Esta 2ª feira, os nossos aprendizes tiveram o privilégio de participar de um taller gastronómico no Le Cordon Bleau de Madrid. Foram 3 horas sob o comando dos chefs Carlos Collado e Natália Vásquez preparando tradicionais tapas espanholas.
A aula começou com as explicações do chef Carlos de como preparar um autêntico pulpo a gallega. Para quem não conhece, pulpo é um prato originário da regiao da Galícia, mas que se consome em praticamente toda a Espanha. Trata-se do polvo cozido em panela com sal, azeite e cebola… Após cerca de 1 hora e meia de cozimento, o polvo é limpo e os seus tentáculos são cortados em pequenas rodelas que podem ser temperadas com pimentão doce entre outros condimentos… Confesso que não sou um grande apreciador de pulpo, mas os preparados pelo nosso grupo na manha de ontem estavam muito bons.
Acompanhando os pulpos tivemos boquerones en vinagre con patatas chips. Os boquerones são pequenas anchovas frescas que são preparadas como um ceville, mas marinados em vinagre ao invés de em limão. Além é claro de muito azeite de oliva extra virgem. Os peixes foram cuidadosamente limpos pelos nossos aprendizes que também aprenderam um toque especial na preparação das batatas chips para que as mesmas fiquem cruentas (crocantes) como as industrializadas.
Por último não poderiam faltar as croquetas de jamón. Aprendemos como se prepara este croquete simpático e saboroso que tem gosto e alma de Espanha. A moçada pôs a mão na massa literalmente enrolando e empanando as croquetas que ficaram uma delícia.









Ao final, os mestres e alunos degustaram as iguarias acompanhadas de um bom vinho branco da região de Rueda.
Bela maneira de começar a semana… A visita técnica gastronômica em tierras de España segue nesta 3ª feira com um taller em um clube de cozinha de Madrid em que os nossos alunos vão aprender a fazer uma paella mista.
