TOP 5 Músicas sobre New York que você (provavelmente) não conhecia

É claro que uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, a escolhida de 10 entre 10 diretores de Hollywood como cenário do fim do mundo, de um grande ataque terrorista ou de uma invasão alienígena, tinha de ter também uma penca de músicas famosas em sua homenagem.

O que nem todo mundo conhece, porém, são as homenagens menos famosas que reunimos neste post. Músicas que não se tornaram conhecidas das multidões, mas que se inspiraram diretamente na cidade que nunca dorme.

The Lamb Lies Down on Broadway (Genesis) – 1974

Em meados dos anos 70, o Genesis ainda era liderado por Peter Gabriel, e o futuro líder da banda e vocalista Phil Collins ainda era “apenas” um dos melhores bateristas do mundo. A banda produziu um antológico álbum duplo, hoje em dia clássico do progressivo inglês, que contava a história do rebelde e atormentado Rael. O cenário inicial dessa “ópera progressiva”? Sim, a ilha de Manhattan.

The Lamb Lies Down on Broadway é o início de tudo, e também dá nome ao disco. Todo o turbilhão da megacidade está representado. A sonoridade é bem diferente daquela à qual estamos acostumados hoje em dia. Por isso mesmo vale a conferida.

New York (Locanda Delle Fate) – 1978

Nossa segunda parada nessa viagem ao passado para músicas menos conhecidas em homenagem a New York é a banda italiana, também dos anos 70, Locanda Delle Fate (algo como “Local das Fadas”). O álbum lançado por eles em 1978, Forse le lucciole non si amano più (em tradução livre, “Talvez os vagalumes não se amem mais”), não trazia a faixa que homenageava a capital cultural dos EUA, mas isso foi sanado num CD lançado em 2009.

Eis a leitura italiana da Grande Maçã.

New York City (Gil Scott-Heron) – 1976

Essa faixa de jazz do álbum duplo de Scott-Heron com Brian Jackson é uma pérola que versa sobre o multiculturalismo da cidade e declara o amor do músico por tudo aquilo que ela representa.

New York City Cops (The Strokes) – 2001

Segundo um dos integrantes dos The Strokes, uma menina chamada Nina não parava de falar “New York City cops, they ain’t too smart” (“os policiais de New York não são lá muito espertos”, em tradução livre). Mas como o primeiro disco da banda foi lançado pouco depois do 11 de setembro, os Strokes decidiram tirar a faixa da versão americana do álbum, que saiu com “When I Started” no lugar.

Mas a canção não permaneceu de fora de vários shows ao vivo, incluindo alguns realizados em New York. Ainda bem, porque a música é ótima.

New York (Cat Power) – 2008

Para terminar, o clássico maior sobre New York, a mesma que foi eternizada na voz de Frank Sinatra, só que na versão meio soul da Cat Power, que a modificou por completo e trouxe uma nova alma à canção. Foi lançado no álbum “Jukebox”, inteirinho de covers com a exceção de duas faixas.

No vídeo abaixo, Cat Power apresenta sua leitura de “New York” no programa do Jools Holland.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.