TOP 10 curiosidades sobre o Canadá

imagem_1

Que o Canadá é o país da diversidade e da qualidade de vida todo mundo já sabe. Seja no lado inglês, como na parte francófona, o segundo maior país do mundo é referência mundial em saúde, segurança e educação.

E a influência do Canadá não fica restrita só ao seu território. Os canadenses são grandes nomes e referência pelo mundo do cinema, da tv e da ciência. Na música, então, eles escrevem um capítulo à parte.

No clima do especial “I Canada” aqui no blog, separamos 10 fatos curiosos sobre este país que é muito mais legal do que você imagina. Confira o TOP 10 abaixo e deixe o Canadá surpreender você.

#1 A origem indígena do nome

A palavra Canadá deriva de “kanata”, que significa “pequena povoação” ou “a vila” no idioma indígena. Em 1535, nativos americanos vivendo na região utilizaram a palavra para explicar ao explorador francês Jacques Cartier o caminho para a aldeia de Stadacona, local onde se encontra atualmente a cidade de Quebec.
imagem_2

#2 Um poema que virou o hino

O hino canadense foi adotado em 1980, originalmente encomendado pelo vice-governador de Quebec para a cerimônia do Feriado Nacional de Quebec. Calixa Lavallée escreveu a música, que foi uma adaptação de um poema patriótico composto pelo poeta Adolphe-Basile Routhier. Você pode ver a letra e escutar a música de “O Canada” em versão inglesa, no vídeo abaixo.

#3 Estados Unidos: o único vizinho

A divisa do Canadá com os Estados Unidos é a mais longa do mundo, e está dividida em duas partes: uma entre o sul do Canadá e os estados continentais dos EUA, com 6.414 km. E a outra, entre o oeste do Canadá e o Alasca, com 2.477 km. Se você estiver no Canadá e possuir o visto americano, poderá visitar cidades como Chicago, Nova York e Seattle, num pulo. No leste da fronteira, ficam as Cataratas do Niágara, uma parada obrigatória e somente a duas horas de Toronto.

imagem_3

#4 Grandes invenções canadenses

O basquete pode ser muito popular nos Estados Unidos, mas o crédito pela invenção do esporte é dos canadenses. Mais especificamente, do professor James Naismith (foto). Com 30 anos, em 1891, ele teve a missão de criar um jogo que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas. Cesta de três pontos para o professor James! O Canadá também é a terra de diversas invenções, incluindo a lâmpada elétrica, microscópio, televisão, entre outros.

imagem_4

#5 Hóquei, uma paixão nacional

Quase todas as escolas e universidades canadenses possuem quadras para a prática do hóquei no gelo. O jogo foi criado em 1834, como uma adaptação da modalidade de campo dos ingleses. Os primeiros a deslizar sobre espelhos de água congelada foram os soldados britânicos em Kingston, Ontário. Os times mais tradicionais da liga oficial são Ottawa Senators e Montreal Canadiens. Também praticado no gelo, o curling é um esporte olímpico com muitos adeptos no Canadá, porém de origem escocesa.

imagem_5

#6 País dos lagos

O Canadá é o país que possui o maior número de lagos de água doce do mundo. São milhares de lagos, em todo o território. Só para se ter uma ideia, a província de Ontário possui nada menos do que 25.000 lagos.

imagem_6

#7 Viver bem no Canadá

O país canadense possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo (IDH). Vancouver foi eleita também a “cidade mais habitável” do planeta. A combinação de fatores como preservação do meio ambiente, cultura, educação e infraestrutura a fazem figurar no topo dos rankings há mais de dez anos.

imagem_7

#8 Ídolos canadenses

Não é de hoje que os canadenses vêm fazendo sua marca na cultura pop. No cinema, nomes como David Cronenberg, James Cameron e Jim Carrey têm sido internacionalmente aplaudidos. Avril Lavigne, Justin Bieber, Nelly Furtado e Alanis Morissette são cantores pop com milhares de fãs no mundo inteiro. Bandas como Arcade Fire e Broken Social Scene (foto) compõe o lado das bandas que renovam o rock da terra do Rush.

imagem_8

#9 She Canada!

Leis para promover a igualdade de gênero sexual junto com um bom acesso à educação e saúde, fazem do Canadá o melhor lugar para ser mulher entre as maiores economias do mundo. No país número 1 do ranking do G20, as mulheres representam 45% da mão-de-obra canadense. Elas ocupam quase todas as posições, de motorista de caminhão a presidente de empresa, de pedreira a advogada.

imagem_9

#10 Esquimós ou inuits?

Um dos três povos aborígines do Canadá é formado pelos inuits. Eles vivem em mais de 50 comunidades em todo o norte canadense e possuem um idioma próprio. O inuktitu é falado em programas de rádio e televisão, e ainda faz parte do currículo escolar naquela região. Por mais tradicionais que eles sejam, os Inuits já foram chamados equivocadamente de esquimós durante séculos.

imagem_10

Agora que você já conheceu um pouco mais do Canadá, pode aproveitar para fazer o intercâmbio que estava planejando! Encontre cursos, passagens aéreas, seguros e muito mais para viajar tranquilamente.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.