O Natal está chegando e as maiores cidades do mundo já estão iluminadas, prontas para receber milhares de viajantes. Quem ama toda a magia do final de ano vai se deslumbrar com Londres, Nova York, Toronto, Viena e Rovaniemi nesta época. Todos elas se destacam com uma aura natalina encantadora e muitas atrações no gelo, shows e os mercados típicos para comprar os melhores presentes. Saiba mais sobre cada um deles no top five natalino que fizemos especialmente pra você.
Londres: uma surpresa a cada esquina
Merry Christmas! Londres não para um segundo e conta com belíssimas decorações de Natal, inclusive com cerimônia de inauguração em novembro e dezembro, em pontos como a Oxford Street, Carnaby Street e no shopping de Westfield. Além de presenciar o brilho destes cenários, você pode fazer muitas atividades no clima do inverno da Inglaterra. Você não vai ficar parado podendo patinar no gelo em um dos vários rinques de patinação que são montados e assistir ao tradicional espetáculo de dança The Nutcracker apresentado pelo English National Ballet no London Coliseum.
Fonte: youtube.com/ElDookie
O famoso Hyde Park se transforma em uma verdadeira terra do Papai Noel onde você vai experimentar a magia que envolve as férias de Natal e o parque de diversões que é montado por lá, o Winter Wonderland. Para entrar ainda mais no verdadeiro espírito natalino, as cantigas tradicionais no Royal Albert Hall estão programadas a partir de 12 de dezembro. São apresentação de grandes corais como o King’s College Choir e o da Royal Choral Society, e na véspera do Natal, será apresentado o especial Carols by Candlelight.
Viena: brinde à tradição dos mercados
Quebrando o gelo no inverno austríaco, os mercados natalinos, muito populares em diversos países da Europa, são os primeiros à aparecerem em Viena, abrindo a temporada no mês de novembro. Na Praça do Município, o mercado próximo ao bosque da prefeitura fica iluminado com as luzes de natal, atraindo olhares de milhares de visitantes todos os dias. Lá você pode encontrar os mais variados artigos natalinos para presentear, em mais de 150 barraquinhas.
Um hit na capital da Áustria durante todo o ano é o parque de Schönbrunn, e no Natal não é diferente, quando ele recebe um dos mercados natalinos mais famosos de toda Europa. Dando continuidade ao clima festivo, depois do Natal, o mercado de Schönbrunn se prolonga até 1º de janeiro com o nome de Neujahrsmarkt, ou seja, mercado de Ano Novo. Para celebrar em grande estilo, as famosas casas de ópera de Viena promovem shows especiais de Natal nos dias 24 e 25 de dezembro.
Rovaniemi: Natal o ano todo na terra do bom velhinho
No norte da Finlândia, é Natal todo dia. O fenômeno brilha por lá desde que a Rovaniemi virou oficialmente a casa do bom velhinho. A cidade esbanja a Vila do Papai Noel, um belo complexo turístico com restaurantes, lojas e museus de temática natalina. Em dezembro, a festa fica ainda maior com o próprio Noel inaugurando a temporada, discursando na praça de sua Vila, onde são lançadas as atrações de gelo e neve.
O parque temático Santa Park abre suas portas e funciona até o meio de janeiro. No dia 23 de dezembro, os visitantes assistem à despedida do Papai Noel, antes de embarcar em sua jornada para distribuir presentes ao redor do mundo. Outra atração é o Christmas Fantasy, um passeio liderado por elfos em uma autêntica vila da Lapônia, a meia hora do centro de Rovaniemi.
Toronto: Natal com brincadeiras na neve
O final de ano perfeito não poderia estar completo sem um verdadeiro “white Christmas” e Toronto tem o verdadeiro cenário de neve para celebrar em grande estilo. A temporada começa com o tradicional desfile de Santa Claus Parade, que é realizado desde o início do século 20, onde o Papai Noel anda pelas ruas do centro da cidade canadense até o St. Lawrence Market. Tem ainda a Cavalcade of Lights que reúne fogos, shows de música e a inauguração da árvore oficial de Toronto, no centro. Apresentações de músicos e corais são esperados no Lowe’s Toronto Christmas Market, no Distillery Historic District.
Uma atração canadense muito requisitada durante todo o ano, as Cataratas de Niagara ganham a magia no Natal com uma espetacular iluminação multicolorida. O acesso é fácil de Toronto, onde você pode pegar um trem na Union Station, curtindo um passeio completo com a chance de explorar a beleza das águas em pleno clima natalino.
Nova York: Jingle Bell clássico no inverno americano
Caminhar pelas ruas de Nova York nos meses de novembro e dezembro, depois do feriadão de Thanksgiving Day, quando começa oficialmente a temporada natalina, é como reviver cenas de filmes icônicos de Hollywood. Da tela do cinema para o seu roteiro de viagem, visitar a Big Apple decorada como em nenhuma outra época do ano é o sonho de muita gente. A cidade fica encantadora e o clima de Natal contagia as pessoas, nas feirinhas na Union Square e no Bryant Park, como nas pistas de gelo no Rockefeller Center ou no Central Park.
A gente ama Nova York no inverno. E os nova-iorquinos adoram as festas de final de ano, e capricham na decoração promovendo muitas atrações que se espalham pelos quatro cantos e remetem ao espírito natalino mais clássico e romântico. Que tal assistir ao show das Rockettes, no Radio City Musical Hall, ou ir ao show de luzes na Grand Central? Para uma visão diferente, a plataforma de observação Top of the Rock oferece vistas deslumbrantes de 360 graus para cidade, no 70º andar do Rockefeller Center. As lojas dão seu show à parte. As decorações mais impressionantes estão expostas nas vitrines da Quinta Avenida.