Sul de Londres, onde o tempo começa

Hoje, vamos falar sobre a região sul de Londres, que fica imediatamente abaixo da linha traçada pelo Tâmisa. Essa área se desenvolveu mais lentamente que o norte da capital devido a condições históricas adversas. Mas, a partir de 1917, foram instalados centros de arte e entretenimento que revitalizaram a região e a transformaram num importante polo turístico, que inclui desde o Design Museum até a London Eye, a famosa roda-gigante à beira do rio.

Se você está do lado norte do Tâmisa, é possível passar para o lado sul por meio de uma porção de pontes, incluindo as recentes pontes de pedestres Golden Jubilee e a Millennium (que você vê na imagem abaixo). Depois de feita a travessia, é hora de escolher a atração que vai visitar. Destacam-se os distritos de Southwark e Lambeth, do qual falaremos mais adiante, mas o grande astro é o distrito de Greenwich, célebre por conter o meridiano zero, onde começam os fusos horários que dividem o mundo inteiro em 24 horas.

As horas

É também na região sul de Londres que fica a maior parte do sistema ferroviário de superfície da cidade e onde estão localizadas todas as linhas de bonde. Greenwich, a apenas 20 minutos da região central da cidade, é famosa no mundo inteiro por conter o meridiano que leva seu nome, o Meridiano de Greenwich, e pelo não menos famoso Observatório de Greenwich. Em 2012, aliás, o distrito foi listado como um dos dez principais destinos do guia Frommer’s, um dos mais conceituados do mundo. É o único destino do Reino Unido que aparece nessa lista.

E não termina por aí. Foi um dos seis distritos londrinos a sediar competições nessas Olimpíadas que acabam de terminar. Lá, se enfrentaram os atletas de tiro, hipismo, ginástica olímpica e basquete. Em fevereiro deste ano, tornou-se distrito real, em parte por sua ligação histórica com a família real, em parte graças ao fato de hospedar o meridiano zero e ser considerado, por isso, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Quer dicas de passeio por Greenwich? Que tal incluir no seu roteiro visitas ao National Maritime Museum, ao Royal Observatory e ao Old Royal Naval College? Depois, uma caminhada pelas margens do Tâmisa antes de parar para almoçar num dos muitos restaurantes da região. As compras em Greenwich também são uma ótima pedida, com muitos mercados de rua e opções de lojas.

Lambeth e Southwark

As margens ao sul do Tâmisa são ricas em opções artísticas e de entretenimento. É nessa faixa que estão o Royal Festival Hall, o Queen Elizabeth Hall, The Hayward, o Royal National Theatre e o BFI Southbank. O antigo County Hall, que era sede do governo de Londres, hoje foi convertido no Aquário de Vida Marinha de Londres.

Ainda por perto você poderá visitar o London Film Museum e a London Eye. Outras instituições culturais também ficam nessa faixa ao sul do Tâmisa, como The Old Vic Theatre, que está sob a direção artística do ator Kevin Spacey desde 2003, e o Young Vic, especializado em dar oportunidade a jovens atores e diretores. Quer tentar a sorte, passa lá! 😉

As opções de passeios e visitas são quase intermináveis, pois ainda falta mencionar o IWM London (Museu Imperial da Guerra), com suas exposições que vão da primeira guerra mundial até o presente. Também digno de nota e da sua visita é o Florence Nightingale Museum, perto do imponente St Thomas’ Hospital.

Finalmente, não deixe de conhecer o grande centro cultural e gastronômico South Bank Centre, também conhecido como under-croft, ou adega subterrânea, que, desde o início dos anos 1970, é usado como ponto de reunião de skatistas. A vista do rio é linda, e as opções de diversão por ali mesmo são incontáveis, incluindo atrações musicais, teatrais e poéticas gratuitas.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.