nossa moeda não é o euro (rs).