Imagine ir para uma cidade totalmente injetada com o clima e energia das artes. É isso que acontece uma vez por ano em Miami durante o Art Basel, um dos maiores eventos de arte do mundo. Em dezembro do ano passado, Vitor Angelo, editor de famosos do Virgula, foi à cidade para cobrir o evento para o Top of the Pops e conta tudo o que viu e sentiu durante sua estadia na Magic City.
Você já tinha ido para o Art Basel ou mesmo para Miami antes?
Vitor Angelo: Não conhecia nem Art Basel nem Miami, fiquei surpreso com os dois. Miami pela beleza e arquitetura e o Art Basel pela energia que injeta na cidade, tudo fica envolvido pelo clima das artes plásticas.
E o que conta do Art Basel?
Vitor Angelo: É uma feira gigantesca em um pavilhão muito grande o Miami Beach Convention Center e depois tem um espaço de arte pública no Collins Park, esta é a parte oficial. Muitas outras exposições acontecem como o NADA de galeristas de Nova York em um hotel em South Beach ou em galpões em Winwood. É muito impressionante!
Tinha algum artista ou obra que você queria ver muito? Se sim, por que?
Vitor Angelo: Nada em específico, sabia que teria uma amostragem do melhor das artes lá e foi o que vi
Quais foram as obras que mais te impressionaram?
Vitor Angelo: A não arte, assim mesmo ela me disse, de Marina Abramovic que montou umas camas dentro do Art Basel pras pessoas descansarem e o cubo espelhado de Ai Wei Wei. Sem falar no Kabinett de Paulo Bruscky. Bom, tinha muitas coisas de qualidade.
Como fica o clima na cidade durante o Art Basel?
Vitor Angelo: Tudo quer ser Art Basel, tudo quer levar o selo Art Basel, todos querem ter este upgrade e rolam muitas festas nas varandas dos hotéis com vernissages, quer dizer, é arte 24 horas por dia.
Durante o evento rolou algum fato curioso que você pode compartilhar?
Vitor Angelo: Foi tudo muito rápido, mas encontrar uma amiga, a cantora Cibele, fazendo uma performance lá, e eu não sabia, foi algo maravilhoso e sua performance-happening era incrível, ela montou um hotel no Art Basel e as pessoas ficavam lá, ela cantava, conversava, era fantástico!
É fácil ter acesso ao evento ou você precisa de algum tipo de credencial?
Vitor Angelo: Você compra convite por 45 dólares para cada dia e tem descontos se comprar para os quatro dias
Deu tempo de fazer outras coisas na cidade? Se sim, que outros programas você fez?
Vitor Angelo: Infelizmente não. Fiquei 10 minutos na praia, pois era no quintal do hotel literalmente e achei um pecado não ir por 10 minutos lá. Foi muito corrido!
Quais são outras cidades e eventos que você recomenda para quem ama arte e design e por quê?
Vitor Angelo: Arte e design têm dois nomes: Londres e Milão.
Qual é o seu conselho para quem tem vontade de visitar Miami durante o Art Basel?
Vitor Angelo: Vá uns dias antes, os primeiros dias do evento são movimentadíssimos, pois tem as aberturas das exposições que acontecem em paralelo ao Art Basel.
* * *
Viver o Art Basel Miami é imperdível para qualquer pessoa que goste de artes ou de acompanhar uma cidade em ebulição com os shows, jantares, festas e palestras que acontecem em torno do evento.
Animou para estar no lugar onde todo mundo que é todo mundo no mundo vai estar uma vez por ano? Aproveita para fazer um curso de inglês enquanto estiver por lá e arrase no networking. A CI te leva! 🙂