Street Markets de Londres

Os mercados de rua de Londres são uma parte integrante da experiência de estar na capital da Inglaterra. Agitados e cheios de vida, são os melhores lugares para encontrar uma pechincha, conhecer novidades e objetos típicos da cultura local, desde o mais comum ao mais exótico, e ver de perto como os nativos vivem, do que gostam, o que procuram.

Você vai encontrar livros, louças, alimentos, tecidos e uma infinidade de produtos, mas o mais divertido talvez seja observar o vaivém de pessoas, sejam moradores locais ou turistas do mundo inteiro, vendo e sendo vistos, participando de um dos mais antigos rituais da civilização: a exposição de suas coisas de valor para comprar e vender.

Fizemos neste post uma pequena seleção de mercados e feiras de rua menos conhecidos, mas igualmente interessantes, pra você planejar sua visita e poder dizer que teve uma experiência mais completa e mais próxima do dia-a-dia do londrino comum.

1. Berwick Street Market

Berwick Street Market, Soho, London. 14 January 2006. Photographer: Fin Fahey.

A feira da rua Berwick fica bem no centro de Londres, no Soho. Vende basicamente frutas, hortaliças e alimentos em geral. Está aberto de segunda a sábado de 9h da manhã às 6h da tarde. Além do mercado, existem diversas lojas nessa mesma rua, o que inclui algumas delicatessens. Também abriga algumas lojas de discos independentes, entre elas a Vinyl Junkies, a CD City, a Sister Ray e a Mr Bongo’s. Muitas delas fecharam devido à facilidade de baixar os álbuns da Internet.

Curiosidade: Berwick Street aparece na foto da capa de (What’s the Story) Morning Glory?, do Oasis.

As estações de metrô mais próximas são Piccadilly Circus, Oxford Circus, Tottenham Court Road e Leicester Square.

2. Deptford Market

Deptford Market sentido norte, 16 de agosto de 2008 – Fotógrafo: SilkTork

Feira de alimentos, antiguidades e quinquilharias, fica no sudoeste de Londres, perto de Greenwich. Uma das mais frequentadas do sul da capital, ocupa a Deptford High Stree há séculos, tendo algumas barracas passado de geração para geração. Acontece toda quarta, sexta e sábado, de 7h da manhã às 4h da tarde. Para ver todas as barracas, é melhor planejar sua visita antes do meio-dia, já que algumas fecham cedo.

Lá você também vai encontrar lojas étnicas, onde é possível comprar produtos alimentícios de origem africana, indiana e chinesa. A estação de trem Docklands Light Railway e a British Rail Station ficam bem perto.

3. Exmouth Market

Localizada em Clerkenwell, leste da capital, vende queijos, pães, frutas e hortaliças e artesanato. Funciona sextas e sábados. O nome Exmouth vem de um pub situado mais ou menos na metade da rua. O mercado existe desde os anos 1890, e diversos prédios da área são do século 19.

Também na metade da rua fica a igreja Our Most Holy Redeemer of Clerkenwell, construída em 1887, a única basílica feita em estilo italiana de toda Londres.

As barracas incluem algumas fabricantes e produtoras de alimentos famosas, além de joias e presentes de designers do leste de Londres. Essa rua também foi locação para as filmagens da estreia de Madonna como diretora, com o filme Sujos e Sábios, de 2008.

Funciona nos dias de semana, incluindo quintas e sextas, de 11h da manhã às 2h da tarde.

4. Merton Abbey Mills

Vista da margem do rio Wandle, com o moinho no fundo.

Feira de arte e artesanato em geral que funciona todo fim de semana com mais de 100 barracas cheias de jóias, roupas, brinquedos e quinquilharias. Fica na A24 Merantun Way, perto da estação de metrô Colliers Wood.

Lá você vai encontrar música ao vivo, excelente lugares para comer e um monte de atividades pra toda a família, incluindo o The Colour House Theatre, com apresentações para adultos e crianças. Assista ao vídeo abaixo para ter algumas ideias. Entre as cozinhas que você vai encontrar, estão a caribenha, tailandesa, italiana e… brasileira!

Existe um moinho de água totalmente restaurado, que funciona no rio todo fim de semana e movimenta uma olaria, que oferece aulas para gente de todas as idades.

E a nossa listinha de feiras e mercados de Londres poderia prosseguir por mais cem posts, mas todas as outras opções são coisa para você, viajante curioso e com espírito de aventura, descobrir por conta própria. Uma pequena ideia das opções que você pode encontrar por lá já estão aí, para o seu deleite. Se você descobrir alguma feira ou mercado de rua que valha a pena, volte aqui nos comentários e divida com a gente!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.